Escolher um apartamento na imobiliária pode não ser uma tarefa simples, mas com certeza é bastante recompensadora. Afinal, você pode aproveitar um imóvel só seu, decorando-o da forma que desejar, além de aumentar seu bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, apartamentos com varanda são cada vez mais comuns, visto que as pessoas utilizam esse espaço das mais diferentes maneiras. Sendo assim, é importante escolher móveis de qualidade e que se encaixem no estilo de decoração da residência.
Contudo, nem sempre essa é uma tarefa simples. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas incríveis de como escolher os móveis da varanda, de forma simples, rápida e muito eficiente. Vamos lá?
Escolha um estilo de decoração
O primeiro passo para escolher os móveis certos para sua varanda é definir um estilo de decoração. A boa notícia é que existem várias alternativas, como o estilo clássico, moderno, rústico, vintage, industrial, minimalista, etc. Portanto, você com certeza irá encontrar uma opção que se adeque aos seus gostos e desejos. Isso é fundamental, pois irá te ajudar a ter uma direção para seguir, evitando que o ambiente fique com vários estilos e visualmente bagunçado, com sensação de desleixo.
A varanda é aberta ou fechada?
Outro ponto importante é considerar se a varanda é aberta ou fechada, com cortina de vidro, por exemplo. Isso porque, se for totalmente aberta, você precisa ficar atento ao material utilizado, optando por móveis que sejam resistentes às intempéries, como chuva, sol, vento, etc. Além disso, dependendo do caso, pode ser necessário realizar algum tratamento no móvel, principalmente se for de madeira e a varanda for aberta.
Escolha os materiais certos
Ligado com o tópico anterior, é importante que os materiais escolhidos para os móveis da varanda sejam de acordo com o ambiente, ou seja, se está exposto ao tempo ou se será fechado. Além disso, é importante que eles sigam o estilo da decoração. Por exemplo, para um ambiente rústico, o ideal é apostar em móveis de madeira maciça ou demolição, combinando com outros elementos, como tijolinho à vista, objetos decorativos, etc. Uma boa marcenaria poderá lhe orientar quando a escolha dos materiais.
Pense nas cores
As cores dos móveis também merecem sua atenção. Aqui, elas devem combinar também com o estilo de decoração. Por exemplo, se o estilo for clássico, não é interessante incluir cores vibrantes, mas sim mais claras e neutras. Além disso, o tamanho do espaço também é relevante. Afinal, se for uma varanda pequena, também deve-se apostar em tons claros e neutros. Isso porque elas refletem melhor a luz e ajudam na sensação de amplitude.
Considere a iluminação
Geralmente as varandas são bem iluminadas, mas ainda assim é importante ficar atento para que os móveis combinem com o projeto luminotécnico, escolhendo as cores mais adequadas para que o ambiente não fique pesado ou muito claro. Além disso, se a varanda receber muita luz do sol ao longo do dia, os móveis devem ser resistentes. Se possível, uma boa dica é instalar uma cortina no estilo tela solar, que permite a claridade, mas impede a luz direta nos móveis e pessoas.
Avalie o tipo de uso do espaço
Para escolher os móveis certos para sua varanda, você precisa considerar qual será a função daquele espaço no imóvel e quem irá utilizá-lo. Por exemplo, se pretende fazer um espaço gourmet, os móveis serão mesas, cadeiras, bancada, etc. Mas, se quiser um espaço de descanso, é importante escolher puffs e sofá confortável. Por outro lado, em um espaço voltado para pets e crianças, os móveis serão outros e também mais resistentes.
Priorize o conforto e qualidade
Por mais que seja importante ter um orçamento estipulado, a fim de evitar gastos desnecessários, é importante ter em mente que você deve buscar o conforto e qualidade, não apenas o preço mais barato. Afinal, é melhor pagar um pouco a mais para ter móveis de qualidade e duráveis, do que economizar no curto prazo, mas precisar trocar ou mandar consertas os itens em menos tempo.
Aposte em móveis multifuncionais
Por fim, se a varanda for pequena, você também pode apostar em móveis multifuncionais, ou seja, que cumprem mais de uma função ao longo do dia. Por exemplo, uma mesa que serve para Home office e também para o jantar à noite, etc.
Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que a escolha dos móveis de sua varanda será muito mais simples e rápida. Mas, lembre-se de que para isso, é fundamental ter um bom planejamento e organização. Além disso, se for leigo no assunto ou não tiver tempo para se dedicar a essa tarefa, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante um projeto totalmente personalizado, que irá atender às suas necessidades, demandas do dia a dia e gosto pessoal, com muito bom gosto e sofisticação.