Dependendo da área da casa onde você deseja colocar um revestimento, você terá que verificar qual tipo melhor se adapta às suas necessidades. Resistência, design e manutenção são algumas das características às quais você deve prestar atenção.
Isso é mais verdadeiro ainda quando se trata de escolher revestimento para as chamadas áreas molhadas de uma casa, ou seja, aquelas que tem presença de umidade no ambiente, como cozinhas e banheiros.
Se existe um revestimento prático e funcional para espaços onde há áreas úmidas, é a cerâmica e o porcelanato. Eles são resistentes, impermeáveis, fáceis de manter e limpar e, além disso, possuem um repertório infinito de designs à sua escolha.
Porém, tamanha profusão de modelos pode fazê-lo cair na indecisão. Aqui estão algumas regras de ouro que o ajudarão a escolher os melhores revestimentos para que a sua cozinha e banheiros fiquem com uma combinação espetacular!
Dicas para escolher revestimentos de cozinha e banheiro
Seja fiel a uma paleta de cores
No mundo dos revestimentos de cozinha e banheiro, a cor é um dos recursos mais utilizados na hora de projetar. Você encontrará tantos modelos e em tantas gamas de cores que vale a pena focar sua atenção. Ao escolher, pense em uma linha pela qual você realmente gosta e cumpra-a. Será uma boa fórmula para não saturar o ambiente com muitos tons.
Opte pelo efeito monocromático
De acordo com o que foi anteriormente, não é aconselhável preencher a sua cozinha ou banheiro com revestimentos de parede e ladrilhos de diversas tonalidades. É preferível optar por um efeito monocromático e escolher uma única cor. Se você quer fazer com que estes espaços se pareçam maiores e com mais luz, o branco é uma cor que nunca sai de moda, que combina perfeitamente com qualquer outra cor e da qual nunca você se cansará.
Combine elementos estampados com outros neutros
Um piso cerâmico decorado com motivos geométricos, que é tendência atualmente, pode ser muito elegante e moderno, desde que seja compensado por peças lisas no revestimento das paredes, por exemplo. Se a sua parede for revestida com azulejos decorados, escolha um piso liso para equilibrar o visual. Além disso, limite o espaço das paredes para receber azulejos decorados. Quanto às cores, opte por um tom presente nas peças estampadas.
Misture diferentes formatos e tamanhos
Utilizar formatos diferentes dentro de uma mesma série de revestimentos é uma forma imbatível de dinamizar os espaços sem quebrar a harmonia. As peças podem compartilhar, por exemplo, a mesma cor para unificar o resultado final. Escolha dois ou três formatos e tamanhos diferentes, e combine-os nas paredes e no piso.
Escolha o acabamento mais adequado
Brilhante, fosco ou acetinado – são os três acabamentos mais comuns quando se trata de cerâmica e porcelanato, embora nos últimos tempos tenham sido criadas novas tonalidades (metálico, craquelado, etc.).
Uma boa ideia é combinar dois acabamentos diferentes (brilhante e fosco, por exemplo) no mesmo espaço, desde que a funcionalidade dos materiais não seja comprometida. Ou seja, para o piso será melhor escolher um revestimento fosco e antiderrapante, enquanto para as paredes da cozinha e banheiro os revestimentos com acabamento brilhante podem ser mais fáceis de limpar. A estética deve ser colocada a serviço da funcionalidade e não o contrário!
Os rejuntes entre os ladrilhos também são importantes
Um capítulo importante, que terá consequências no resultado final dos revestimentos, consiste na escolha de como serão os rejuntes entre as peças. Dependendo se forem mais largos ou mais estreitos, estes rejuntes ficarão mais ou menos evidentes. E o mesmo acontecerá com a cor do rejunte. Se for escuro (ou branco no caso dos revestimentos pretos, por exemplo) terá um papel maior a nível estético, e se for da cor do revestimento passará despercebido, dando-lhe maior relevância.
Os azulejos tipo Metro White são um sucesso
Este tipo de revestimento cerâmico esmaltado biselado e de formato retangular não perde sua validade por mais que o tempo passe. O estilo de revestimento Metro White (Subway Tiles ou azulejos de metrô) começou a ser utilizados no metrô de Nova York – daí o seu nome – porque era necessário um material resistente, durável e de fácil manutenção. Por estas mesmas qualidades, são referência em cozinhas e banheiros.
Além da praticidade, estes revestimentos proporcionam elegância e um toque cosmopolita. Escolha-os em branco ou preto: ambas as opções são igualmente cativantes e combinam perfeitamente com outros revestimentos, materiais e designs.
As imitações perfeitas
Você é apaixonado por superfícies de pedra natural? Quer a elegância do mármore para o seu banheiro? Não hesite e escolha revestimentos cerâmicos que imitem estes tipos de materiais. No mercado existem modelos de incrível fidelidade que proporcionam a segurança e as garantias da cerâmica e do porcelanato. Mármore, granito, ardósia, concreto… Você encontrará versões de todos estes materiais para poder desfrutar da sua beleza e qualidade.
Para o piso, os materiais mais resistentes
No vasto universo dos revestimentos para piso, existem cerâmicas de diversas qualidades e características – algumas peças que são mais sólidas e resistentes que outras, por isso você terá que ter a certeza de escolher corretamente.
Os ladrilhos adequados para pisos devem ter características especiais que não são necessárias em revestimentos de parede. Os pisos cerâmicos ou porcelanatos também devem resistir estoicamente à abrasão e devem ser antiderrapantes para evitar acidentes, principalmente na área do box do banheiro.
Com estas regras de ouro você poderá escolher os melhores revestimentos para a sua cozinha e banheiro. Siga estas dicas e comece a comparar diferentes opções para escolher aquela que vai dar personalidade à sua nova casa!