SEM MANUTENÇÃO, PARTE DA FACHADA DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA DESABA COM AS FORTES CHUVAS

centro-de-convencoes-perde-fachada

O Centro de Convenções da Bahia, cuja manutenção é de responsabilidade do Governo do Estado, está interditado desde 20 de maio de 2015

O Centro de Convenções da Bahia, cuja manutenção é de responsabilidade do Governo do Estado, está interditado desde 20 de maio de 2015

Parte da fachada do Centro de Convenções, que fica no bairro do Stiep, em Salvador, desabou na noite desta sexta-feira (23). Segundo informações da Central de Polícia (Centel), o caso ocorreu pouco antes das 21h. Ainda não há informações sobre as causas do desabamento.

Três pessoas ficaram levemente feridas. Segundo a Centel, parte do primeiro piso desabou. Um morador
relatou ter ouvido um grande estrondo. “Foi um estrondo enorme e depois subiu muita poeira. Não sabemos o que realmente ocorreu. Só estamos vendo os bombeiros chegarem”, disse o morador Roberto Leal Neto. O administrador de empresas Cláudio Portinoi, que também é morador da região, relatou que o barulho assustou os moradores. “Foi um barulho foi ensurdecedor, parecia terremoto. Um susto muito grande”, destacou. Ainda de acordo com a Central de Polícia, equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Salvar foram encaminhados para o local.

A área foi isolada e, segundo a Defesa Civil, engenheiros fazem vistoria no prédio. Não se sabe ainda se há riscos de novos desabamentos. O Centro de Convenções foi interditado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) no dia 20 de maio de 2015, após a constatação da falta de projeto e equipamentos de incêndio e pânico, como também de manutenção predial.

Informações A Tarde Online e Globo.Com

CÂMARA MUNICIPAL DE IPIAÚ HOMENAGEIA 53 PERSONALIDADES COM TITULO DE CIDADANIA E COMENDAS

Numa noite agradável ao ar livre, sob um grande toldo, a Câmara de Ipiaú realizou a solenidade

Numa noite agradável ao ar livre, sob um grande toldo, a Câmara de Ipiaú realizou a solenidade

A Câmara Municipal de Ipiaú realizou na noite de quinta-feira (22) uma bela homenagem, em praça pública, com a entrega de títulos e honrarias a 53 personalidades que de alguma forma contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento do município.

A Sessão Solene, eu auditório improvisado e elegante na Praça Alberto Pinto, foi prestigiada por amigos e familiares dos homenageados, além de autoridades locais e regionais.

O presidente da Câmara, vereador Jean Cleber presidiu os trabalhos com serenidade e maestria, assessorado pelos membros do Cerimonial, Orlindo Vieira Lopes e Mônica Souza. Foram entregues 24 títulos de cidadania, 14 comendas, 13 medalhas do Mérito da Educação e 02 medalhas do Mérito Desportivo. A relação dos homenageados com os respectivos autores das proposições foi disponibilizada no blog  www.giroemipiau.com.br  Nos bastidores, integrando a equipe organizadora, o incansável ipiauense, jornalista José Americo da Matta Castro atento a todos os detalhes, inclusive da divulgação do evento.

Com a Comenda Altino Cosme de Cerqueira, a mais importante honraria do município, foram homenageadas as seguintes personalidades:

O evento se revestiu de muita emoção, desde a execução do hino de Ipiaú, de autoria de Mapin e Jairo Simões, quando a maioria dos presentes, com “nó na garganta” não conseguiram conter uma lágrima fortuita, revelando o clima que envolvia a praça lotada.

Digno de registro foi a qualidade das pessoas escolhidas para as homenagens. No semblante de alguns dos presentes pela escolha de pessoas proativas, empreendedoras, cidadãos e cidadãs das mais variadas classes economicas e sócio-culturais, ali, juntas, sendo homenageadas num preito de justiça e reconhecimento.

A professora doutora Jussara Midlej, entre outras homenageadas com a medalha do mérito de Educação Dr. Salvador da Matta, discorreu sobre o início da convivência com o doutor professor, que trazia para dentro da sala de aula, muita realidade concreta, muita vida e fatos reais, para, dali, extrair o aprendizado acadêmico, a vivência pedagógica. De certa maneira, a professora Jussara Midlej transferiu para Salvador da Matta todo o mérito da honraria recebida, e, emocionada, lembrou do permanente vínculo acadêmico e espiritual que mantém com sua terra natal.

O médico veterinário Espártacus Teixeira, filho do saudoso Euclides Neto, entre outros escolhidos, recebeu a mais alta honraria do município, a medalha Altino Cerqueira

Apesar da intensidade das emoções, a festa se prolongou até quase meia noite e contou com a habilidade e competência do Mestre de Cerimônias Orlindo Vieira Lopes, que administrou a ordem de chamada dos homenageados, priorizando aqueles de mais idade, ou com necessidades especiais, e até mesmo os que vieram de outras cidades, alterando a ordem cronológica e acomodando as naturais ansiedades de obtenção das comendas.

Já o presidente da Casa, vereador Jean Cleber, conduziu a sessão com maestria e elegância, dirimindo as dúvidas e orientando a mesa para melhor desenvoltura da solenidade. Afinal, a Câmara Municipal de Ipiaú está fazendo escola na região, uma vez que esses eventos em praça pública tende a ser imitado por outras Casas de Leis, no estado da Bahia.

AGORA SIM: IPIAUENSE, GRAÇAS A DEUS

pergola-da-praca-rui-barbosa-ipiau

Desde o tempo de menino, morador da Soterópolis, tinha uma certa inveja de minha irmã e de alguns dos meus primos. Eles eram ipiauenses. Em minha análise, não tinham feito nada para sê-lo. Simplesmente, nasceram à beira do Rio de Contas. Ipiauenses com certidão e tudo.

Enquanto alguém que participou da maioria dos acontecimentos importantes da cidade do Rio Novo desde o final dos anos cinquenta até setembro de 1970, quando me casei na Igreja de São Roque, era apenas um visitante, um forasteiro que tinha suas raízes por ali.

Embora vivesse e estudasse em Salvador, invariavelmente passava as férias em Ipiaú. Desde quando se fazia necessário atravessar a baía de Todos os Santos de navio, desembarcar em São Roque, depois, seguir de trem até Nazaré e de ônibus até Ipiaú.

Tempos depois, Edward trazia a Empresa Brasil de Transportes e Marialdo Ribeiro instalava ali, a Atlanta Taxia Aéreo.

Convivi com a energia elétrica racionada, a chamada “luz de bandinha”, a construção da ponte do Japumerim, as decolagens dos aviões da Atlanta 2 vezes por semana, o fim das sete voltas e do atoleiro do Tamarindo, dando lugar à “correia preta” da estrada para Jequié.

Li nos jornais o resultado da eleição na Ipiaú de 1958: Juca Muniz derrota Seo Teles. Assisti o lançamento de Os Magros e a vitória de Euclides contra Roque Menezes, as tempestades de 1964 – em todos os seus aspectos – e o consequente desabamento da igreja antiga. Vi e ouvi a multidão emocionada aplaudindo Hildebrando quando este surgiu, na porta principal da igreja, sujo e molhado por ter se desvencilhado das enormes vigas que se desprendiam do teto, trazendo a imagem de São Roque sob a camisa, num gesto de proteção e heroísmo.

Hildebrando seguiu, sob intenso aguaceiro, acompanhado da turma do Garrancho para tomar cachaça na barraca de Ulisses. Ali, Hildebrando se consolidou como líder popular.

Vi Jaime Cobrinha, Álvaro Martins e Wilson Rocha erguerem o futebol de Rio Novo;

Vi um alfaiate, bom de bola, virar professor e depois doutor;

Vi o Dr. Waldemiro liderar o movimento para construção do Clube Náutico Rio das Contas.

Vi os militares chegarem pra levar Euclides Neto. Vi, também, um coronel e dois majores serem seduzidos pela conversa firme e franca daquele que seria, tempos depois, o modelo de escritor, político e homem integral, da minha geração.

Assisti a instalação da primeira exposição agropecuária de Ipiaú, vi a antiga Rio Novo transformar-se em Município Modelo da Bahia. E, afinal, vi o governador Lomanto Júnior dizer ao general que se o prefeito de Ipiaú tivesse que ser preso, ele também deveria seguir junto, pois pensavam iguais.

Vi o rubronegro Independente nascer e crescer. Vi Cardoso e Cabeleira brilharem no alvi negro Ipiaú. Vi filhos ilustres dessa terra galgarem postos de comando na política e de relevância nas letras.

Vi o ipiauense Tom Legal, filho de Zé Português, sair do ginásio Rio Novo para ser Odontólogo, Presidente do Conselho do Cacau e Deputado Estadual;

Nas artes, vi Dicinho brilhar pela voz de Gal Costa e Lula Martins vencer a 1ª Bienal de São Paulo de Artes Plásticas. Conheci a força interior de outro artista ipiauense, Antonio José Mota Pinheiro, aquela figura humana especial, Zebrinha;

Vi a ipiauense Maria Adélia Jaqueira ser coroada Miss Bahia;

Vi o filho de Américo Castro, José Américo da Matta Castro, um jornalista ipiauense graduado pela UFBA, ser considerado referência de comportamento ético e honrado na Bahia;

Também vi o vaqueiro Diorato, considerado o mais valente e habilidoso aparador de boi marroeiro e amansador de burro brabo das redondezas;

Vi Mapin, Dr. Manoel Pinto, em parceria com o jornalista Jairo Simões comporem o fantástico hino de Ipiaú. Uma obra de tanta relevância que, tenho certeza, o Mestre Lôla gostaria de tê-lo musicado;

Vi o capitão Milton cortar as madeixas dos cabeludos e tudo terminar em paz e conselhos;

Fui por algum tempo uma espécie de embaixador de Ipiaú nos setores administrativos do governo da Bahia, quando lá trabalhava. Primeiro com Dr. Salvador, depois com Zequinha Borges e Hildebrando Nunes.

Por tudo isso, eu sempre fui ipiauense. Do Emburrado à Canoa Virada, do Rio do Peixe ao Buri, eu sempre fui ipiauense.

Portanto, é com emoção que eu agradeço à querida amiga, vereadora Margarete Chaves, muito mais conhecida como Margarete do Abrigo, em razão daquela obra de autoria dos seus tios Dr. Nogueira e dona Zizinha. Eles a implantaram e mantiveram. O mesmo Abrigo em que Margarete dedicou-se desde à adolescência e que hoje é  o seu projeto de vida. Eu agradeço pela honra de me tornar cidadão de Ipiaú.

Não fora o incansável trabalho da vereadora Margarete, de levar um pouco de luz a tantos conterrâneos, um pouco de felicidade a tantos anciãos, Margarete também me proporciona, a mim, um dos momentos mais felizes. Sou ipiauense. Muito obrigado.

DIVULGADA NOVA PESQUISA SOBRE AS INTENÇÕES DE VOTO PARA PREFEITO DE JEQUIÉ

quadro-pesquuisaEm pesquisa contratada por pessoa física, o Instituto Eleva Tecnologia apresentou o resultado nesta quinta (22). Faltando 10 dias para as eleições municipais, o atual vice-prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira (PSB) lidera a disputa pela preferência do eleitor com 46,22% das intenções de voto, segundo dados da pesquisa estimulada (mediante apresentação dos nomes dos seis candidatos) divulgada nesta quinta-feira, 22/09, pelo instituto Eleva Tecnologia.

Em segundo lugar a pesquisa aponta o candidato Dr. Fernando (PV), com 20,19% das intenções de voto, seguido por Tadeu Cafezeiro (PDT), com 11,96%, Eduardo Barbosa (PP), com 3,35%, Paulo Vasconcelos (PTC), com 2,11% e Marcos Ferreira (PSOL), com 1,44%. Os eleitores indecisos somam 7,27%, enquanto os que disseram que não votariam em nenhum candidato perfazem 6,41% dos entrevistados e 1,05% não opinaram.

A pesquisa da Eleva Tecnologia foi registrada no TSE  sob o número BA-07425/2016 e teve como contratante André Ângelo Borges de Oliveira. O levantamento foi realizado foi realizado entre os dias 13 e 15 de setembro e ouviu 1.046 eleitores. A margem de erro é de 3% e o grau de confiança de 95%.

 

CÂMARA DE IPIAÚ HOMENAGEARÁ PERSONALIDADES QUE SE DESTACAM EM VARIADOS SEGMENTOS

camara-de-ipiau-destaque

A Câmara Municipal de Ipiaú realiza nessa quinta-feira, 22 de setembro, uma Sessão Solene, para homenagear mais de 50 personalidades que comprovadamente prestaram relevantes serviços ao município de Ipiaú. As homenagens se darão através da concessão de títulos de cidadania ipiauense, outorgas da comenda Altino Cerqueira e das medalhas do Mérito da Educação e do Mérito Desportivo. Foram lembradas pessoas que, pela atividade que exercem se destacam ou se destacaram em variados segmentos sociais. Para conceder os títulos e honrarias a Câmara de Vereadores analisou detalhadamente a vida dos homenageados distinguindo-as com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade.

Tais atributos foram ressaltados na Justificativa de cada Projeto de Resolução submetido à apreciação dos vereadores. No caso dos títulos foi observado o que o homenageado fez pelo povo e pela sociedade que lhe concede a cidadania, através da Câmara. No elenco das observações consta a condição de  está residindo neste município há alguns anos e nesse período haver prestado serviços merecedores de registro e reconhecimento do trabalho desempenhado em favor da coletividade. Na atual legislatura essa será a segunda sessão solene que a Câmara Municipal realiza para homenagear personalidades que se destacaram pela prestação de serviços a Ipiaú. A primeira aconteceu em Praça Pública (foto) no dia 17 de março de 2015, ocasião em que foram homenageadas 18 personalidades.(GIRO/José Américo Castro

IPIAUENSE RECEBE MEDALHA DO MÉRITO DA EDUCAÇÃO DR. SALVADOR DA MATTA

Jussara Almeida e Dr. Salvador da Matta, 1967

Jussara Almeida e Dr. Salvador da Matta, 1967

Educadora, ipiauense e, antes de tudo estudante, Jussara Midlej foi das mais empolgadas alunas do Dr. Salvador da Matta, até o final dos anos sessenta, na Escola Normal de Rio Novo, hoje Campus da UNEB. Ali, junto com Pingo, Lambança, Norma, Genilda, Lena Eça, Maria Liége, Noélia Linhares, Vera Pestana, Leninha Matta e tantos outros colegas de jornada, atravessaram a década de 1960 envolvidas com a vasta cultura do Doutor,  a enorme sensibilidade e modernidade intelectual de Tatai e o rigor amorável do Capitão Milton, dentre outros mestres inesquecíveis. Foi assim que a turma toda tomou gosto pela Educação!

Mas, foi com Regina Matta, amiga e parceira no mundo da literatura e arte que Jussara Almeida, hoje Midlej descobriu que tinha “muita vida lá fora”. Já como professora improvisada nas intrincadas análises da sociedade através da sociologia, deixou definitivamente o “palácio cultural da Rua do Sapo” para seguir a vida. Casada, transferiu-se para Brasília, teve quatro filhos, deu aulas regulares em grupos escolares públicos, exerceu a coordenação pedagógica em grandes escolas, umas mais austeras e conservadoras, outras nem tanto, fez teatro, produziu textos publicitários, criou os filhos…

Quando a última filha ingressou na escola, resolveu voltar aos estudos sistemáticos: retomou o ritmo, teve acesso à universidade, cursou Letras e depois Pedagogia, fez duas especializações, Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado em Educação…

Ainda educadora, quiçá estudante, ela não perdeu o foco da sua terra, Ipiaú, nem se desvinculou da amizade, do convívio, nem dos ensinamentos daquele doutor-professor, justamente o que exerceu a maior influência intelectual em sua vida e que, agora, dá o seu nome a essa enorme honraria concedida pela Câmara Municipal de Ipiaú, numa gentileza-reconhecimento do vereador Orlando dos Santos Ribeiro. Uma comenda que, tenho certeza, encheria de orgulho não apenas as suas colegas da área, mas a todo ipiauense.medalha-do-merito-da-educacao-jussara

A solenidade acontecerá no salão nobre da Câmara Municipal de Ipiaú, nesta quinta-feira, 22 de setembro.

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AFIRMA QUE CPM DE JEQUIÉ NÃO SERÁ TRANSFERIDO DE PRÉDIO. PERMANECERÁ ONDE ESTÁ

Secretário Walter Pinheiro com o professor Calais do NRE-8

Secretário Walter Pinheiro com o professor Calais do NRE-8

O Colégio da Polícia Militar-CPM de Jequié, deverá ter as suas instalações ampliadas para receber um número maior de alunos, sem a necessidade de que seja transferido para outro colégio da rede estadual. Disse na manhã desta terça-feira (20/09), ao Blog Jequié Repórter, o secretário estadual de Educação Walter Pinheiro, antecedendo reunião com diretores e professores da rede de ensino do estado, na sede do Núcleo Regional de Educação-NRE 22. O secretário Pinheiro explicou que um técnico do setor de engenharia do SEC esteve em Jequié no sábado (17) fazendo um estudo preliminar das instalações e área do entorno do colégio, “estive reunido com o governador Rui Costa que me orientou que reafirmasse em Jequié que nós vamos solucionar o problema da ampliação do número de alunos do Colégio da Polícia Militar sem a necessidade de transferência para outra instituição da rede”, ratificou o secretário.

O secretário Walter Pinheiro explicou que estava em Jequié dando sequência à série de visitas que vem realizando às sedes dos territórios de identidade, conversando com os diretores, professores e funcionários, “para identificar os problemas procurando fazer os encaminhamentos a serem dados”. Pinheiro revelou que pretende concluir essas visitas até o fim do ano e antecipou que uma das mudanças que está sendo analisada é no sentido de mudar o conceito de condução da escola, “é nossa pretensão fazer com que o diretor passe a ser gestor e a escola ganhe um coordenador pedagógico. É inaceitável que uma escola não tenha um coordenador pedagógico”, pontuou. Também é meta, a introdução de novas práticas e ferramentas de ensino, através de convênios,  com  várias instituições do mundo da tecnologia e do conteúdo para adotar isso em sala de aula, do ensino médio e profissional”.  Sobre a questão dos funcionários remanescentes de três empresas terceirizadas que tiveram seus contratos cancelados com o estado, eles  estarão passando temporariamente para o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), já tendo sido encaminhado o cadastro dessas pessoas para a Secretaria da Administração (SAEB), “nossa intenção é providenciar em até seis meses uma nova modelagem para essas contratações. Enquanto isso não sair, os trabalhadores serão do Reda e não mais prestadores de serviços terceirizados, recebendo normalmente os seus salários”, afirmou.

Com informações do Jequié Repórter

VEJA A ORIGEM DOS PROBLEMAS BRASILEIROS

Veja quando Enéas disse ‘na cara’ de Lula que ele não tinha a menor capacidade para ser presidente

 

Deu no que deu…

IPIAÚ: ÚLTIMO ENVOLVIDO EM ATENTADO DURANTE COMÍCIO FOI PRESO

Gustavo Santana foi preso pela CIPE

Gustavo Santana foi preso pela CIPE

O suspeito de ser autor dos disparos que matou um homem e feriu outras seis pessoas na noite de quinta-feira (15), durante um comício na cidade de Ipiaú foi preso e confessou o crime na manhã desta sexta-feira (16), de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Outro homem, Edson Miranda dos Santos, vulgo “Jhan”, que também era suspeito de participar da briga que motivou o crime morreu em confronto com a polícia (ver aqui). O tiroteio aconteceu no comício da candidata a prefeita Maria das Graças (PP) e contava com a presença do governador da Bahia, Rui Costa.

- Uma pistola Glock e um revólver 32 foram apreendidos

– Uma pistola Glock e um revólver 32 foram apreendidos

De acordo com a informaçõea do site Giro em Ipiaú, a dupla responsável pelo crime foi encontrada em uma casa na zona rural da cidade e reagiu à abordagem da polícia. No confronto, um dos homem foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Com eles foram encontradas uma pistola que foi utilizada no crime, e um revólver calibre 32. Na noite de quinta-feira, um revólver calibre 38, também usado na ação criminosa, já havia sido apreendido.

Outros suspeitos de envolvimento no crime também foram presos na operação (Foto:Giro Ipiaú)

Outros suspeitos de envolvimento no crime também foram presos na operação (Foto:Giro Ipiaú)

Também na manhã desta sexta-feira (16), dois suspeitos de participar da ação que matou um homem e feriu outras seis pessoas durante o comício político foram presos. Um adolescente de 17 anos está entre eles e foi apreendido e encaminhado para delegacia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, um desentendimento com a vítima no início do comício da candidata a prefeita Maria das Graças (PP) foi o que motivou o crime. O homem preso tem passagem pela polícia, e o adolescente têm ligação com o tráfico de drogas na região. Os dois já eram investigados pela polícia. Outros três homens já haviam sido presos, e um menor apreendido, por participação no caso. Segundo a SSP-BA, as outras seis pessoas atingidas não tinham envolvimento com a briga. Quatro delas já foram liberadas após atendimento médico e duas estão no Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas não correm risco de morte.

JANOT AVALIZOU DENÚNCIA CONTRA LULA

A denúncia “espetaculosa” contra Lula teve o aval de Rodrigo Janot. É o que informa o Valor.

A denúncia “espetaculosa” contra Lula teve o aval de Rodrigo Janot. É o que informa o Valor.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avalizou a denúncia que começou a ser elaborada há pouco mais de três meses pela força-tarefa da Operação Lava Jato e apresentada na quarta-feira 14 principalmente pelo procurador Deltan Dallagnol; a ação acusa o ex-presidente Lula de corrupção e lavagem de dinheiro; há outras sete pessoas denunciadas, entre elas a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A denúncia apresentada na última quarta-feira (14) por alguns membros da força-tarefa da Lava Jato, especialmente o procurador Deltan Dallagnol, contra o ex-presidente Lula e outras sete pessoas recebeu o aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informa reportagem do jornal Valor Econômico.

A peça começou a ser elaborada há pouco mais de três meses e acusa Lula de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do apartamento no Guarujá, litoral paulista. Para os procuradores, o ex-presidente recebeu benefícios da empreiteira OAS, alvo da Lava Jato, na reforma do triplex, no transporte dos presentes que Lula ganhou quando era presidente e ainda em palestras realizadas pelo petista.

Há outras sete pessoas denunciadas, entre elas a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. A denúncia também afirma que Lula é o “comandante geral” do esquema de corrupção na Petrobras descoberto pela Lava Jato.

Veja o vídeo
Publicidade