A Chapada Diamantina é uma região composta de várias serras que está situada no centro do estado da Bahia. Ela faz parte do conjunto de planaltos e serras do Leste e do Sudeste. Nessa região estão situadas as maiores altitudes da Região nordeste. Estão na Chapada Diamantina as nascentes de quase todos os rios das bacias Paraguaçu, Jacuípe e do Rio das Contas.
Por conta de suas formações rochosas, a Chapada Diamantina é um excelente destino para quem deseja entrar em contato com a natureza e com os maravilhosos cenários.
Para curtir o que há de melhor na Chapada Diamantina é importante se atentar a alguns detalhes que vão te ajudar a escolher a melhor data. Você deve se atentar às diferenças de clima, chuvas, quantidade de água nas cachoeiras e principalmente em fugir da alta temporada.
Também é importante se programar para que seja possível observar o fenômeno do facho de luz do sol nas grutas que acontece por poucos meses do ano.
Melhor época para visitar a Chapada Diamantina
O clima é marcado por dois períodos muito específicos. O primeiro acontece entre novembro e março e é quente e úmido, com chuva e temperaturas muito elevadas. O segundo período acontece entre maio e setembro e é marcado por um clima mais seco e com temperaturas mais baixas.
Cada período tem suas próprias vantagens e, por isso, é preciso estar atento às prioridades da viagem.
Temporada das chuvas
O verão na Chapada Diamantina é marcado por um aumento das chuvas e do nível das quedas d’água nas cachoeiras. O período das chuvas alcança o seu auge em novembro e só começa a diminuir em meados de abril.
A paisagem nesse período é composta por muito verde e água, principalmente muita água.
É o melhor período do ano para ver as cachoeiras em sua real beleza, com toda a força e esplendor que possuem.
A má notícia é que as chuvas mais fortes deixam as trilhas mais difíceis e perigosas. A água pode atrapalhar o banho nas cachoeiras.
Temporada da seca
Acontece entre maio e setembro e é o período mais seco do ano, quando praticamente não chove e a temperatura tem uma pequena queda.
Os dias costumam ser de sol, com clima fresco e agradável, o que facilita as trilhas longas sob o sol. A diminuição das chuvas também facilita o acesso às trilhas na beira dos rios.
Não é um bom momento para observar as cachoeiras, já que a incidência de chuvas é muito pequena. Os leitos dos rios estão com volume mais baixo e mergulhar nas cachoeiras será um ato de coragem já que a água estará na sua menor temperatura.
Altos e baixos: qual o melhor período para visitar a Chapada Diamantina?
A alta temporada de turismo corresponde ao período de férias escolares e dos feriados prolongados e quem se planejar para visitar a Chapada Diamantina neste período irá encontrar um grande número de turistas e atrações muito cheias.
Durante a alta temporada também é comum que os valores dos ingressos e tarifas de hospedagem sejam mais altos.
O mês de agosto é o mês em que a Chapada Diamantina recebe a maior quantidade de turistas estrangeiros já que coincide com o período de férias desses países.
Fora desses dois períodos é considerado baixa temporada, quando o fluxo de turistas é baixo e costuma ser mais fácil curtir o espaço sem barulho, aproveitando toda a calma e tranquilidade que a natureza pode oferecer.
O que fazer na Chapada Diamantina?
A região é conhecida pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura. A região oferece atrações de vários tipos, capazes de manter os turistas ocupados por longos meses.
Você poderá realizar caminhadas, trilhas, mergulhos em rios e cachoeiras, escalada, rapel e muitas outras atividades.
Como se não bastasse as belezas naturais existentes, o destino ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia muito elaborada e um povo muito hospitaleiro.
Pensando nisso, separamos algumas atividades e passeios interessantes, são elas:
- Encontrar o coração do Morro do Pai Inácio – esse é um dos ícones da Chapada Diamantina.
- Seguir a trilha e subir no topo da Cachoeira da Fumaça
- Nadar em um cânion até chegar à Cachoeira do Buracão
- Encontrar e curtir a piscina natural no Serrano.
- Visitar todas as cachoeiras que puder e se aventurar pelas águas geladas de todas elas.
- Fazer a trilha do Vale do Pati
- Admirar os fachos de luz no Poço Azul e no Poço Encantado
- Relaxar nas águas da Pratinha
- Entrar nas grutas da Chapada Diamantina
- Assistir ao pôr do sol no Mirante do Camelo
- Observar a paisagem rochosa na trilha das Águas Claras
- Conhecer as cidades e vilas da Chapada Diamantina
- Experimentar tudo o que a culinária local e as noites de Lençóis tem a oferecer.
- Conhecer pessoas que estejam na mesma trilha ou passeio, fazer muitos amigos e se apaixonar.