Ver filmes e séries em uma tela grande, com qualidade de som e imagem é o sonho de muita gente. Mas você que está procurando uma televisão nova, sabe a diferença entre OLED e QLED?
A tecnologia mudou muito o aparelho e até mesmo os formatos mudaram, como a Claro TV, por exemplo. Assim, tem muita opção além da tradicional TV aberta.
E para você que não sabe ainda qual televisor comprar, confira as diferenças entre os tipos de tela.
O que é OLED?
Escolher uma televisão pode ser mais desafiador do que parece. Se antes a compra se baseava mais no tamanho, hoje existem diversas opções de telas como a OLED.
Mas você sabe o que essas letras significam? OLED vem de “organic light emitting diode” no inglês, ou diodo orgânico emissor de luz, em português.
A tecnologia utilizada nesse tipo de tela é fonte de iluminação de diodos orgânicos, diferente da LCD que usa cristais líquidos. Esse material dispensa uso de luz externa para gerar a cor da imagem.
E outra diferença está em não utilizar um painel extra de LED, o que permite que este modelo possa ser mais fino que os demais.
Agora vamos conhecer outro tipo de TV.
O que é QLED?
Já vimos que a tela OLED usa um tipo diferente de iluminação, já a QLED (Quantum Dot Light-Emitting Diode) se baseia em pontos quânticos.
Para você entender melhor, essa tecnologia utiliza cristais minúsculos para absorver a luz que é emitida atrás deles e depois reemitem de forma diferente.
Com isso, a imagem é exibida com cores mais vibrantes e mais precisas, com tons escuros mais profundos, por exemplo.
OLED vs QLED: quais as principais diferenças?
Além do tipo de tecnologia, existem outras diferenças entre a OLED e QLED. E é nesse ponto que talvez você entenda qual é a melhor para você.
Por isso, vamos fazer uma comparação entre as duas e ver quais vantagens cada uma apresenta.
Tela OLED
- Pode atingir níveis de intensidade de brilho mais altos;
- Aparelhos de televisão super finos podendo chegar a 2,5 centímetros de espessura;
- Cenas escuras mais realistas: nesse tipo de tela os pixels são desligados individualmente para criar tons pretos na imagem.
Tela QLED
- Televisores mais baratos: por ser mais fácil fabricar os painéis de QLED esse tipo de tela é mais comum e já é vendida em linhas intermediárias das fábricas;
- Cores mais próximas à realidade: se na OLED os tons escuros se destacam, aqui é ao contrário com destaque maior no branco. O uso da luz traseira faz com que as cores fiquem mais vibrantes e reais;
- A qualidade da imagem é a mesma, independente se você estiver na frente da TV ou mais afastado.
Agora que você conhece um pouco mais sobre cada tecnologia, fica mais fácil escolher entre elas. Como qualquer outro produto, não basta ir apenas pelo preço, mas avaliar qual é a melhor para sua casa.
Outro ponto é que a Samsung é a única fabricante de QLED, por ter sido desenvolvido pela empresa. Ou seja, não existem concorrentes para comparar.