A internet caiu e você não sabe o que fazer para solucionar o problema?
No atendimento net você pode comprar serviços, tirar dúvidas e escolher o melhor combo para você.
Mas além da operadora, você pode fazer algumas coisas para melhorar sua conexão. Confira as dicas!
A internet caiu, o que eu faço?
O momento que você percebe que a internet caiu no meio de reunião de trabalho, ou de outro compromisso importante é para tirar a paz de qualquer um.
Existem muitos motivos para isso acontecer, tanto problemas técnicos da operadora, quanto questões ligadas aos seus aparelhos.
O mais importante nessa hora é manter a calma e identificar o possível motivo para a queda do sinal. A boa notícia é que nem sempre você vai precisar gastar alguma coisa, ou solicitar reparo técnico.
Com algumas dicas que nós vamos apresentar agora, você resolve a questão, muitas vezes em minutos. Confira o que fazer quando cair a conexão na sua casa.
5 dicas para solucionar a falta de sinal de internet
Assim como existem muitos motivos para a conexão cair, também existem muitas coisas que você pode fazer para consertar seu sinal.
Quando você for usar seu dispositivo e perceber que a internet caiu, tente os seguintes passos:
1. Reiniciar os equipamentos
Você já deve ter ligado para um atendente da sua operadora e a pessoa solicitou que você reinicie o modem ou roteador. Esse procedimento é bastante comum e eficaz.
Quando você reinicia seus equipamentos o cachê é zerado e algumas outras funções são restauradas. E assim, sua internet volta a funcionar normalmente.
2. Entre em contato com a operadora
Caso o sinal não volte mesmo após reiniciar os aparelhos, ligue para sua operadora. Hoje em dia, muitas empresas oferecem esse tipo de serviço diretamente no aplicativo destinado aos clientes.
Com isso, muitas vezes não é necessário ligar para falar com um atendente. Mas, se você preferir ligar, tudo bem. Você ficará sabendo se é algo local ou alguma questão na rede da operadora e será encaminhada a melhor solução para o seu caso.
3. Verifique a posição do seu roteador
Uma coisa que passa muitas vezes despercebida é a posição do roteador na casa. Por isso, verifique se não há nenhuma barreira que impeça o aparelho de funcionar normalmente.
Tente mudar o equipamento para uma área mais livre, sem paredes grossas, guarda-roupas ou algo que possa atrapalhar.
4. Veja se seus equipamentos são de qualidade
A qualidade dos cabos, do modem e do roteador, precisam andar juntos com o sinal de internet.
Verifique se existe algum dano aparente, confira também a posição dos cabos, eles podem estar muito próximos à rede elétrica e estar sofrendo alguma interferência.
5. Confira o número de dispositivos conectados
Como você pode ver, a falha nem sempre está relacionada diretamente à operadora. Algumas coisas ao seu redor podem estar interferindo no sinal.
Uma delas é o uso excessivo da rede, ou seja, muitos aparelhos conectados no mesmo sinal de Wi-Fi. Sempre que possível, desligue os equipamentos que não são essenciais no momento.
E para quem precisa utilizar vários dispositivos simultâneos, considere contratar a fibra óptica. Um dos diferenciais desse tipo de internet é, justamente, suportar diversos acessos ao mesmo tempo.