Nem tudo pode ser congelado. Embora os freezers possam ser um verdadeiro salva-vidas doméstico, seu alcance é limitado. Isso geralmente é descoberto da maneira mais difícil: você inocentemente coloca algo nele e, no dia seguinte, descobre que terá que jogar algo fora.
Para evitar isso, hoje vamos lhe dar uma lista de alimentos que não devem ser congelados. Essa não será uma lista extensa: como não poderíamos citar todos os alimentos que podem e não podem ser congelados, preferimos dar exemplos gerais.
Produtos lácteos
Uma regra básica é que, com algumas pequenas exceções, os laticínios não devem ser congelados. Isso ocorre porque o frio da geladeira fará com que as gorduras se separem, estragando o produto.
Embora você possa ter pensado em exemplos como queijo de pizza congelado e sorvete, essas são exceções. Por um lado, o queijo para pizza congelado é projetado especificamente para poder ser congelado (o que não é fácil),
Já no caso do sorvete, isso é possível porque ele contém uma grande quantidade de ar, o que impede que ele congele e mantenha seu sabor e textura.
Embora isso possa ser óbvio, os molhos que são compostos basicamente de leite, creme ou manteiga também não são adequados para congelamento pelo mesmo motivo.
Frutas e legumes com alto teor de água
Embora existam alguns vegetais adequados para congelamento, aqueles com alto teor de água não resistem bem ao frio. A água interna congela, formando micro cristais que danificam as estruturas internas do vegetal. Isso resulta em uma textura estranha e desagradável quando descongelado.
Pode ser difícil encontrar a linha entre quais frutas e legumes têm alto teor de água e quais não têm. Para dar um exemplo, o aipo, a alface e a melancia não se dão muito bem no frio.
As maçãs podem ser congeladas, se forem cortadas antes (caso contrário, ficarão moles e marrons). Por fim, lamentamos informar que, embora tentador e alguns vídeos do TikTok possam dizer o contrário, o abacate congelado perde o sabor, fica marrom e sua textura o torna intragável. Mesmo a melhor marca de geladeira não consegue congelar o abacate.
Macarrão cozido
Seguindo o exemplo anterior, alimentos macios com alto teor de água perdem a textura quando congelados e descongelados. Sem contar que, quando descongelados, podemos descobrir que estão grudados.
Além do macarrão, isso também se aplica ao arroz (que é tecnicamente um vegetal, portanto, também seria incluído na seção anterior).
Ervas frescas
Embora possamos nos sentir tentados a congelar, as ervas frescas, assim como o pão, não são aconselháveis: o resfriamento e o congelamento tão rápidos podem fazer com que as folhas se tornem quebradiças e percam o sabor e a textura característicos.
Em geral, recomenda-se o uso de ervas frescas para garantir o melhor sabor em seus pratos. Não há muito que inventar aqui, já existe um método de preservação de ervas que foi aperfeiçoado há milhares de anos: secá-las e fazer temperos.
Como descongelar os alimentos?
Uma das dicas mais importantes é tentar não descongelar em temperatura ambiente. Obviamente, isso só se aplica se houver uma grande diferença entre a temperatura da geladeira e a temperatura ambiente.
O descongelamento de alimentos em ambientes muito quentes cria um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Portanto, é sempre recomendável descongelar primeiro na geladeira ou no micro-ondas.
Portanto, a melhor marca de geladeira será aquela que tiver uma boa compatibilidade com o seu freezer. Poder passar de um lado para o outro sem medo de uma mudança repentina é um alívio quando se trata de descongelamento.
O que congela bem?
Qualquer molho sem alto teor de laticínios ou gordura pode ser congelado e descongelado sem nenhum problema. Pães e produtos assados em geral, como rosquinhas e brownies, também são candidatos ao congelamento.