O hidrojateamento é uma técnica que consiste na aplicação de jatos em alta pressão, visando alcançar determinada finalidade. Conheça os seus tipos e aplicações, através da leitura do artigo abaixo!
Aplicações do hidrojateamento
As aplicações da técnica são várias. Mas podemos dividi-la em:
- Limpeza
- Desentupimento
- Corte de materiais
Limpeza
Em se tratando de limpeza, o hidrojateamento é um forte aliado. Sua utilização varia desde a remoção de crostas de pisos e fachadas até a limpeza profunda em indústrias, como em tanques e outros maquinários.
Para tanto, é preciso adequação do jato de água à função que ele irá cumprir. Mas, de qualquer forma, a limpeza feita com essa técnica é altamente eficaz e muito rápida.
Além disso, por meio da utilização do hidrojato, é possível economizar água, colaborando com a sustentabilidade e também com o valor da conta. Sim, o procedimento utiliza muito menos água que uma limpeza normal.
Durante sua execução, não se formam materiais abrasivos, um vez que ele utiliza apenas de água. E, quando ele é finalizado, não restam sobras de nenhum material ou produtos químicos que possam prejudicar a saúde. Dessa forma, o hidrojateamento é extremamente seguro.
Desentupimento
Problemas com entupimentos são comuns e, muitas vezes, a solução é mais fácil. É possível contar com desentupidoras especializadas, por exemplo, para remoção da obstrução de forma mais simples.
Entretanto há vezes nas quais nem mesmo os profissionais conseguem realizar a desobstrução sem recorrer a métodos mais rígidos. Por exemplo, ao hidrojateamento.
Através do uso de uma mangueira com jato de água pressão, posicionada no local certo do encanamento, a força da água empurra a obstrução até que ela não seja mais um problema.
Esse procedimento, entretanto, apenas é feito quando o encanamento se encontra em perfeitas condições. Por isso, antes de sua realização, os profissionais fazem análise através de vídeo-inspeção.
Se constatarem que está tudo certo, seguem com o procedimento. Mas se encontrarem buraquinhos, rachaduras ou outros sinais de que o encanamento pode romper, esse método não é recomendado.
Cortes de materiais
Outra das aplicações do hidrojateamento é no corte de materiais cimentícios, que pode ser feito em indústrias ou mesmo em uma construção civil. A pressão do jato garante a precisão do corte sem danos ao material e sem expor trabalhadores aos perigos da abrasividade.
Cada caso pede um tipo de jato de água diferente
Agora que você já conheceu as utilidades do hidrojato, precisa saber que, para cada um dos casos acima, é preciso utilizar uma pressão diferente. E é essa pressão que nomeia o jato, que pode ser:
De baixa pressão
Comumente utilizado para limpeza de canos PVC, porque não causa nenhum tipo de dano a eles.
De alta pressão
Esse jato é aquele utilizado para limpezas profundas, como aquelas que se faz em condomínios, fachadas e pátios.
Ultrapressão
Também direcionado à limpeza, esse jato é utilizado quando há necessidade de limpar materiais resistentes, como aqueles compostos por metais.
Industrial
Por fim, há o jato industrial, que, como o próprio nome diz, se refere à limpeza realizada em indústrias. Por exemplo, em tanques, estruturas e fornos. O hidrojateamento é altamente recomendável para a limpeza nesses casos, porque não deixa rastros de produtos químicos.
Como encontrar uma limpeza de hidrojateamento
Agora que você já compreendeu as inúmeras vantagens e utilizações do hidrojato, precisa apenas do contato de uma empresa confiável para a realização do serviço com agilidade e confiança.
Uma empresa que preenche esses requisitos e conta com mais de 15 anos no mercado é a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Seus clientes fazem diversas avaliações positivas, as quais você pode acessar no Google ou nas redes sociais.