Hoje em dia existem várias soluções decorativas para todos os tipos de ambientes, desde os mais compactos, até os amplos e ao ar livre. Sendo assim, é comum que logo após a compra com a imobiliária, as pessoas já comecem o planejamento, contratando arquiteto ou designer de interiores, além de iniciar as buscas por elementos que combinem com o espaço.
Portanto, plantas são itens praticamente obrigatórios, visto que o verde dá vida ao cômodo, tornando a decoração mais aconchegante e simpática. Contudo, não é todo mundo que sabe como cuidar das espécies ou tem tempo para isso. Nesse sentido, surgiu no mercado a planta artificial, que hoje em dia é extremamente parecida com a verdadeira.
Essa é uma excelente ideia para decorar apartamentos, mas não é todo mundo que sabe como inserir esses elementos no espaço. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como usar plantas artificiais na decoração. Vamos lá?
Procure plantas artificiais de boa qualidade
A boa notícia é que hoje em dia, existe uma grande variedade de plantas artificiais disponíveis no mercado, feitas para garantir que você encontre réplicas idênticas às de verdade. Sendo assim, é importante priorizar a beleza das plantas e sua qualidade, pois precisam realmente parecer reais. Caso contrário, se tiverem aspecto de mentira, dificilmente irão deixar o ambiente mais bonito. Portanto, quanto maior a semelhança de tamanho, cores e texturas, maior as chances de ter um espaço bonito e natural.
Observe com atenção o material
O material usado na fabricação das plantas artificiais é o que vai determinar a qualidade dos arranjos. Entre os mais utilizados estão tecidos, plástico, EVA e silicone, sendo que esse último é bastante vantajoso por ter uma aparência mais realista, além de ser fácil de limpar. Já quando falamos em flores de veludo, elas desbotam muito rápido e deixam a decoração apagada.
Além disso, quando comprar plantas com caule, prefira os modelos de arame, pois assim pode dobrar e personalizar da maneira que desejar.
Escolha a planta de acordo com o estilo de decoração
Outro ponto importante é saber como combinar os modelos de plantas que adquiriu. Afinal, elas precisam conversar entre si e com os elementos do ambiente em que foram inseridas. Nesse sentido, antes de escolher qualquer uma delas, considere o estilo de decoração desejado para sua casa. Isso porque, o estilo clássico, por exemplo, pede espécies diferentes do estilo industrial ou moderno.
Saiba onde usar
Na sala, você pode colocar plantas artificiais de grande porte nos vasos dispostos pelo chão, que combinam muito bem com as laterais de sofás, nos cantos das paredes ou perto do hall de entrada. Além disso, folhagens menores também podem compor o ambiente, como em ganchos fixados na parede ou sobre estruturas pendentes, de madeira, ferro ou plástico.
Já no quarto, as plantas naturais podem causar sujeira e dar trabalho para regar. Mas, com as plantas artificiais, você aproveita sua beleza e elimina os problemas. Portanto, na suíte do casal, buquês decorativos sobre criado-mudo, penteadeira, nicho ou prateleira são excelentes.
Vale lembrar ainda que as plantas artificiais também combinam muito bem com cozinhas, especialmente aquelas que imitam ervas e temperos. Você pode mantê-las dentro de xícaras, potinhos e Valinhos sobre a mesa, bancada ou peitoril da janela.
Para finalizar, o banheiro é um ambiente úmido e nem sempre pode receber plantas. Por isso, as artificiais são excelentes. Sendo assim, prefira os modelos que imitem folhagens verdinhas, pois assim terá sensação de frescor.
Capriche nos detalhes
Para tornar seu ambiente ainda mais real, existem diversas combinações que podem ser feitas, com detalhes simples, mas bastante eficientes. Uma boa opção, portanto, é misturá-las com elementos encontrados na natureza e que não precisam de cuidados, como galhos, raízes, folhas secas e musgos.
Mas, além da adição de materiais orgânicos, você também pode adquirir essências com aromas parecidos com os das flores e plantas utilizados, que podem ser borrifados sobre os arranjos.
Escolha o melhor recipiente
Para finalizar, o recipiente que pretende colocar as plantas artificiais também faz muita diferença no resultado final. Os vasos são os mais tradicionais e podem ser encontrados em diferentes tamanhos, sendo que os de cerâmica ou inox são mais modernos. Já as jardineiras, sejam ovais ou retangulares, são perfeitas para arranjos na parede ou em estruturas suspensas. As certas, especialmente aquelas feitas de palha, são delicadas e combinam com arranjos de flores. Por outro lado, os potes de vidro são bastante variados e a transparência é ideal para deixar os elementos orgânicos visíveis.
Então, agora que você sabe como usar plantas artificiais na decoração, já pode colocar em prática nossas dicas e escolher as suas. Mas, lembre-se de avaliar o material e qualidade da planta, a fim de garantir beleza aos espaços. Caso contrário, é melhor deixar o cômodo sem nenhum tipo de planta.