Depois de fazer a mudança para o imóvel recém-adquirido com a imobiliária, existem outras questões que precisam ser consideradas, especialmente quando falamos de decoração. Afinal, é ela a responsável pelo conforto dos moradores, assim como o aconchego, praticidade e até mesmo qualidade de vida. Nesse sentindo, um elemento primordial é o armário, seja da cozinha, do quarto, escritório, etc. Isso porque, nele você pode armazenar todos os pertences desejados e garantir, portanto, a organização da casa.
Contudo, um ponto fundamental para ficar atento é o tipo de abertura das portas, pois existem diferentes tipos e cada um deles é indicado para determinados ambientes. Portanto, se você está em dúvida sobre o seu, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e conheça os tipos de aberturas dos armários e móveis planejados e saiba qual é a melhor opção para você.
Quais são os tipos de portas e aberturas de armários?
Como falamos, existem vários tipos de portas e aberturas de móveis planejados e para escolher a melhor opção, é importante conhecer as alternativas disponíveis. Sendo assim, confira abaixo quais são os principais:
Abertura de giro
Essa é a abertura mais comum encontrada nos armários de cozinhas e dormitórios. Para sua instalação, utiliza-se dobradiças convencionais de caneco 26 ou 35, sendo essa última a mais comum hoje em dia.
Sendo assim, é necessário considerar um espaço para a abertura das portas, de circulação e também do usuário em frente ao armário, a fim de garantir um bom acesso. Para esse tipo de abertura, também existem dobradiças de vários tipos, desde as mais simples, até as mais sofisticadas, com ou sem amortecedor, fecho toque e diferentes angulações.
Portas deslizantes
As portas deslizantes são as queridinhas dos moradores, usadas principalmente nos armários dos quartos. Se você não a conhece por esse nome, com certeza já ouviu falar nas portas de correr.
Em casas e apartamentos menores, esse tipo de sistema é o mais recomendado. Isso porque, permite um melro aproveitamento dos espaços e maior área de circulação, assim como acesso ao interior dos armários, sem a necessidade de contabilizar o espaço ocupado por uma porta tradicional de giro, quando aberta.
Atualmente, é possível encontrar diferentes modelos e marcas, sendo que elas podem ser divididas em dois tipos:
- Apoiadas: as portas de correr apoiadas são as mais comuns, simples e baratas. Aqui, os rodízios ficam apoiados sobre os trilhos, sendo essa a alternativa mais indicada para portas leves.
- Suspensas: ideal para portas mais pesadas, sendo que o trilho inferior não fica aparente, e os rodízios correm no trilho superior. Portanto, em relação à estética, é uma opção mais requintada.
Portas sanfonadas
Esse estilo de porta, também conhecido como porta camarão, tem folhas duplas, que correm por um trilho superior e outro inferior. A boa notícia é que ela ocupa menos espaço na área de circulação do que a porta convencional de giro, até metade da largura. Atualmente, é muito utilizada para fechar ambientes inteiros em espaços pequenos, como cozinhas, lavanderias e também nos armários dos dormitórios.
Portas basculantes
Quando falamos das portas basculantes, o sistema é muito encontrado em cozinhas e em ambientes com armários aéreos, como salas, Home office, etc. Sua abertura é completa para cima, tornando o acesso totalmente livre aos armários.
A ferragem mais comum encontrada para esse tipo de abertura é o pistão a gás, em conjunto com a dobradiça, que faz o movimento de 90 a 110˚ para cima. Vale lembrar, no entanto, que existem outros modelos mais sofisticados de ferragens, que possuem outros tipos de abertura, como paralela, inclinada para cima ou até mesmo que permite a abertura de duas portas simultâneas.
Portas coplanares
Esse modelo de abertura pode ser considerado um subgrupo das portas deslizantes, pois também deslizam sobre os trilhos. Contudo, o funcionamento é um pouco diferente. Afinal, as portas ficam em um mesmo plano (por isso são chamadas de coplanares). Seu funcionamento é muito parecido com as portas de van, que quando fechadas, ficam coplanares e quando abertas, uma desliza sobre a outra.
Portas escamoteáveis
Por fim, esse é um tipo de abertura usado para fechar ambientes inteiros, como cozinhas e lavanderias. Quando as portas estão abertas, ficam armazenadas nas laterais do armário, correndo sobre um trilho e não ocupam espaço quando fechadas. Essa é uma solução muito adotada pelos arquitetos e existem várias marcas que comercializam esse tipo de produto.
Então, agora que você sabe mais sobre os tipos de abertura dos móveis, já pode escolher qual dessas opções mais se encaixa em seu ambiente. Lembre-se que nenhuma é melhor do que a outra, pois cada uma possui suas características e adequações. Portanto, não deixe de conversar com um profissional especialista para te ajudar na melhor escolha. Dessa forma, terá um ambiente totalmente planejado e proporcional às suas necessidades e demandas.