Se seu jardim está com aspecto ruim, se a grama não está bonita, se o escoamento da água está comprometido, porque o ralo linear instalado próximo não está funcionando corretamente, causando encharcamento do solo, é hora de tomar uma atitude.
O jardim é a parte encantadora de uma casa, pois funciona como um cartão postal para os visitantes, ao mesmo tempo que se torna um espaço acolhedor para os moradores. Sendo assim, não importa o tamanho, mas sim a beleza e organização.
Veja algumas dicas para promover uma reforma e deixar sua casa muito mais bonita.
Contrate profissionais especializados
A melhor maneira de ter um jardim bonito e trazer mais modernidade para a sua casa é contratar um paisagista. Ele será responsável por elaborar um projeto para o seu espaço, de acordo com seu gosto e suas necessidades.
Além dele, você pode contratar também um arquiteto, caso deseje mudar a estrutura do jardim, acrescentar pergolados e demais elementos na parte estrutural do seu espaço. Esse ambiente pode ser também um local de descanso e relaxamento, portanto, use a criatividade.
O jardineiro é o profissional indispensável para fazer o plantio e a manutenção das plantas. Isso inclui a rega, a poda e replantio quando necessário. Para obter o resultado desejado é importante que ele siga todas as orientações do paisagista.
Cuide da iluminação
De nada adianta ter um espaço revitalizado, se durante a noite a beleza do seu jardim não é valorizada ou mesmo pode ser vista, é preciso mudar imediatamente essa condição.
Muito mais que escolher as lâmpadas adequadas, por meio de um projeto de iluminação personalizado é possível instalar os acessórios adequados, tais como luminária, spot, refletor, entre outros modelos.
Eles devem ser colocados de forma estratégica, de maneira a destacar aspectos importantes, resultando numa obra arquitetônica natural com pontos de luz em meio às plantas.
Um jardim bem iluminado é muito mais seguro, portanto, é muito mais fácil transitar por ele durante a noite. Portanto, muito mais que beleza e harmonização, a iluminação é um elemento funcional para o seu jardim.
Cultive árvores frutíferas
Mesmo que o espaço seja pequeno, uma dica para ter um jardim bonito e moderno é cultivar árvores frutíferas. Elas podem ser plantadas em vasos e diretamente no chão. Embora a variedade seja grande, é preciso escolher a espécie de acordo com o tipo de solo e espaço que você possui.
Algumas opções bastante comuns são:
- Aceroleira,
- Amoreira,
- Caramboleira,
- Cerejeira,
- Jaboticabeira,
- Limão Siciliano;
- Pitangueira,
- Romanzeira, entre outras.
É importante ressaltar que a escolha da árvore ideal deve ser feita somente após avaliar o espaço disponível e a altura máxima a que a planta pode chegar.
Invista em móveis
Muito mais que ter um espaço bonito e moderno, o jardim precisa ser funcional, pois, não há nada melhor que descansar e relaxar em um local com plantas e muito bem cuidado.
Sendo assim, invista em móveis para agregar ainda mais valor ao ambiente. Você pode optar por bancos de madeira ou de ferro. Para espaços maiores você pode investir em jogos de mesas e cadeiras, poltronas para áreas com cobertura ou mesmo um divã acolchoado.
Outra dica para deixar esse espaço ainda mais gostoso é colocar redes para descanso ou instalar os famosos e tradicionais balanços. Certamente, seu jardim será um dos ambientes preferidos da sua casa.
Ofereça um espaço receptivo para os pássaros
Nada melhor que ouvir os cantos dos pássaros visitando seu jardim. Para que eles voltem com frequência, ofereça um espaço receptivo com comida e água. Você pode oferecer frutas penduradas em um suporte, painço, aveia e sementes.
Um cuidado importante para não causar problemas na saúde dos animais é sempre oferecer os alimentos secos e água em outro recipiente. Lembre-se sempre que esta deve ser pura e sempre fresca.
Conclusão
O jardim é um complemento da casa, além de deixar o espaço bonito, aconchegante e funcional, ele agrega valor ao imóvel. Quando bem iluminado chama a atenção para o exterior da casa, deixando-a ainda mais bonita.
No entanto, se você mora em apartamento, pode aproveitar o espaço da sacada, varanda ou mesmo corredor do seu apartamento. Nesse caso, a dica é aproveitar cantinhos, paredes, loterias e construir um jardim vertical.
Você pode colecionar as mais variadas espécies de plantas e até mesmo árvores frutíferas de pequeno porte. Para valorizar ainda mais o ambiente, adquira vasos grandes, resistentes e bonitos para plantar.
Se o espaço permitir, acrescente cadeiras e mesas no seu jardim, ou simplesmente um banco de 2 ou 3 lugares para deixar o espaço mais aconchegante.
Assim como em jardins externos construídos nas casas, os jardins de apartamentos também podem oferecer alimentos e água para os pássaros. Adquira as vasilhas e suportes adequados. Além disso, faça a higiene periódica para evitar doenças nos animais.
Não importa o tamanho do seu espaço, o que vale é investir na construção do seu jardim.