Diversos problemas podem acometer homens e mulheres quando falamos da saúde dos cabelos. Mas, um muito comum é a porosidade nos fios, quando eles ficam ásperos, com uma textura grossa e embaraçam com muita facilidade. Isso acontece quando as madeixas sofreram danos, ficando com suas cutículas abertas e até mesmo com lacunas em sua estrutura interna. Sendo assim, é muito importante procurar uma loja de cosméticos e adquirir os produtos certos para ajudar no processo.
Mas, além disso, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas sobre o que fazer se o seu cabelo estiver poroso. Vamos lá?
O que deixa o cabelo poroso?
Algumas das principais causas da porosidade nos cabelos são químicas em geral, como coloração, descoloração e alisamento, além de exposição solar excessiva e o uso frequente de fontes de calor, como secador, prancha e modelador de cachos. Isso porque, tudo isso causa diversas lesões na camada superficial do fio, ou seja, nas cutículas capilares. Como consequência, elas ficam abertas e podem deixar o córtex, que é a parte interna do cabelo, exposto ao ressecamento e ainda mais danos. Da mesma forma, quando a porosidade é severa, os fios também podem ficar suscetíveis à quebra.
O que fazer quando o cabelo está poroso?
Existem diferentes níveis de porosidade de cabelo, baixo, médio e alto e cada um deles exige um tipo de tratamento.
Por exemplo, para cabelos com alta porosidade, ou seja, que estão muito ressecados, o tratamento mais indicado é a reconstrução. Afinal, aqui são utilizadas máscaras próprias para fios porosos, ricas em aminoácidos e proteínas que têm como principal objetivo devolver a massa para a fibra capilar, regenerando e reestruturando os fios. O cronograma capilar indicado é intercalar 6 hidratações, 4 nutrições e 2 reconstruções.
Já para cabelos com média porosidade, podemos dizer que eles estão saudáveis, mas é importante não se descuidar. Sendo assim, é importante investir em hidratações e nutrições capilares, utilizando máscaras hidratantes ou óleos vegetais para a umectação. O tratamento ideal é intercalar 6 hidratações, 5 nutrições e 1 reconstrução.
Por fim, cabelos com baixa porosidade têm as cutículas muito fechadas, o que pode dificultar a absorção de água ou qualquer outro tipo de tratamento. Portanto, o ideal é focar na hidratação constante dos fios. Intercale no cronograma capilar 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução.
Invista em cuidados diários
É importante lembrar ainda que por mais que seja fundamental adquirir produtos de boa qualidade e investir no cronograma capilar adequado, isso de nada adianta se você não tomar os cuidados diários. Isso porque, quando a porosidade do cabelo voltar ao normal, se continuar com a mesma rotina de antes, os cabelos irão voltar para o estado poroso, tornando-se quebradiços, opacos e ásperos.
Sendo assim, um dos pontos mais importantes que devemos lembrar é que a hidratação de nosso corpo acontece de dentro para fora. Nesse sentido, é primordial ingerir uma quantidade adequada de água todos os dias, cerca de 35 ml por kg corporal. Da mesma forma, ter uma dieta balanceada e saudável também irá impactar na saúde de seus fios.
Produtos corretos
Devemos ressaltar ainda que, para quem quer recuperar o cabelo poroso de forma eficiente, uma reconstrução capilar a cada 15 dias e hidratações semanais são grandes aliados. Mas, é importante que os cosméticos utilizados sejam adequados às necessidades de seus fios. Da mesma forma, utilize também óleos, leave-ins e máscaras hidratantes com proteínas e lipídios.
Outro ponto que não podemos deixar de citar é que como os fios estão com alta porosidade, eles possuem cutículas mais abertas. Como consequência, eliminam os ativos dos produtos com a mesma facilidade que os absorvem. Nesse sentido, é primordial que você mantenha a constância do tratamento, utilizando os cosméticos semanalmente para que o cabelo se recupere por completo. Por fim, dê uma pausa ou maior espaçamento entre as colorações e químicas alisantes.
Então, agora que você sabe como cuidar de um cabelo poroso, já pode colocar em prática nossas dicas. É importante observar o nível de porosidade, a fim de garantir o tratamento adequado, além de adquirir produtos que supram as necessidades de seus fios, indicados justamente para seu tipo de cabelo.