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Home»Geral»O que fazer para cancelar uma compra no cartão de crédito?
Geral

O que fazer para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Redação Bahia em FocoBy Redação Bahia em Foco15/03/2023Nenhum comentário4 Mins Read
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cancelar compra no cartão
cancelar compra no cartão
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Você sabia que é possível cancelar uma compra no cartão de crédito se você se arrepender do gasto? O Código de Defesa do Consumidor garante a proteção dos direitos de cancelamento e estorno de compras em diversas situações.

No entanto, é preciso seguir o passo a passo corretamente, para que você consiga reaver seu dinheiro. Vamos entender melhor como cancelar o pagamento feito no cartão?

É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sim, é possível cancelar uma compra efetuada no cartão de crédito. Confira agora as situações nas quais você pode reivindicar a exclusão do pagamento e solicitar o reembolso.

Arrependimento e desistência de compra virtual

As leis de proteção e defesa do consumidor garantem o prazo máximo de 7 dias para o cancelamento de compras feitas de maneira não presencial. Ou seja, caso você tenha adquirido um produto pelas plataformas online, é possível, sim, mudar de ideia em até 1 semana.

Atenção: o direito de arrependimento não é previsto para compras presenciais, porém é possível negociar com o estabelecimento uma solução que não lesione nenhuma das partes.

Produto não recebido

A não entrega do produto configura a clássica situação de cancelamento de compra. Desta forma, se o recebimento estiver demorando desproporcionalmente, é seu direito solicitar a suspensão do pagamento. Vale a pena lembrar que, mesmo a empresa reajustando o novo prazo de entrega, você ainda terá o direito de cancelar a compra.

Produto não condizente com o anúncio

Você adquire um produto na internet com base nas descrições e imagens, porém o que você recebe é um item completamente diferente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDN), situações de propaganda enganosa autorizam o cliente a cancelar o pagamento. Fique atento aos prazos: normalmente, você deve solicitar o cancelamento em até 30 dias após o recebimento de bens não duráveis ou 90 dias para bens duráveis.

Produto defeituoso

Em casos de problemas na qualidade do produto, o consumidor tem 30 dias após a compra para cancelar o pagamento. Vale lembrar que o procedimento é válido para compras online e presenciais.

Também é possível chegar a um consenso com o vendedor e solicitar a substituição do item. Cada loja terá suas próprias regras para trocas, sendo que você deverá entrar em contato imediatamente com o atendimento ao consumidor.

Valor incorreto ou divergente

Caso você note que o valor pago foi diferente do combinado, solicite o cancelamento imediato da compra. Existem muitos casos de golpes no cartão de crédito envolvendo valores divergentes, então é extremamente importante estar atento a estes detalhes. 

E cancelar compra no cartão de débito, é possível?

Sim, é possível! No entanto, além de cancelar, você deverá solicitar o estorno do pagamento. Na prática, os conceitos são semelhantes, porém o estorno envolve especificamente a devolução do dinheiro.

Todas as situações mencionadas para o cartão de crédito também são aplicáveis ao pagamento no débito, sendo que a devolução do dinheiro deve ser feita inclusive com a correção monetária adequada.

Como cancelar compra no cartão de crédito

Para situações presenciais, você deve solicitar o cancelamento diretamente à loja. Por outro lado, para compras virtuais, a solicitação pode ser feita diretamente na plataforma online usada. Além disso, em ambos os casos é preciso entrar em contato com o banco para acompanhar a contestação do pagamento.

Pode ser aberta uma disputa da contestação, sendo que o banco irá analisar toda a sua documentação antes de decidir se o cancelamento procede ou não.

Cuidados ao comprar com o cartão de crédito

O uso prudente do cartão de crédito é essencial para manter um bom planejamento financeiro. Desta forma, veja alguns pontos de atenção:

  • Utilize o cartão virtual para compras online
  • Mantenha um limite baixo para a fatura para não exceder os gastos
  • Utilize aplicativos bancários para controlar seu orçamento
  • Realize compras somente em lojas virtuais conhecidas e seguras.

Além disso, preste sempre muita atenção ao valor que consta na maquininha do cartão. Desta forma, você evita que valores incorretos sejam cobrados. Tome cuidado com seu cartão de crédito e evite dores de cabeça desnecessárias!

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Redação Bahia em Foco
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