IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPARÁ DO SALÃO DO CHOCOLATE DE PARIS

Dr. Valnei Pestana

O secretário de agricultura de Ipiaú, Valnei Pestana, foi convidado para compor a caravana do governador Rui Costa, participando no próximo dia 26 do Salon du Chocolat, maior exposição da cultura chocolateira do mundo, em Paris, França.

O conhecimento do médico urologista a respeito do processo de fabricação do chocolate, bem como seu empenho em tornar realidade a fabricação do produto na região de Ipiaú, foram vitais para que o governador o convidasse para integrar o grupo.

Produtor de cacau e pesquisador do segmento, Valnei Pestana construiu significativo acervo de informações e experiências nas constantes visitas a pequenos e médios produtores de chocolates especiais na Itália, mantendo contatos, examinando a técnica de produção, o processo de distribuição e, principalmente, a qualidade obtida a partir dos frutos  considerados inferiores em relação ao cacau brasileiro, cujo potencial de produtividade e valores nutritivos, superam em muito o que foi observado em alguns lugares do mundo.

Ao assistir algumas de suas palestras pode-se depreender a existência de real possibilidade de transformar a região que já teve expressiva produção de cacau, num polo de produção de chocolate, em regime de cooperativa, a ser exportado para o mercado interno e, sobretudo, para o mercado internacional. Isto significa agregar valores a menores quantidades do produto, antes vendido sob o regime de comodities, com resultados vinculados ao volume entregue aos armazéns dos compradores.

Com a técnica, o fazendeiro de cacau passa a produzir não apenas cacau-moeda, mas um dos mais nutritivos alimentos do planeta, comercializando sua produção de chocolates de qualidade, o que permite a obtenção de resultados semelhantes às vendas dos grandes volumes do passado, podendo representar o retorno aos tempos áureos desta região. Daí a grande importância do trabalho de pesquisas desenvolvido por Dr. Valnei, resgatando uma fonte de divisas onde o cacauicultor regional detém efetivo expertise, com conhecimento experienciado, ao longo de mais de cem anos, absorvidos dos ancestrais.

Nasce na região, a esperança de retornar aos bons tempos de grande produção de cacau, agora pulverizada entre inúmeros proprietários de pequenas áreas rurais, aplicando o aprendizado, imposto pela natureza, da divisão absoluta das riquezas do solo e da aplicação da logística em cooperativa, rateando, inteligentemente, os custos decorrentes.

 

2 Respostas to “IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPARÁ DO SALÃO DO CHOCOLATE DE PARIS”

Escreva seu comentário