IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPARÁ DO SALÃO DO CHOCOLATE DE PARIS

Dr. Valnei Pestana

O secretário de agricultura de Ipiaú, Valnei Pestana, foi convidado para compor a caravana do governador Rui Costa, participando no próximo dia 26 do Salon du Chocolat, maior exposição da cultura chocolateira do mundo, em Paris, França.

O conhecimento do médico urologista a respeito do processo de fabricação do chocolate, bem como seu empenho em tornar realidade a fabricação do produto na região de Ipiaú, foram vitais para que o governador o convidasse para integrar o grupo.

Produtor de cacau e pesquisador do segmento, Valnei Pestana construiu significativo acervo de informações e experiências nas constantes visitas a pequenos e médios produtores de chocolates especiais na Itália, mantendo contatos, examinando a técnica de produção, o processo de distribuição e, principalmente, a qualidade obtida a partir dos frutos  considerados inferiores em relação ao cacau brasileiro, cujo potencial de produtividade e valores nutritivos, superam em muito o que foi observado em alguns lugares do mundo.

Ao assistir algumas de suas palestras pode-se depreender a existência de real possibilidade de transformar a região que já teve expressiva produção de cacau, num polo de produção de chocolate, em regime de cooperativa, a ser exportado para o mercado interno e, sobretudo, para o mercado internacional. Isto significa agregar valores a menores quantidades do produto, antes vendido sob o regime de comodities, com resultados vinculados ao volume entregue aos armazéns dos compradores.

Com a técnica, o fazendeiro de cacau passa a produzir não apenas cacau-moeda, mas um dos mais nutritivos alimentos do planeta, comercializando sua produção de chocolates de qualidade, o que permite a obtenção de resultados semelhantes às vendas dos grandes volumes do passado, podendo representar o retorno aos tempos áureos desta região. Daí a grande importância do trabalho de pesquisas desenvolvido por Dr. Valnei, resgatando uma fonte de divisas onde o cacauicultor regional detém efetivo expertise, com conhecimento experienciado, ao longo de mais de cem anos, absorvidos dos ancestrais.

Nasce na região, a esperança de retornar aos bons tempos de grande produção de cacau, agora pulverizada entre inúmeros proprietários de pequenas áreas rurais, aplicando o aprendizado, imposto pela natureza, da divisão absoluta das riquezas do solo e da aplicação da logística em cooperativa, rateando, inteligentemente, os custos decorrentes.

 

3 Respostas to “IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPARÁ DO SALÃO DO CHOCOLATE DE PARIS”

  • Izabel Leal says:

    Parabéns Wilson por publicar essa reportagem, sobre o Secretário, Dr Valnei Pestana. Os conhecimentos dele são exemplos para os ipiauenses. Valeu! Parabéns Dr Valnei.

  • Jussara says:

    Uma pessoa do BEM!!
    Parabéns, Valnei, pelo seu empenho por Ipiaú.

  • Sonia Muniz Caplan says:

    São poucos os homens de caráter ímpar como Dr Valnei Pestana, um homem simples, honesto, sincero, um marido e pai exemplar. Um brilhante profissional, tenho uma profunda admiração e respeito por ele. Qualquer que seja o trabalho que ele esteja desenvolvendo, ninguém nunca poderá duvidar de sua capacidade. Apoiaria se entrasse na política Ipiauense, INDIFERENTEMENTE DE PARTIDO POLÍTICO!
    Com certeza esta viagem fará muito bem para Ipiau e região cacaueira.
    Tenho um orgulho imenso de te-lo conhecido.
    Um abraço Valnei, o sucesso é uma rotina em sua vida porque você é um guerreiro.

Escreva seu comentário