Archive for outubro, 2017

COMITIVA DA BAHIA NO SALÃO DO CHOCOLATE EM PARIS

Secretários estaduais participam de evento ao lado de produtores de cacau e chocolate em Paris

Consolidar o chocolate como foco de exportação para os produtores de cacau, bem como atrair novos investimentos para a Bahia, foi o objetivo precípuo que a comitiva baiana se deslocou à França, acompanhando a missão do governador Rui Costa.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga se reuniram com empresários da indústria do chocolate e da área do turismo, no último sábado, 28, em Paris, na França. A agenda incluiu visita ao Salon du Chocolat, principal evento mundial do setor, e do qual participam 500 expositores da França e mais de 50 países.  Em sua 23ª edição, o Salon du Chocolat Paris abriu a programação  em uma área de 20 mil metros quadrados do Porte de Versailles.

O evento reúne, até 1º de novembro, chocolatiers, chefes pasticeiros, confeiteiros, designers e especialistas. No estande da Bahia, produtores de cacau e chocolate expõem seus produtos para um público ávido por novidades.

A Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio de Contas – APROC, está representada no evento pelo secretário municipal da Agricultura de Ipiaú e ex-presidente da entidade, Valney Pestana, médico e produtor de cacau no município de Ipiaú. A expectativa dos organizadores do evento é de atrair público estimado em 100 mil visitantes em cinco dias. O coordenador do estande da Bahia no Salon du Chocolat, o produtor de cacau e chocolate Marco Lessa disse que os produtores buscam a utilização de mais tecnologia e divulgação. “A meta é tornar a Bahia referência internacional na produção de chocolates finos”.

O projeto de produção de chocolates de qualidade para exportação e consumo interno, tal como aconteceu em Ilhéus e outras regiões da Bahia, foi idealizado no Território Médio Rio das Contas por Valney Pestana em conjunto com outros produtores de Ipiaú e região, visando agregar valor ao cacau vendido em amêndoas, comercializando também o chocolate fino, com 85% de cacau puro, para o mercado interno e, principalmente no exterior. Aliás, o então presidente da  O resultado pode vir a ser um importante fator de recuperação da lavoura cacaueira, combalida desde a instalação, criminosa para alguns, da praga Vassoura de Bruxa, que dizimou toda a outrora pujante região do cacau.

ANÉSIA CAUAÇU RETRATADA EM LIVRO COM FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA

Por Zé Américo*

 

 

Será neste sábado, 28, no Centro Cultural de Jequié, às 19 horas, o lançamento do livro “Anésia Cauaçu( Lenda e Historia no Sertão de Jequié).

O autor é o competente jornalista Wilson Midlej, cidadão honorário de Ipiaú e membro do Coletivo Cultural.

O jornalista, escritor e doutor em comunicação, Sérgio Mattos define o novo livro de Wilson Midlej como “Um Romance Histórico”.

-Em Anésia Cauaçu, o jornalista e ficcionista Wilson Midlej reconstrói acontecimentos, costumes e personagens históricos, descrevendo com minúcias aspectos antropológicos, axiológicos, culturais, jurídicos e sociológicos que caracterizam as guerras e lutas empreendidas pelos coronéis na disputa pelo poder político, principalmente no período de 1909 e 1916-.

Sérgio Mattos acrescenta que a historia do banditismo, do cangaço e da colonização italiana na região é narrada e entremeada com as atrocidades cometidas pelas forças oficiais enviadas pelo governo para manter a ordem.

“A narrativa, embasada no roteiro do filme sobre Anésia Cauaçu, figura lendária e personagem central do romance, descreve as ações dessa mulher –guerreira, mulher-bandida, capoerista e boa de mira com arma de fogo.

Ela foi cantada por cordelistas nas feiras e ruas da região como sendo a Musa do Gangaço”.

“Ao ler este romance histórico, o leitor é transportado para o cenário das batalhas, narradas com detalhes que estimulam a visão dos acontecimentos como se lá estivesse presente ou como se assistisse a um filme”, conclui Sergio Mattos.

Vale explicar que este livro de Wilson Midlej decorre do roteiro de um filme de longa metragem concebido por ele e o artista multimidiático Lula Martins, no decorrer do ano de 2001.

*José Américo da Matta Castro é jornalista, poeta e escritor.

TU É DE JEQUIÉ?

No aniversário de 120 anos da emancipação política e administrativa de Jequié, muitas manifestações de bom humor e criatividade aconteceram na via pública. Veja essa:

TEMER PASSA MAL E É LEVADO PARA CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL

Brasília Urgente: O presidente Michel Temer teve um mal-estar na manhã desta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto e foi levado para o centro cirúrgico do Hospital Militar.
Segundo as primeiras informações, o problema seria urológico e não tem relação com a obstrução parcial em uma artéria coronária que foi diagnosticada no presidente nos últimos dias.
Veja a reportagem de Andreia Sadi, no Globonews:

SUDENE: ENCONTRO DEBATE CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA

Evento promovido pela Sudene, no último dia 18, em Recife, reuniu representantes de órgãos de controle.

Prof. Antônio Ribeiro abordou o tema que foi objeto de estudo na sua tese de doutoramento

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentaram palestras, respectivamente, sobre “Gestão de Riscos e Controles Internos no Setor Público” e “Referencial de Combate a Fraude e Corrupção”. O evento foi marcado pela explanação do diretor de Administração da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Antônio Ribeiro, que discorreu sobre sua tese de doutorado intitulada “Do Autoritarismo à Democracia: continuidades e mudanças da corrupção política no Brasil após a redemocratização” – aprovada pela Universidade de Lisboa e que deu origem ao livro de mesmo nome.

Segundo o gestor, o trabalho avalia a corrupção e política no Brasil entre 1954 e 2015, dividindo a análise em três períodos, que compreendem o regime militar (1964/1985), 1ª etapa da redemocratização (1985/2002) e 2ª etapa da redemocratização (2003/2014). As principais variáveis comparativas foram política, econômica, intensidade da corrupção, organizações envolvidas (públicas e privadas), atores envolvidos e modus operandi.

Foram levantados causas e efeitos, destacando as diferenças dos fatores determinantes, características e favorecidos nos três períodos destacados. Com relação às características, por exemplo, Antônio Ribeiro enfatizou que havia uma concentração no sistema financeiro durante o regime militar, ficando dispersa no segundo período e tornando-se generalizada/sistêmica na segunda etapa da redemocratização. O estudo traz uma análise comparativa entre as atuações dos setores público e privado e dos partidos políticos, mostrando, ainda, os índices de corrupção no Brasil, que ficou em 79º entre 176 países investigados (ranking 2016).

Ribeiro informou que, segundo a FIESP, o Brasil responde por, no mínimo, 26% de todo o dinheiro da corrupção mundial, percentual que, “na pior hipótese, pode chegar a 43%”. Ele enfatizou que eliminar a corrupção aumentaria em 47% o número de matrículas no ensino fundamental da rede pública e em 89% na quantidade de leitos para internação em hospitais. O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, ressaltou a importância do controle para “tornar a administração pública mais eficiente, voltada efetivamente para o cidadão”.

Órgãos de controle

O auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Isvaldo Lima Filho, defendeu a implantação de uma política de gestão de riscos nas instituições públicas, “um dos pilares da governança, possibilitando uma eficácia maior aos controles internos”. Ele explicou que dessa forma é possível identificar os eventos que podem ocorrer, dificultando e comprometendo o alcance dos objetivos. O passo seguinte é analisar causas e consequências, elegendo um tratamento para os riscos.

Isvaldo destacou que é necessário “voltar, cada vez mais, nosso olhar para os resultados” e afirmou que a gestão de riscos aumenta a probabilidade de atingir os objetivos, encoraja uma gestão proativa, melhora a identificação de oportunidades e ameaças, melhora os controles, minimiza perdas e aumenta a resiliência das organizações, entre outras vantagens.

O secretário de Controle Externo do TCU, Lincol Lemos Maciel, destacou os principais pontos do “Referencial de Combate a Fraude e Corrupção”, elaborado pelo Tribunal de Contas da União e voltado para órgãos e entidades da administração pública. A publicação aborda, entre outros pontos, os mecanismos de combate a fraude e a corrupção; a prevenção – através da ética e integridade, controle preventivos e transparência/accountability; e formas de detecção, investigação, correção e monitoramento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste

GOVERNADOR RUI COSTA É O MAIS NOVO CIDADÃO DE JEQUIÉ

Rui Costa agradece a homenagem prestada pelo legislativo jequieense

O governador Rui Costa foi homenageado na noite desta segunda-feira, 23, com o título de Cidadão Jequieense, outorgado pela Câmara de Jequié. Agora é cidadão jequieense. “É uma alegria estar aqui essa noite. Estou emocionado por receber o título de cidadão de Jequié. Já me sentia filho de Jequié antes do título. Mas agora sou oficialmente cidadão de Jequié. De coração, eu agradeço a cada um dos vereadores pelo título”, destacou Rui. A primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, natural de Jequié, compareceu à solenidade, que também teve a presença de familiares, amigos e autoridades. Rui Costa acrescentou que já foi “vereador em Salvador, já concedi títulos de cidadão e já vi gente receber. Alguns recebem títulos por ter contribuído com a humanidade, arte e cultura, mas não necessariamente por ter feito algo pelo lugar. Hoje, me sinto orgulhoso e representado com essa homenagem por tudo que estamos fazendo e vamos fazer por Jequié”.

A solenidade presidida pelo vereador Emanoel Campos Silva – Tinho, contou com as presenças do prefeito Sérgio da Gameleira, dos deputados Antonio Brito (federal) e Euclides Fernandes (estadual) e todos os vereadores. A concessão do título foi proposta pelo vereador Ramon Fernandes e acatada por unanimidade pela casa. “É um reconhecimento ao governador por tudo aquilo que ele tem feito pelo município desde que assumiu o mandato. São diversas obras entregues e ordens de serviço para obras que vão ser entregues futuramente. Há também o laço familiar, pois a primeira-dama é aqui do município. É uma homenagem justa pelo aspecto pessoal e também pelo aspecto de serviços prestados ao município”, disse o autor da proposta.

LANÇAMENTO DE LIVRO NO CENTRO DE CULTURA ACM

Gentileza do talentoso design e consultor de Marketing, Júnior Lisboa.

 

IPIAÚ: INCÊNDIO ATINGE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA NO CENTRO DA CIDADE

 

Por volta das 2h00 da madrugada deste domingo (22), um incêndio de causas desconhecidas até o momento, atingiu um escritório de advocacia Euclides Neto Advogados, situado à Rua Castro Alves, ao lado do Ed. Otan, centro de Ipiaú.

Ao perceber as chamas que aparentavam se propagar do interior do escritório para fora, populares que residem nas imediações tentaram conter as chamas, utilizando baldes com água.

Um comerciante proprietário de um outro estabelecimento comercial próximo ao escritório presenciou o fato juntou-se às pessoas na tentativa de controlar as chamas. Segundo informações de testemunhas, em avaliação superficial, o incêndio atingiu a recepção do escritório, tendo atingido o mobiliário, além do computador e outros aparelhos eletrônicos.

Indícios apontam para ato criminoso

Há suspeitas de ato criminoso

Após a contenção das chamas que atingiram a sede do escritório da Euclides Neto Advogados, o Dr. Marcelo Teixeira, proprietário do imóvel informou que algumas medidas já foram tomadas no intuito de elucidar os fatos que deram origem ao incêndio.

De acordo com o Dr. Marcelo, ao chegar ao local, ele ficou estarrecido com o cenário de destruição e, segundo ele, militares que atenderam a ocorrência em uma análise preliminar levantaram a suspeita do incêndio ter sido causado por uma ação criminosa, já que no local haviam restos de materiais inflamáveis como uma “bucha” e um balde plástico queimado, além do forte cheiro de combustível.

Apesar do local estar isolado para realização de perícia técnica, era possível ver parte da destruição no interior do imóvel. Paredes, almofadas e até um aparelho de TV fixado à parede foram atingidos pelas chamas.

Os danos só não foram maiores porque haviam poucos materiais para alimentar as chamas, já que os bancos no local são de concreto, não havia tapete ou carpete e o teto é em lage. Mesmo assim as chamas se espalharam pelo ambiente, o que reforça ainda mais a hipótese de crime.

De acordo com Dr. Marcelo Teixeira, foi feito o registro da ocorrência pela Polícia Militar e em seguida foi feito o registo do BO também junto à Polícia Civil, que estará encaminhando uma equipe da Polícia Técnica de Jequié para períciar o local e tentar identificar as causas e causadores deste crime.

Por se encontrar em uma área comercial, provavelmente câmeras de vigilância nas imediações deverão ajudar na elucidação deste incêndio com indícios de ter sido proposital.

Em entrevista concedida à imprensa, o Dr. Marcelo Teixeira levantou o questionamento à respeito da ausência de uma equipe de brigadistas de combate a incêndio na cidade. “Em outros tempos, ainda tínhamos o apoio e auxílio da iniciativa privada, para socorrer em casos como este. ”

 “Pelo porte da cidade de Ipiaú, creio que já deveríamos contar com ao menos uma viatura de combate a incêndios, não ficando reféns do deslocamento de uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de Jequié  (distante 50 Km) sempre que houver alguma ocorrência de maior gravidade”, registrou o site Ipiaú Online.

Fonte: Ipiaú Online

MORREU O MÉDICO DANIEL ANDRADE, EX-PREFEITO DE JEQUIÉ EM DOIS PERÍODOS

Dr. Daniel Andrade em dois momentos solenes

Irmanados com os sentimentos da imprensa e da população jequieense, anunciamos, com pesar, o falecimento do médico ortopedista Dr. Daniel Ferreira Andrade, prefeito de Jequié em dois mandatos 1963-1967 e de 1971 a 1972.

Dr. Daniel com a esposa e filhos residiu por muitos anos na cidade onde também atuou na atividade médica e desenvolveu atividades na agropecuária. Em 2011, em uma de suas últimas aparições pública, foi homenageado pela Prefeitura de Jequié com uma comenda de ex-prefeito, na gestão de Luiz Amaral. O prefeito Luiz Amaral divulgou nota de pesar no site oficial da Prefeitura e decretou luto oficial por três dias no município.

Apresentamos nossas condolências à família, dirigindo-nos ao seu filho, nosso amigo e companheiro rotariano, Daniel Andrade Júnior, bioquímico funcionário da Embasa em Jequié, nossos profundos sentimentos de pesar.

O prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, divulgou Nota Oficial de Pesar, através do site da Prefeitura Municipal e decretou luto oficial no município por três dias.

OPOSIÇÃO ESTUDA AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA GOVERNO POR PATROCÍNIO A EVENTO PRIVADO NO VALOR DE R$700 MIL

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, analisa dar entrada em uma ação de improbidade administrativa contra o governador Rui Costa (PT) por patrocinar evento privado, com dispensa de licitação, no valor de R$700 mil. O governo do estado, através da Superintendência de Fomento do Turismo do Estado (Bahiatursa), determinou a cota de patrocínio para a realização da turnê de Paul McCartney, que acontece hoje (20/10), na Arena Fonte Nova, com ingressos nos valores de R$ 95 a R$750. O contrato do govern com a Time for Fun Mídia foi publicado com assinatura, na data de ontem 19/10/17, com vigência de 90 dias.

“É um absurdo que em um estado com tantas necessidades, inclusive com um Hospital em Itaparica, hoje, fechado por falta de pagamento dos salários aos médicos, o governo faça um contrato sem licitação no valor de R$700 mil, em apoio a um evento privado.Estamos investigando e analisando a possibilidade de entrarmos com uma ação, já que se trata de um claro desvio de prioridades no uso do dinheiro público”, afirmou o líder da Bancada, deputado Leur Lomanto Jr (PMDB).