Archive for setembro, 2015

SOB PRESSÃO, DILMA SUBSTITUI MERCADANTE POR WAGNER NA CASA CIVIL

Mercadante-Wagner

A presidente Dilma Rousseff cedeu ao seu antecessor e decidiu retirar o ministro Alozio Mercadante da Casa Civil. Para esse posto vai Jaques Wagner, atualmente ministro da Defesa. Para o ministério da Defesa irá Aldo Rebelo.

Luiz Inácio Lula da Silva defendia de forma ostensiva a saída de Mercadante do Palácio do Planalto como forma de “distensionar” as relações do Poder Executivo com o Legislativo. Na Casa Civil, Mercadante acumulou muito poder e era visto como um interlocutor arestoso por vários deputados e senadores aliados ao governo.

Nessa troca, a Defesa ficará com Aldo Rebelo (PC do B), que sai da pasta da Ciência e Tecnologia. Já Aloizio Mercadante, que ficou sob forte bombardeio durante vários meses, será realocado para o Ministério da Educação, local que já ocupou durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Será necessário um esforço final do Planalto para convencer Mercadante aceitar o deslocamento para a Educação, pois o ministro pode se sentir diminuído, “andando para trás”, como ouviu o Blog de um petista que participou das conversas.

Embora Aldo Rebelo seja filiado a um partido de esquerda e que lutou contra a ditadura militar, ele é visto como político afável e com trânsito fácil nas Forças Armadas. O desejo de Dilma é que essa troca não produza ruídos nem crie problemas onde hoje não existem dificuldades operacionais para o governo.

Essas trocas foram confirmadas ao Blog por 2 ministros envolvidos nas negociações.

O Palácio do Planalto passará a ter uma trinca de ministros fortemente ligados ao ex-presidente Lula. Além de Wagner na Casa Civil, a articulação política ficará com o petista Ricardo Berzoini (que vai sair da pasta das Comunicações). E na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República já está e vai permanecer Edinho Silva, do PT de São Paulo.

Nunca, desde a 1ª vitória de Dilma em 2010, o Palácio do Planalto teve tantos lulistas em postos de comando.

No início deste ano de 2015, quando começou a se aprofundar a crise política, Dilma tinha como principais ministros no Planalto o deputado Pepe Vargas (do PT do Rio Grande do Sul) na função de articulador político, Miguel Rossetto (também petista gaúcho) na Secretaria Geral da Presidência, Thomas Traumann (jornalista de formação) chefiando a Secom –além de Aloizio Mercadante na Casa Civil.

Agora, a presidente terá apenas um dilmista roxo na sua equipe mais próxima: Giles Azevedo, atual assessor especial no Planalto e amigo dela desde o período em que ambos eram militantes do PDT no Rio Grande do Sul.

Giles atua ao lado de Ricardo Berzoini na articulação política. É uma espécie de “avatar de Dilma” durante negociações, oferecendo aos interlocutores, com sua presença, a garantia de que os pactos firmados estão de acordo com o que pensa a presidente da República.

SALDO POLÍTICO

Relatos de dentro do Palácio do Planalto dão conta de que Aloizio Mercadante não recebeu bem a decisão de Dilma de removê-lo da Casa Civil. O petista acha que a presidente está cometendo um erro, pois embora seu desempenho seja alvo de críticas, ele também argumenta desempenhar o papel de “anteparo” entre o meio político e a chefe do governo.

Jaques Wagner, na interpretação de Mercadante, não terá ânimo para funcionar como escudo da presidente –cuja administração ficará cada vez mais tutelada pelo lulismo e pelo PMDB, partido que está ampliando sua presença no governo.

Outro ministro que sai enfraquecido nesta reforma é o titular da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também vinha sendo bombardeado por Lula nos bastidores nos últimos meses.

Cardozo tem dito a vários interlocutores que gostaria de sair do cargo para estudar no exterior (já sabe até para qual universidade iria, na Espanha). Permanece na função por fidelidade à presidente da República. Ele passa a ser um dos poucos ministros que têm proximidade com Dilma e que ocupa um cargo de relevância no governo.

Dos 29 ministros que vão ficar na administração federal (se for cumprida a meta de cortar 10 das 39 pastas atuais), poucos têm intimidade com Dilma.

Outro traço da nova composição da Esplanada é a presença preponderante do PMDB. O partido está hoje com 6 pastas e deve ficar com 7. A sétima cadeira deve ser a da Ciência e Tecnologia, a ser desocupada por Aldo Rebelo, que vai para a Defesa.

1ª CRISE A SER DEBELADA

Embora o anúncio oficial do ministério reformado esteja marcado para amanhã, 5ª feira (1º.out.2015), os novos indicados da área política já têm um desafio hoje: tentar conduzir o Congresso a realizar a sessão marcada para apreciar vetos presidenciais.

Entre os vetos há o que proíbe o aumento para servidores do Poder Judiciário. Esse aumento é uma medida considerada nociva ao ajuste fiscal em curso. É vital para o governo manter a decisão de não conceder o reajuste.

Ocorre que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não se entendem sobre o que deve ser colocado em pauta.

Renan quer apenas que a sessão desta 4ª feira (30.set.2015) retome a apreciação de vetos já iniciada na semana passada. Aí está incluído o veto ao aumento para os funcionários do Judiciário. O governo considera vital liquidar o assunto o quanto antes para sinalizar ao mercado a robustez do ajuste fiscal em curso.

Ocorre que Eduardo Cunha só concorda em fazer nesta 4ª feira a sessão do Congresso se Renan Calheiros incluir também na pauta de votação o veto presidencial –dado ontem– ao financiamento de empresas para campanhas políticas.

Informações: blog do Fernando Rodrigues

CÂMARA DE IPIAÚ HOMENAGEARÁ DR. SALVADOR DA MATTA EM SEU CENTENÁRIO DE NASCIMENTO

Salvador da MattaEm solenidade a céu aberto, sob a presidência do vereador Jean Kleber da Silva Cunha, a Câmara Municipal de Ipiaú estará celebrando a data de aniversário de nascimento do educador, médico, rotariano e ex-prefeito, Salvador da Matta, que, se vivo estivesse, completaria no próximo dia 8 de outubro, 100 anos de idade.

A proposição é do vereador Josenaldo de Jesus (Jô da AABB), com a participação do vereador Odair José (PTdoB), aprovada por unanimidade na sessão plenária do ultimo dia 22 de setembro.

Consta da solenidade especial, que terá início às 20 horas da próxima quinta feira, a conferência da professora doutora Jussara Midlej, ex-aluna do homenageado e do Ginásio Rio Novo, bem como a participação do Prefeito Municipal de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo (PMDB), da Secretária da Educação do Município, profª Georgelita Barcelar, dos deputados estaduais Sandro Régis (DEM), Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Luiza Maia (PT), do pastor Carlos César Januário, bem como entidades representativas da sociedade ipiauense.

O professor Tatai, também seu aluno e depois parceiro na edificante tarefa de formar a juventude, comprometido com uma solenidade rotariana agendada adredemente, quando saudará o governador do Clube de Serviços, gravará uma mensagem para ser apresentada no decorrer da solenidade.jo

Segundo os vereadores que assinam a proposição como autores, o Dr. Salvador da Matta é, indiscutivelmente, um dos homens mais importantes da historia de Ipiaú. O proponente da Sessão Especial (Jô da AABB) lembra que Salvador da Matta, foi membro da segunda legislatura da Câmara Municipal de Ipiaú, apresentando importantes projetos em beneficio do município, onde também foi prefeito por duas ocasiões e exerceu com sacerdócio a medicina e a educação.

Nascido em 08/10/1915 na cidade de Catu – Bahia, filho de José Alberto da Matta e Adélia Ferreira da Matta, sendo o mais velho de uma família de seis irmãos, Salvador da Matta, em 1931, com 16 anos, prestou exame vestibular para o Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, graduando-se em 1937, aos 22 anos de idade. Em abril de 1938, em plena semana santa, passou a morar em Ipiaú, onde montou um consultório na sua própria casa, trabalhando como clínico e obstetra e na Fundação Hospitalar de Ipiaú, onde foi diretor algumas vezes. Clinicou no Sindicato Rural de Ipiaú e também exerceu a função de médico legista.

Em 1943, aos 28 anos, portanto com seis anos de Ipiaú, foi nomeado Intendente (uma espécie de Prefeito da época), para um mandato complementar de 10 meses. Ainda em 1949 realizou uma viagem ao Rio de Janeiro visando legalizar a documentação para a criação do Ginásio, retornando triunfante com o sucesso da empreitada educacional na Capital do País.

odair joséEm 11/03/1950, com a aula inaugural, foram iniciadas as atividades do Ginásio de Rio Novo, sendo que a inauguração oficial ocorreu em 26/04. Atuou como professor de diversas matérias acumulando com a função de Diretor do Ginásio. Em 30/11/1952 participou da fundação do Rotary Club de Ipiaú, atuando no mesmo por 50 anos. Em 1954 ampliou os horizontes do GRN criando a Escola Normal de Rio Novo nas mesmas instalações do Ginásio. Ainda em 1954, aos 39 anos, foi eleito prefeito de Ipiaú para um mandato de quatro anos: 17/04/1955 a 14/04/1959. Em 1967 voltou a ampliar os horizontes do GRN criando o Curso de Contabilidade por meio do Colégio Comercial de Rio Novo. Em 1970 foi eleito prefeito de Ipiaú para um mandato de dois anos, de 1971 a 1972.

Referência para, pelo menos seis gerações, Salvador da Matta deixou indelevelmente marcado na formação dos ipiauenses, seu estilo de homem culto e alegre, cuja honradez e cidadania ainda hoje servem de exemplo para os políticos e profissionais de toda a região.

Consta que ao concluir o seu último período como prefeito de Ipiaú, por ter desgastado o seu carro no uso diário, no exercício do cargo, a comunidade reuniu alguns fazendeiros e comerciantes e lhe presenteou com um carro novinho, além de inúmeras homenagens pela probidade e parcimônia com que usou o dinheiro público. (Wilson Midlej – www.revistabahiaemfoco.com.br )

PREFEITA OSTENTAÇÃO SE ENTREGA À POLICIA FEDERAL

prefeita ostentação

Considerada foragida a 39 dias, a ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, se apresentou na superintendência da Polícia Federal em São Luís, no início da tarde desta segunda-feira (28). Ela chegou ao local acompanhada de advogados e entrou pelos fundos do prédio. A prefeita estava foragida havia 39 dias. Lidiane deve prestar depoimento e passar por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de São Luís. Ela ficará detida na sede do Corpo de Bombeiros. Ela é acusada de desviar recursos destinados à merenda escolar, reforma e construção de escolas no município. Após assumir o cargo, a prefeita costumava esbanjar bens e viagens. Lidiane postava fotos de viagens, festas, carros e roupas caras nas redes sociais e ainda desdenhava de quem questionava seu poder aquisitivo. Em 2012, ela declarou à Justiça Eleitoral que não possuía bens. Lidiane foi cassada do cargo no começo do mês, quando os vereadores realizaram sessão e entenderam que a perda o cargo ocorreria porque a Lei Orgânica do município diz que o prefeito não pode se afastar por mais de dez dias sem comunicar a Casa. Fonte:Uol.

PONTA DO HUMAITÁ: ESPETÁCULO DA NATUREZA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Ponta do Humaitá

JUÍZES FEDERAIS SOLTAM NOTA “DURÍSSIMA” EM FAVOR DE SÉRGIO MORO…!

Nota à imprensa em apoio ao Juiz Sergio Moro

SERGIO MORO

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar total apoio ao Juiz Federal Sergio Moro, Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, na condução do julgamento da “Operação Lava Jato”. A pedido do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, o Magistrado decretou recentemente uma série de medidas, entre elas a prisão de executivos de grandes empresas que, segundo as investigações, estariam envolvidos em crimes de corrupção e formação de cartel.

Vale destacar que as decisões tomadas pelo Juiz Federal Sergio Moro no curso desse processo são devidamente fundamentadas em consonância com a legislação penal brasileira e o devido processo legal.

A Ajufe não vai admitir alegações genéricas e infundadas de que as prisões decretadas nessa 14ª fase da Operação Lava Jato violariam direitos e garantias dos cidadãos.

A Ajufe também não vai admitir ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura, eficiência e independência dos magistrados federais brasileiros.

No exercício de suas atribuições constitucionais, o Juiz Sergio Moro tem demonstrado equilíbrio e senso de justiça. As medidas cautelares, aplicadas antes do trânsito em julgado do processo criminal, estão sendo tomadas quando presentes os pressupostos e requisitos legais. É importante ressaltar que a quase totalidade das decisões do magistrado não foram reformadas pelas instâncias superiores.

A Ajufe manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal do Paraná, a partir da investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Antônio César Bochenek – Presidente da Ajufe

PELA PRIMEIRA VEZ DOENÇA DE ALZHEIMER É REVERTIDA EM PACIENTE

Via Dr. Gilson Godinho*

A doença de Alzheimer foi revertida pela primeira vez no Canadá e com sucesso. Uma equipe de investigadores canadenses, da Universidade de Toronto, liderada por Andres Lozano, usou uma ALZHEIMERtécnica de estimulação cerebral profunda, diretamente no cérebro de seis pacientes, conseguindo travar a doença. O estudo vem publicado na «Annals of Neurology».

Em dois destes pacientes, a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer. Nos outros quatro, o processo de deterioração parou por completo.

Nos portadores de Alzheimer, a região do hipocampo é uma das primeiras a encolher. O centro de memória funciona nessa área cerebral, convertendo as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. Sendo assim, a degradação do hipocampo revela alguns dos primeiros sintomas da doença, como a perda de memória e a desorientação.

Imagens cerebrais revelam que o lobo temporal, onde está o hipocampo e o cingulado posterior, usam menos glicose do que o normal, sugerindo que estão desligadas e ambas têm um papel importante na memória.

Para tentar reverter esse quadro degenerativo, Lozano e sua equipe recorreram à estimulação cerebral – enviar impulsos elétricos para o cérebro através de eléctrodos implantados.

O grupo instalou os dispositivos perto do fórnix – um aglomerado de neurónios que enviam sinais para o hipocampo – dos pacientes diagnosticados com Alzheimer há pelo menos um ano. Os investigadores aplicaram pequenos impulsos eléctricos 130 vezes por segundo.

Testes realizados um ano depois mostram que a redução da glicose foi revertida nas seis pessoas. Esta descoberta pode levar a novos caminhos para tratamentos de Alzheimer, uma vez que é a primeira vez que foi revertida.

Os cientistas admitem, no entanto, que a técnica ainda não é conclusiva e que necessita de mais investigação. A equipa vai agora iniciar um novo teste que envolvem 50 pessoas.
Fonte: Ciência Hoje

*Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia;
(…) Médico Chefe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (…).

Mal de Alzheimer
Existem vários tipos de demência, em que há decréscimo das capacidades de funcionalidade, comprometimento das funções cognitivas – atenção, percepção, memória, raciocínio, pensamento, linguagem etc. – e da capacidade físico-espacial.
O Mal ou Doença de Alzheimer é a principal causa de demência que causa problemas de memória, pensamento e comportamento. A doença é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo.
O Alzheimer é degenerativo, mais comum após os 65 anos de idade e caracteriza-se pela perda progressiva de células neurais. A médica Sonia Brucki, do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, explica que há um acúmulo anômalo de algumas proteínas no tecido cerebral que provoca a morte dos neurônios.
“Até agora se acredita que isso seja multifatorial, causado por componente genético, fatores externos (baixa escolaridade, por exemplo), alterações vasculares (hipertensão, diabetes etc.), traumatismos cranianos com perda de consciência, alterações nutricionais e depressão”, enumera. Outros problemas podem causar demências, por exemplo, deficit de vitaminas, doenças da tireoide, alterações renais, portanto doenças que podem ser evitadas.
Atualmente, não existe medicação disponível para evitar esse acúmulo de proteínas, mas há medicamentos que retardam a progressão do Alzheimer. Algumas medicações, fornecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentam uma substância no cérebro que, em menor quantidade, traz alterações na memória.
Os sintomas geralmente são desenvolvidos lentamente e pioram com o tempo. Alguns pacientes conseguem ter uma redução progressiva da doença, mas outros não conseguem voltar à normalidade. Em casos mais graves, o paciente pode ter apatia, depressão, alucinação e pensamentos delirantes.
O médico neurologista Fábio Henrique de Gobbi Porto diz que o principal sintoma é a dificuldade de aprender coisas novas. O idoso não consegue se lembrar de fatos recentes como, por exemplo, o dia da semana. Tem também dificuldade para fazer contas.
Segundo ele, na fase inicial, o paciente pode ser lembrado de informações importantes e ter o suporte da família. Na fase moderada, tem uma dependência maior da família e, às vezes, existe mudança do comportamento. Na fase mais grave, tem dificuldade para realizar funções básicas, como urinar, dificuldade para engolir e até agressividade. A fase mais grave dura, em média, oito anos.
A família precisa ficar atenta a qualquer decréscimo de qualquer capacidade da pessoa, seja memória, dificuldade de realizar tarefas complexas, nomear coisas, problemas de linguagem. “Nem sempre começa com problemas de memória”, alerta Brucki.
Ainda não existe cura para o Mal de Alzheimer, mas alguns estudos testam medicações que poderiam estacionar a doença. De acordo com o neurologista Fábio Henrique de Gobbi Porto, já foi provado cientificamente que a escolaridade, principalmente na fase mais básica, é um fator protetor contra o Alzheimer.
Além disso, a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável previnem a doença. “Algumas teorias dizem que a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, aumenta a lavagem (retirada) da proteína do Alzheimer que se acumula no cérebro, além de melhorar o humor e a saúde em geral”, explica.

AEROPORTO DE JEQUIÉ: ANTONIO BRITO SE REÚNE COM O GOVERNO ACOMPANHANDO O CRONOGRAMA DAS INTERVENÇÕES

brito_cavalcanti_denisson_seinfra_210915O deputado federal Antonio Brito reuniu-se hoje (21), mais uma vez, com o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Cavalcanti, e o diretor de Terminais e Aeroportos da Bahia, Denisson de Oliveira, a fim de atualizar as pendências para a reabertura do aeroporto de Jequié. O secretário garantiu que o cronograma de obras vem sendo executado, de acordo com o que ficou decidido em reunião com Antonio Brito e o Conselho Comunitário de Jequié, ficando a prefeitura municipal responsável pela recuperação do muro e o serviço de capinagem em toda a área, enquanto que ao governo estadual cabe realizar o recapeamento asfáltico da pista e conclusão de demais itens, conforme exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A data de 25 de outubro está mantida para a conclusão das intervenções. Mais uma vez, Antonio Brito se comprometeu em apoiar a Seinfra nas articulações com a ANAC para tornar possível a reabertura do aeroporto, pelo menos para a aviação civil, possibilitando, por exemplo, o pouso das UTIs aéreas que servirão ao Hospital Prado Valadares e à Santa Casa Hospital São Judas Tadeu.

BORGINHO DIZ SER IMPROCEDENTE INFORMAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATURA, DIZ BLOG

PPSSegundo informações do jornalista Wilson Novaes Júnior, editor do blog Jequié Repórter, o engenheiro e agropecuarista Waldomiro Borges Filho “Borginho”, afirmou por telefone que as informações repassadas pelo presidente municipal do PPS, Edmar Mendes, não têm fundamento, ao colocar seu nome como pré-candidato da sigla a prefeito do município, nas eleições do próximo ano.

Ainda segundo Novaes, Borginho disse que Mendes tem divulgado essa hipótese, sem nunca ter sido discutida ou aceita de sua parte a citação do seu nome entre os possíveis pré-candidatos. Ele revelou preocupação em relação ao cenário político eleitoral da cidade e é de opinião de que todas as pessoas que gostam e defendem o progresso de Jequié deveriam se unir em torno de um projeto de governo voltado para o desenvolvimento do município em contraponto aos que demonstram um projeto pessoal ou de poder. “… Nesse particular eu não me coloco na condição de salvador da pátria, mas, estarei ao lado dos que realmente tenham compromisso com o presente e o futuro da cidade”, salientou.

Muitas foram as especulações sobre o assunto durante o final de semana, quando foi discutida essa hipótese entre Edmar Mendes e Ari Carlos Nascimento, em encontro acontecido na Praça Rui Barbosa. Com o desmentido de Waldomiro Borges Filho, indiscutivelmente um bom nome, constata-se que o projeto era apenas um sonho de poder acalentado pelos interlocutores.

BRASÍLIA SEDIARÁ O XI CONGRESSO NACIONAL DE JORNALISTAS DE IMAGEM

cartaz-congresso-arfoc-2015-586x319Brasília sediará, dos dias 25 a 27/9, “XI Congresso Nacional de Jornalistas de Imagem: a precarização do trabalho”, no Sindicato dos Jornalistas do DF. O evento terá o objetivo de discutir os impactos das novas tecnologias digitais no fazer cotidiano dos fotojornalistas. O atual cenário impõe aos profissionais da área uma maior capacitação e, até mesmo, a reivindicação de um novo código de ética para a manipulação de imagens digitais.

Especialistas com vasta experiência na área de imagem farão parte das mesas de debates do evento. Eles terão o desafio de discutir temas como: o desafio e as tendências do mercado de trabalho, a produção de fotos panorâmicas, a utilização dos drones, a capacitação e formação para novas tecnologias e os novos rumos do fotojornalismo.

Para além de discutir as tendências da área, o evento também tem o intuito de ser um instrumento de capacitação para os participantes, visando o aprimoramento técnico dos profissionais. Outro objetivo do Congresso é a troca de experiências e integração dos jornalistas de imagem de todo o Brasil.

Um dos temas destaques dos debates serão as discussões sobre drones, veículos aéreos não tripulados (vant), que podem ser utilizados com câmaras ou filmadoras como mais uma ferramenta dentro de coberturas jornalísticas. Questões como segurança em coberturas de risco, maior qualidade das imagens, flexibilidade de custos e regulamentação dos drones serão tratadas no evento.

Direcionado para profissionais de área de imagem que atuam em diferentes segmentos (assessoria de imprensa, empresas jornalísticas, universidades, etc) e para estudantes da área de comunicação social, o congresso é uma realização da Associação Brasileira de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC-Brasil) e dos Cronistas Esportivos de Imagem . A organização está sob a responsabilidade da ARFOC-Brasília, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do DF.

ROBINSON ROBERTO LANÇOU LIVRO DE MEMÓRIAS EM JEQUIÉ E INAUGUROU A EXPOSIÇÃO DE FOTOS “NATUREZA VIVA”

Robinson Roberto LivroRobinson Roberto, cineasta e artista multimídia nascido em Amargosa, aportou em Jequié em 1954 procedente do município de Santa Inês, conseguindo aprovação no exame de admissão do Instituto de Educação Regis Pacheco. Trabalhou numa padaria até lograr êxito na seleção ao Banco da Lavoura de Minas Gerais, sob o comando paternal do então gerente, Fabio Veloso Viana. Transferiu-se mediante concurso para o Banco do Brasil. Simultaneamente com sua atividade profissional, apresentou os programas “Cine Revista” e “Deuses da Música” por longo tempo, na Radio Bahiana de Jequié. Com o mesmo tema, Robinson manteve uma coluna no Jornal de Jequié e, depois de concluído o curso de magistério e Técnico em Contabilidade, concursado da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ministrou aulas de Educação Artística no IERP, jogou futebol no antigo Riachuelo Esporte Clube, Cineasta, Fotógrafo, fundador e presidente do Clube de Cinema de Jequié, notívago, boêmio, poeta, são as principais, entre outras vertentes da personalidade desse jequieense por adoção e consagração através do título de cidadão proposto pelo então vereador Euclides Fernandes e até hoje não recebido.

robinsonEssa rica trajetória foi ordenada e reunida no livro “Minha Trajetória em Jequié”, lançado na sexta feira no Centro de Cultura ACM, como concorrido repeteco no quiosque Hot Dog e Massas do Antônio, na Praça Rui Barbosa. No próximo dia 3 de outubro será a vez da Livraria Cultura do Shopping Salvador se tornar território jequieense com o lançamento do livro em Salvador.

Inúmeros amigos foram ao Centro de Cultura no dia 18, sexta feira, para cumprimentar o querido amigo pelo lançamento do livro e pela mostra de fotos na exposição “Natureza Viva”, do talentoso fotógrafo, onde, para uma plateia atenta e entusiasmada, rememorou fatos e acontecimentos através da narrativa rica em detalhes, característica própria de Robinson Roberto, sob o olhar de admiração e orgulho de Marilusa, sua esposa e parceira de aventuras, e seus filhos, Robertinho e Maribel.

Veja o vídeo