Archive for dezembro, 2014

RETIFICAMOS A INFORMAÇÃO DO DIA E HORA DA POSSE DA NOVA MESA DA CÂMARA DE JEQUIÉ

Obtivemos informações de que a data da posse da nova mesa da Câmara de Jequié, anunciada no título de matéria alusiva ao evento neste espaço, será na próxima sexta feira, 2 de janeiro e não no dia primeiro, como nos informou uma fonte. Portanto, permanece a manchete mas fica a retificação juntamente com as desculpas do editor.

NOTA DA REDAÇÃO

APESAR DE NÃO CONSTAR NOS MEIOS DE DIVULGAÇÃO OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE JEQUIÉ, INFORMAMOS ERRONEAMENTE A DATA DA POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DA CASA, BASEADOS EM FONTE NÃO CREDENCIADA.

SEGUNDO O SITE JEQUIÉ E REGIÃO, SOB A RESPONSABILIDADE DO JORNALISTA SOUZA ANDRADE, A POSSE DOS DIRIGENTES ELEITOS SERÁ NA SEXTA FEIRA, 2 DE JANEIRO DE 2015 E NÃO COMO FOI ANUNCIADO NESTE ESPAÇO.

MENSAGENS OTIMISTAS

Carlos-Éden1-150x150Por Carlos Eden*

 

 

 

As palavras otimistas nas mensagens de boas festas de fim de ano nos dão sempre a esperança de que o ano que entra deverá ser pleno de paz, prosperidade, saúde, e tudo aquilo de bom que desejamos. Não podemos julgar, nem saber o quanto de sinceridade existe em tais mensagens, mormente quando são emitidas por aqueles que têm poder nas mãos, para pelo menos diminuir as mazelas que afligem grande parte das pessoas.

É fácil falar bonito, lendo ou escrevendo mensagens muitas vezes encomendadas, ou copiadas e coladas em e-mails, ou em todas estas outras maneiras “internetizadas” de comunicar. Poucos são os que realmente acreditam no que dizem e que põem em pratica seus ideais de amor e fraternidade, o que não é nada fácil no mundo de hoje. No entanto, as mensagens otimistas são necessárias para podermos buscar dentro das nossas limitações, um mínimo de esforço naquilo que estiver ao nosso alcance para que o Ano Novo seja realmente melhor. Podemos ser até questionados sobre o que fazemos de nossa parte, para justificar o que dizemos aqui.

Na verdade, admiramos e respeitamos os que têm meios, capacidade, e lutam para melhorar o mundo corajosamente, enfrentando as adversidades e os obstáculos que atrasam a evolução sócio-cultural do meio em que vivemos. Achamos que podemos também, de certa forma, dar uma pequena parcela daquilo que está ao nosso alcance, ao escrever textos como este. Um pequeno desabafo que pode ser que sirva para alguma coisa.

Num mundo conturbado como o que vivemos, onde a violência, o preconceito e a intolerância aumentam a cada dia, parece impossível qualquer esforço para tornar real o que desejamos nas nossas mensagens de fim de ano. Entretanto, devemos lembrar que na época do nascimento de Jesus, o mundo era tão conturbado quanto hoje, e a mensagem de amor pregada por ele perdura até os dias atuais, apesar das distorções sofridas através da História. Muitos sofreram perseguições e até morreram ao tentar pôr em prática os ensinamentos de Jesus, e de outros grandes pensadores que lutaram pelo aperfeiçoamento do gênero humano.

Morre o homem, mas o seu ideal permanece. A paz é o objetivo maior, que só alcançaremos quando vencermos nossas imperfeições, e aprendermos a dividir com verdadeiro senso de justiça, os bens que a natureza nos oferece, e quando todos souberem transformar em realidade, sem distorções, os ensinamentos daqueles que foram os verdadeiros exemplos de amor e sacrifício pela humanidade.

*Carlos Eden Meira é um jornalista jequieense, cartunista da melhor qualidade e articulista do site Bahia em Foco.

EMBARCAÇÃO VIRA E 17 PESSOAS CAEM NO MAR A CAMINHO DE MORRO DE SÃO PAULO

morro de sao paulolAs vítimas que estavam na lancha “Pura Liberdade” seguiam para Morro de São Paulo, na Costa do Dendê

Uma embarcação emborcou no mar na tarde de domingo (28) e jogou os passageiros no mar. Segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha, os 16 passageiros e um tripulante que estavam na lancha “Pura Liberdade” seguiam para Morro de São Paulo, na Costa do Dendê.

O acidente aconteceu por volta das 13h, nas proximidades do atracadouro da Ponta do Curral, em Valença. Após o  naufrágio, uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos da Bahia, da “Operação Verão”, esteve no local para resgatar as vítimas do mar. Ninguém ficou ferido e também não houve indícios de poluição hídrica.

A Marinha não divulgou o que teria feito a embarcação virar. Ainda de acordo com o Comando, um Inquérito Administrativo será instaurado para apurar a causa do acidente. O resultado deve ser divulgado em noventa dias. Informações: Correio

JOSÉ ADELMARIO PINHEIRO FILHO, PRESIDENTE E EXECUTIVO DA OAS TEM PEDIDO DE LIBERDADE NEGADA PELO STJ

PRESIDENTE OASO presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, negou nesta sexta-feira (26) pedido de liberdade feito pelos advogados do presidente da OAS, José Aldelmário Filho, conhecido como Léo Pinheiro; do diretor financeiro da empreiteira, Mateus Coutinho de Sá Oliveira; do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e do executivo da empreiteira, Mateus Coutinho de Sá Oliveira. Todos investigados pela operação Lava Jato, que apura esquema de desvio e propina na Petrobras. Para o magistrado, não houve ilegalidade na decretação das prisões, e, com base na jurisprudência do STJ, a manutenção das prisões se justifica pela gravidade do modus operandi dos investigados. No caso de Fernando Soares, Falcão concedeu que a defesa juntasse a decisão recorrida em dez dias, para que a liminar possa ser analisada novamente. Aldemário Filho, Oliveira e Soares estão custodiados na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Na denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a OAS é uma das empresas participantes de um “clube” que realizava acertos prévios para as licitações da petrolífera. Já Fernando Baiano é acusado de cobrar propina para intermediar compra de equipamentos para a companhia. De acordo com o juiz federal Sérgio Moro, que é responsável pelo caso, há comprovação de que ele recebeu “valores milionários em contas no exterior”. Soares também é apontado como intermediário do PMDB no esquema, o que sua defesa também nega. Fonte: Estadão, Revista Veja e O Povo online

SERÁ NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA (1º) A SOLENIDADE DE POSSE DE ELIEZER PEREIRA FILHO (FIIM) NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE JEQUIÉ

Vereador Eliezer Pereira Filho - Fiim

Vereador Eliezer Pereira Filho – Fiim


Confirmada para as 20 horas da próxima quinta feira, 1º de janeiro de 2015, a solenidade de posse do próximo presidente da Câmara Municipal de Jequié, Eliezer Pereira Filho. Fiim, como é carinhosamente conhecido, é um dos mais respeitados  políticos de Jequié e em quem os demais vereadores confiam a tarefa de melhorar a imagem do Poder Legislativo.

Conciliador, de conduta ilibada, o próximo presidente é um dos vereadores mais assíduos da Casa. Intransigente defensor do Regimento Interno e famoso pelas atitudes de decência e respeito aos colegas, Fiim direcionou o seu mandato na perspectiva de honrar a memória do seu irmão, o falecido vereador Valdeci de Jesus,  de quem é admirador e herdeiro político.

Por sua trajetória política e coerência no exercício do mandato, Fiim tem assegurando o orgulho da família ao manter a imagem de Valdeci em todos os momentos, no desempenho das suas atividades, coroadas agora com a conquista do comando do Poder Legislativo no município de Jequié.

A foto abaixo foi realizada ainda no mês de julho quando da proclamação do resultado da eleição para presidente da Casa para o biênio 2015-2016. A nova mesa diretora é composta, além de Eliezer Pereira Filho,  por José Wanderley Moura Nery (vice presidente),  Gilvan Souza Santana (PTdoB), 1º secretário e Emanoel campos Silva “Tinho” (PV), 2º secretário.

José Wanderley Moura Nery, Emanoel campos Silva “Tinho”, Eliezer Pereira Filho "Fiim" e Gilvan Souza Santana

José Wanderley Moura Nery, Emanoel campos Silva “Tinho”, Eliezer Pereira Filho “Fiim” e Gilvan Souza Santana

IMBASSAHY LIDERA LISTA DE MELHOR DEPUTADO FEITA PELA REVISTA VEJA E UERJ

Imbassahy: sempre bem avaliado. Desde a sua passagem pela presidência da Coelba,  Prefeitura  de Salvador, Assembléia Legislativa, Governador da Bahia...

Imbassahy: sempre bem avaliado. Desde a sua passagem pela presidência da Coelba, Prefeitura de Salvador, Assembléia Legislativa, Governo da Bahia…

O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) aparece em primeiro lugar no ranking dos melhores parlamentares de 2014 feito pela revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). A lista foi publicada na edição deste fim de semana. Com nota 10, ele empatou com outro tucano, Marcus Pestana (MA).

Entre os parlamentares baianos que ocupam cadeira na Câmara e estão entre os 100 primeiros, constam também Amauri Teixeira (PT), em 10º, com nota 8,58; Jutahy Magalhães Junior (PSDB), em 20º, com 8,1; José Rocha (PR), em 38º e nota 7,51; Marcos Medrado, na 51ª posição, com 7,05; Luiz de Deus (DEM), com 7,02, em 51º; Arthur Maia (SD), com 7,01, em 54º. O governador eleito, Rui Costa (PT), ficou em 55º, com 7; Fábio Souto (DEM) e Josias Gomes (PT) empataram no 77º, com nota 6,44; Valmir Assunção está em 79º lugar, com 6,35. A lista dos cem melhores ainda tem Cláudio Cajado (DEM), em 81º, empatado com o vice-governador eleito João Leão (PP); Geraldo Simões (PT), em 87º; Luiz Alberto (PT), em 89º, empatado com Waldenor Pereira (PT); e Nelson Pelegrino (PT), em 99º, mesma posição de Paulo Magalhães (PSD).

O deputado federal mais votado da Bahia, o peemedebista Lúcio Vieira Lima, ficou na 237ª posição.

JORNALISTA E ESCRITOR SEBASTIÃO NERY LANÇA SEU NOVO LIVRO EM SALVADOR

Com a professora doutora Jussara Midlej

Com a professora doutora Jussara Midlej

O jornalista Sebastião Nery, depois de concorrida palestra no espaço de eventos da Livraria Cultura do Shopping Salvador, onde homenageou o ex-governador Lomanto Júnior, encarou a imensa fila se formou para obter o seu autógrafo em seu novo livro agora lançado: “Ninguém me contou, eu vi” pela Geração Editora, 527 páginas R$54,90.

Como se dizia antigamente: " Bahia toda tava lá! Na fila, Lomantinho foi dar o abraço ao amigo

Como se dizia antigamente:  a Bahia toda tava lá! Na fila, Lomantinho espera para dar o abraço ao amigo.

Os textos desse novo livro de Nery, ao englobar seis décadas de História, formam um impressionante arquivo de biografias, fatos e revelações envolvendo os grandes nomes da política brasileira, desde a Era Vargas até a presidente Dilma Rousseff. Sebastião Nery, um dos maiores e mais polêmicos jornalistas brasileiros, baiano radicado no Rio de Janeiro, reúne aqui seus melhores textos, revelações e reminiscências. E nos oferece um livro histórico, imprescindível para se entender o Brasil dos últimos 60 anos.

O evento, que teve a iniciativa de José Ribeiro (Jornal de Salvador) e Mario Kertész (Radio Metrópole) reuniu intelectuais, escritores, jornalistas, políticos, empresários e amigos do escritor baiano de Jaguaquara, detentor de vasto acervo cultural, que já publicou outras dezessete obras, já foi vereador em Belo Horizonte por três vezes, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Rio de Janeiro, além de correspondente de jornais pelo mundo e adido cultural brasileiro em Paris.

 

Os do sonho

Bené Sena_foto_Alysson AndradePor Bené Sena*

Talvez fosse melhor o indiferentismo o alheamento. Que se dane o espaço adquirido pelo povo de Jequié via o Prefeito Reinaldo Pinheiro, sua Vice Rita Rodrigues, e a sua secretaria de Educação e Cultura Graça Bispo para a materialização da Biblioteca Central Dr. Newton Pinto de Araújo, cujo espaço generoso acomodaria acervo amplo e diversificado, lanchonete, recreação infantil com vistas ao mundo da literatura. Se assim eu tivesse, indiferente e alheio, não teria numa destas noites sonhado o sonho que sonhei  com Waly Salomão em plena Avenida Rio Branco aos berros.

–  Um absurdo! Quem foi o babaca ou a babaca que fez essa asneira?- Ele estava jovem no sonho. Eu também.  – Já não basta transformar o outro espaço num quartelzinho? Olhando para mim- Não foram os Chalaças e Abopurus do governo Amaral que fizeram isso? PQP! ele descobriu que eu e o Olavo Brás somos um, e ria com o adivinhar dos meus pensamentos. Ria muito com os Chalaças e Abaporus. Intimamente fiquei contentíssimo com a aprovação dos personagens. Ainda mais vindo dele.

Vestido como há décadas e com o mesmo o olhar que adentrara muitas vezes a casa dos meus pais para medicar-me aparece o Dr. Newton Pinto de Araújo, pedindo calma e chamando atenção para um  tal de pós modernismo. Waly, em respeito ao patrono da Biblioteca e nosso médico querido da infância, aquietou-se. Vão surgindo pessoas. Algumas eu conhecia de semblante, outras de ouvir dizer, falar.

– Arranjem médiuns, vamos promover um “poltergeist” Arranjem doadores de ectoplasma para jogarmos pedras no telhado e deslocarmos os objetos do Sine Bahia! Vamos promover um inferno na vida dessa Doutora Prefeita.  Agora quem falava era o “agitado e agitador desaparecido” Hidelbrando Almeida  (não confundir com Tita eventos).

– Nada disso. Seremos confundidos com romãozinhos aparecerão padres, pastores pentecostais, jogarão água benta, shows evangélicos. Nada disso. Discordava do nosso Hidelbrando a professora Alíria Argolo  com o aval das professoras Lourdes e Bete Azevedo que sempre foram católicas, apostólicas e romanas.

Nisso eu já estava falando no sonho, delirando.  D. Miriam me sacudindo, aconselhava: – chama teus guias espirituais amor, orou antes de dormir? Acorda! Uma confusão, até que acordei. Talvez fosse melhor o indiferentismo, alheamento,   já que a Inês está definitivamente morta. Depois devo ter cuidados com os desvarios já que a média de vida é de 75 anos e eu já estou perto deles, os do sonho.

*Benedito Freire Sena é avô de Elis Antonieta e músico diletante.

RODOVIA ILHÉUS ITACARÉ PODE SER INTERDITADA; COMERCIANTES TEMEM PREJUÍZOS NO VERÃO

Rod.IlhéuItacareLAs chuvas também provocaram estragos nas estradas da região. Na BA-001, entre Serra Grande e Itacaré, área turística do estado, o trânsito está interrompido para veículos pesados porque uma erosão tornou o tráfego perigoso na rodovia. Com a queda da ponte na BA 001 trecho Ituberá x Nilo Peçanha na última terça feira (16) Itacaré perdeu uma das principais vias de acesso, obrigando a todos os turistas que saem de Salvador e região a rodarem cerca de 200 km a mais pela BR 101 até Travessão (Camamu), para ter acesso a BA 001 no município de Camamu. O desvio provisório que será construído para substituir a ponte que desabou deve ficar pronto em 15 dias, de acordo com informações do governo do Estado. “Se a chuva continuar, corremos o risco de ficar sem a nossa principal rodovia, esperamos que os órgãos competentes tomem devidas providencias.  Hoje mesmo clientes da pousada me ligaram falando da dificuldade de chegar até Itacaré, pois eles estão vindo de Morro de São Paulo e Salvador, espero que tudo se resolva até o réveillon para não causar mais prejuízos. Já estamos sentindo o impacto no turismo regional.”  Declarou  Rogério Nascimento, gerente de uma pousada no Loteamento Conchas do Mar. Informações do Itacaré Urgente. Informações Giro em Ipiaú

MARAÚ: ACESSO À BARRA GRANDE SÓ DE BARCOS E VEÍCULOS UTILITÁRIOS

Estrada de Barra GrandeiO acesso à Barra Grande, península de Maraú, um dos principais destinos turísticos da Bahia, está prejudicado devido as fortes chuvas que caem na região. De acordo com o site Maraú Notícias, as enxurradas causaram uma imensa cratera na BR-030, próximo ao Povoado do Caubi, principal estrada que liga Ubaitaba à Barra Grande. Com a trégua dada pela chuva, prepostos da prefeitura de Maraú aterraram parte do buraco, mas o tráfego é recomendado apenas para utilitários, carros altos. Antes da manutenção, alguns motoristas se aventuraram por  um atalho através da Fazenda Santa Rita no Caubi, mas devido ao solo  ainda encharcado ocorreram diversos atolamentos. Ainda é possível chegar a Península através Camamu, através do distrito de Travessão na BR 101. Em Camamu há lanchas e barcos com destino à Barra Grande.

Fonte: Giro em Ipiaú

Veja o vídeo