Archive for junho, 2014

DA PAPUDA PARA O BRASIL

valdemar-doisA queda de César Borges do Ministério dos Transportes tem uma serventia ímpar para a sociedade brasileira, a de mostrar o quão deformado é o nosso modelo de representação política. Em tese, os deputados que lá estão deveriam representar o povo. Na real, representam alguns, no caso em apreço, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, que está preso na Papuda cumprindo pena por envolvimento no mensalão, mas é o dono do PR.

Em qualquer país sério, a cadeia é desgraça política. No Brasil, ostenta tanta força a ponto de derrubar um ministro. Convenhamos, qualquer semelhança com traficantes que da cadeia comandam suas quadrilhas não é mera coincidência. É o jeitinho brasileiro.

Dilma chegou a dizer que não tiraria César, nem que a “vaca tussa e nem que a mula manque” Teve que ceder. E cedeu para alguém que está na cadeia. Esse é o grande problema de Dilma. Os outros presidentes também cederam para muitos que não estavam presos, mas deveriam estar. Ela não sabe jogar esse jogo sujo e, quando o faz, faz mal. A raiz da questão é o modelo.

O Brasil tinha 27 partidos em 2010. Ganhou mais cinco, tem 32. E há outros no forno. A Câmara tem uma representação de 513 deputados ultrapulverizada. Os presidentes no afã de garantir maioria ficam reféns. Oxalá o caso sirva para expor essa chaga fedorenta. No tiroteio da campanha, fica na conta dela.

Em abril, quando esteve em Feira de Santana e Camaçari, Dilma fez ostensivos elogios à competência e lealdade de César Borges. E ressalvou que muita coisa positiva no governo estava acontecendo graças a ele: “Quem ganhou fui eu ao nomeá-lo”.

Deu um prêmio de Consolação a César, a Secretaria Especial de Portos, que tem status de ministério. (Fonte: A TARDE, Coluna do Jornalista Levi Vasconcelos)

Transcrito do Blog de Lú Lelis

POR UNANIMIDADE, PR CONFIRMA EM CONVENÇÃO APOIO A RUI COSTA

pr baianoAtendida a exigência do mensaleiro presidiário Waldemar Costa Neto, dono do PR, de defenestrar o ministro César Borges e o presidente do diretório estadual da Bahia, deputado federal José Rocha, o atual presidente do diretório baiano, deputado João Bacelar confirmou em sua convenção, na tarde desta segunda-feira (30), em Salvador, que marchará ao lado candidato a governador pelo PT, Rui Costa, que se fez presente ao evento logo após a confirmação.

A decisão foi tomada por unanimidade, mesmo após clima de tensão e ameaça de rompimento. Além da queda do ministro dos Transportes, César Borges – que migrou para a Secretaria dos Portos –, exigida pela executiva nacional do partido em troca do apoio federal a Dilma Rousseff, no estado o comando da sigla passou das mãos do deputado federal José Rocha para o colega de Câmara João Bacelar.

Fonte: Bahia Noticias

PARTIDO VERDE CONSOLIDA APOIO NA BAHIA A PAULO SOUTO

Presidente do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda

Presidente do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda

O PV bateu o martelo, neste fim de semana em seu apoio a Paulo Souto (DEM) ao governo do estado, Joaci Góes a vice e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado. Os verdes se encontraram no hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. Estiveram presentes Eduardo Jorge e Célia Sacramento, escolhidos por aclamação na Convenção Nacional do PV, realizada em Brasília no dia 14 de junho, como chapa para concorrer ao governo federal nas eleições. Outro acordo que será referendado, além do apoio majoritário, será o da coligação proporcional com os partidos PPS, PSDC, PRP, PTdoB e PTC. No total, serão 34 candidatos a deputado estadual e 14 candidatos a deputado federal. Entre os postulantes ao Legislativo, figuram nomes como o vereador Marcel Moares, do apresentador e jornalista Uziel Bueno e do ex-secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. O presidente do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, declarou que as boas expectativas quanto à convenção foram atingidas e classificou a divisão partidária da proporcional, principal foco dos verdes, como justa. Para Lacerda, a medida auxilia o trabalho dos menores, por conta da desenvoltura política com musculatura do chapão, composto dos partidos maiores e com maior número de políticos com mandatos. “Eu acho que será benéfico, pois poderemos ter uma boa desenvoltura eleitoral. A formação foi justa e, inclusive, beneficia também a majoritária. São dois níveis de desempenho eleitoral. Em tese, tudo só se define no final, mas os partidos menores podem disputar com mais força e sem o receio de serem engolidos pelas grandes legendas. A estimativa é que nós da coligação possamos fazer entre quatro a cinco estaduais e até mais de um federal”, ressaltou.

Alguns integrantes do diretório municipal de Jequié, segmento partidário em ampla ascensão diante dos resultados obtidos nas eleições de 2010, quando o candidato Dr. Fernando obteve quase 10 mil votos, não ficaram satisfeitos com a exclusão do candidato a deputado federal Marcos Ferreira e racharam com o diretório regional da sigla, prometendo outros desfechos na reunião convocada para o dia 8 de julho em Jequié. O presidente local, Francisney Vieira já anunciou o seu afastamento da presidência e estuda, junto com outros militantes, o desligamento do partido. Fonte: Política Livre

INDICADO PELO PDT, EX-REITOR DA UESB ABEL REBOUÇAS É SUPLENTE DA VAGA DE OTTO ALENCAR AO SENADO

Prof. Abel Rebouças é indicado suplente de Otto Alencar, candidato ao Senado na chapa de Rui Costa

Prof. Abel Rebouças é indicado suplente de Otto Alencar, candidato ao Senado na chapa de Rui Costa

O vice-governador Otto Alencar (PSD) anunciou, em entrevista ao programa de radio da Tudo FM, de Salvador, que o suplente na vaga que concorre ao Senado é o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Abel Rebouças, em indicação do PDT. “É um homem que tem todas as condições de colaborar com a chapa, sobretudo com suas ideias na área da educação”, disse o candidato. De acordo com Otto, o segundo suplente deve ser definido ainda nesta segunda-feira (30), em posição designada pela sigla do pleiteante a governador Rui Costa (PT), ou outra legenda aliada. O vice-governador defendeu a possibilidade de vitória do petista, que está em terceira posição nas pesquisas eleitorais. “Modéstia à parte, conheço a política da Bahia e tenho certeza de que nosso candidato, Rui Costa, é competitivo e tem chances de ganhar no primeiro turno. Tenho acompanhado o crescimento natural, que foi comprovado com a convenção. A militância foi espontaneamente e vibrou”, afirmou. Segundo ele, a oposição quer “desqualificar” a gestão de Jaques Wagner. “Mas quem fez as obras para destravar a cidade foi o governo do Estado. Foi a vez que um governador mais fez intervenções viárias em Salvador”, alegou.

 

PRESIDENTE DO PV DE JEQUIÉ SE AFASTA EM DECORRÊNCIA DA RETIRADA DA CANDIDATURA DE MARCOS FERREIRA

Francisney Vieira, presidente do PV de Jequié

Francisney Vieira, presidente do PV de Jequié

Após fatos ocorridos que impediram a candidatura do professor Marcos Ferreira à Deputado Federal pelo Partido Verde em Jequié, o Presidente da Executiva Municipal do partido, Francisney Vieira faz a seguinte declaração, abaixo editada por Bahia em Foco:

Em decorrência dos fatos ocorridos no último sábado (28) na Convenção do Partido Verde em Salvador, onde a Executiva Estadual do PV impediu a participação do Professor Marcos Ferreira para disputar uma eleição a Deputado Federal pelo município de Jequié, modifica-se o cenário interno do partido e leva a militância à reflexão antes de novas ações.

Apesar da tentativa de fazer valer a democracia, um ala significativa do partido em Jequié considera que  que a manipulação da traição teve o apoio principalmente de alguns daqueles que se diziam companheiros do diretório do partido em Jequié.

A campanha que visava a candidatura de Marcos Ferreira, já se encontrava com grande ascendência no anseio do povo de Jequié e Região. O Partido Verde cresceu muito no município e esse trabalho chamou a atenção de todo o Partido Verde no Estado. Os quase 10.000 votos (motivo de tanta cobiça e armação) foram conquistados com a participação do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, de pessoas que hoje já estão à frente de futuros partidos políticos a exemplo da REDE Sustentabilidade, do PMB – Partido da Mulher Brasileira, da militância composta dos nossos familiares e amigos. Ninguém foi consultado nem ao menos foi informado do que estava por acontecer internamente.

O trabalho do PV de Je        quié, com certeza obteve muitos frutos, a exemplo do respeito e confiança do povo do município. As atividades  primaram pela dedicação e respeito aos compromissos de campanha e, a mesa diretora, o seu presidente, jamais permitiria ver tudo isso transformado em moeda de troca por apoio político, financiamento de campanha, etc.

O presidente Francisney Vieira aproveita para agradecer a todos que o ajudaram nos últimos dois anos (2013/2014), biênio em que foi eleito para dirigir a comissão provisória do PV de Jequié.

Finalmente, ele pede que o Conselho Político do PV Jequié, que é composto por ex presidentes, dê continuidade à convocação já iniciada, através de alguns e-mails, para que os filiados realizem as eleições da nova mesa no dia 08 de julho e posse dia 12 de Julho/2014.

Vieira afirma ainda que com essa atitude dá como encerrada a sua passagem pelo Partido Verde, aguardando apenas os tramites legais.

DEPUTADO EUCLIDES FERNANDES PROPÕE TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO AO JORNALISTA ARI MOURA

Jornalista Ari Moura receberá o título de cidadão baiano

Jornalista Ari Moura receberá o título de cidadão baiano

O jornalista Ari Machado de Moura foi indicado pelo deputado Euclides Fernandes (PDT) para receber o Título de Cidadão Baiano, honraria concedida pela Assembleia Legislativa àqueles que, embora não tenham nascido na Bahia, tenham desempenhado um papel relevante para a terra e sua gente. “Nasci na Paraíba, mas sou um baiano por adoção”, a frase que já se tornou um slogan do jornalista, foi lembrada pelo parlamentar que justifica a homenagem sugerida ao paraibano, nascido em Patos, no ano de 1949, devido a propagação do nome da Bahia ao resto do país feito por ele no desempenho da sua profissão.

Euclides rememora a trajetória de Ari Moura que chegou a cidade de Jequié, na Bahia, com apenas 6 meses de idade no colo de sua mãe Alaide e com o pai Manoel Batista. O destino final do casal era o estado de Minas Gerais, entretanto, conheceram o jornalista e escritor Luís Cotrim, pessoa de renome na cidade, que convenceu eles a fixarem residência em Jequié. Assim, Ari Moura cresceu e, mesmo tentando exercer a profissão de contador, o jornalismo foi mais forte, tornando-se um dos mais importantes e conhecidos jornalistas do interior baiano. “Seu nome no mundo jornalístico baiano é sinônimo de integridade, seriedade e respeito às fontes e fidelidade na transmissão sempre primando pela honestidade”, afirma o parlamentar.

Conforme conta o deputado, Ari Moura ainda exerce o radialismo em Jequié onde edita também o Jornal A Folha, de circulação semanal. Euclides destaca que ainda não tendo optado pela carreira política, o jornalista é um “incansável batalhador”, sempre buscando soluções para as necessidades da sua cidade adotiva e para a Bahia. Dessa forma, o parlamentar defende a aprovação pelos seus pares da homenagem sugerida. “Delego a aprovação aos meus pares, na certeza que a maioria absoluta reconhecerá o incansável trabalho e a sua inquestionável contribuição na divulgação das qualidades que colocam a Bahia em destaque”, disse.

LADRÕES EXPLODEM DUAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM ITAQUARA NA MADRUGADA DESTE DOMINGO (29)

Foto: Binho

Foto: Binho

Os bandidos voltam a desafiar os órgãos de segurança do estado. O povo baiano está absolutamente desprotegido e impotente diante das constantes ações de marginais e o clima de insegurança se intensifica. Os ataques a agências bancárias, por exemplo, viraram uma rotina. A desprotegida população de Itaquara, município vizinho a Jaguaquara, localizado às margens da BR-420, é a nova vítima. Um grupo de homens armados invadiu a cidade na manhã deste domingo (29) e explodiu os equipamentos de auto atendimento das agências do Bradesco e Banco do Brasil. Os dois estabelecimentos bancários ficaram parcialmente destruídos.

De acordo com informações da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Jaguaquara (CIPM), os bandidos chegaram em três veículos e se distribuíram pelas duas agências, que ficam localizadas na mesma rua. Após denúncias, viaturas foram para o local, mas os suspeitos já haviam fugido. Testemunhas indicam que entre os carros havia uma caminhonete Triton preta.

Não há informações se conseguiram levar o dinheiro. Sabe-se, no entanto que os caixas eletrônicos tinham sido abastecido para atender a demanda dos pagamentos de funcionários ativos e inativos, aposentados e benefícios sociais a partir de amanhã, segunda-feira, 30. Até o final da manhã de hoje, policiais militares permaneciam em frente as duas agências interditadas, sendo aguardada a chegada de peritos do Departamento de Polícia Técnica-DPT, da cidade de Jequié, distante cerca de 80km do local.

COPA 2014 – A PAIXÃO DO FUTEBOL ELEGE O GOLEIRO JULIO CESAR HERÓI NACIONAL

julio-cesar-penalti-copa-am

julio cesar

Emocionado, Julio Cesar agradece o apoio dos companheiros de equipe

Emocionado, Julio Cesar agradece o apoio dos companheiros de equipe

A seleção brasileira teve sua primeira prova de fogo nesta Copa do Mundo. E passou raspando. Dominada na maior parte do jogo, sofreu demais diante do antigo ‘freguês’ Chile e empatou por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela de Júlio César. O goleiro defendeu três cobranças, salvou o Brasil de uma eliminação precoce e classificou os anfitriões para as quartas de final. A imprensa e a torcida brasileira transformam o goleiro no grande responsável pela classificação da seleção brasileira para a próxima fase.

Contestado antes do Mundial por atuar na fraca liga dos Estados Unidos, o camisa 12 deixou o Mineirão como o grande herói do Brasil até aqui na Copa. Uma classificação no sufoco, dramática. Com a dificuldade que Felipão, desde o sorteio das chaves, já havia anunciado. Mas que põe o Brasil no caminho de um possível reencontro com seu passado: 64 anos depois, pode novamente enfrentar o Uruguai em uma Copa em casa. Para isso, basta que os antigos rivais eliminem a Colômbia neste sábado, às 17h. Chance de finalmente exorcizar o ‘Fantasma de 1950’. Vamos a Fortaleza.

PRIMEIRO ESCALÃO DA PREFEITURA DE JEQUIÉ PRESENTE NA CONVENÇÃO DO PT EM SALVADOR

Secretários do município de Jequié estiveram presentes à convenção do PT

Secretários do município de Jequié estiveram presentes à convenção do PT. Foto extraída do Blog de Júnior Mascote

Aos cantos de “É Rui aqui e Dilma lá”, começou na manhã desta sexta-feira a convenção estadual do PT na Bahia. A presidente Dilma Rousseff subiu ao palco de mãos dadas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual governador da Bahia, Jaques Wagner. A convenção lança a candidatura de Rui Costa, ex-secretário da Casa Civil de Wagner, a governador pelo PT. O vice na chapa será João Leão do PP e ao Senado será lançado Otto Alencar, do PSD. Uma comitiva da cidade de Jequié também esteve presente no evento, o secretário de infraestrutura municipal Fernando Bomfim, de esporte Jairo Rodrigues, administração Diego Cruz além da Prefeita Tânia Britto (PP).

ConvençãoCom esse time a prefeitura de Jequié se fez representada para ingressar na hercúlea luta para eleger Rui Costa, candidato petista ao governo da Bahia.

Por falar em time, a candidatura de Rui Costa recebeu o apoio do candidato a deputado federal Antonio Britto (PTB), que agora fica em igualdade de condições com Roberto Britto em relação aos planos de Rui Costa para esta eleição.

Pode ser um  tiro no pé, pois o alinhamento com o governo nem sempre representa  a aprovação dos eleitores. em Jequié, pelo menos, números indicam que Rui Costa não pontua como o mais cotado na intenção de votos.

NOTA DO APLB – SINDICATO

Renata Batista - Ascom

Renata Batista – Ascom

Veja o vídeo