Archive for maio, 2014

AMEAÇAS SOFRIDAS APÓS JULGAMENTO DO MENSALÃO LEVAM JOAQUIM BARBOSA A DEIXAR O SUPREMO

Joaquim Barbosa vai deixar o STFA decisão do ministro Joaquim Barbosa de antecipar sua saída da presidência do Supremo Tribunal Federal e também da Corte, prevista para o fim do ano, foi precipitada pelas ameaças que ele vem sofrendo, especialmente por causa da sua atuação à frente do julgamento do mensalão do PT. Aos 59 anos, Barbosa deixará o Supremo no final do mês de junho. Segundo os jornais O Sul e O Globo, pessoas próximas ao ministro contaram que as ameaças e as agressões sofridas por Barbosa, pela Internet e até em locais públicos o levaram a decidir sair antes do previsto.

Antes do julgamento do mensalão, o ministro frequentava restaurantes e bares em Brasília e no Rio de Janeiro. Continuou a fazê-lo por algum tempo, mas, tudo mudou nos últimos meses, especialmente após a prisão dos mensaleiros. Com a profusão de ameaças nas redes sociais e o episódio em que foi abordado por um grupo de militantes do PT ao deixar um restaurante em Brasília, Barbosa se sentiu coagido e forçado a mudar os seus hábitos. “Ele passou a evitar locais públicos por medo em relação à sua segurança. Parou de sair”, disse um amigo de Joaquim Barbosa.  “Agora ele está se sentindo aliviado. Ele estava cansado, quer viver a vida. Estava muito patrulhado, se sentia agredido com palavras, com provocações. Como se fosse ele o infrator da ordem pública… Ele disse: “Estou precisando viver”, relatou o interlocutor.

Segundo a revista Veja, um perfil apócrifo no Facebook dizia que o ministro “morreria de câncer ou com um tiro na cabeça” e que seus algozes seriam “seus senhores do novo engenho, seu capitão do mato”… Outro perfil dizia: “Contra Joaquim Barbosa toda a violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro”. A Polícia Federal investiga a origem das ameaças. “Esse fator (as ameaças) contribuiu para a sua saída antecipada”, disse outro interlocutor do ministro.

Ministro Joaquim Barbosa despede-se do presidente do Senado Renam Calheiros

Ministro Joaquim Barbosa despede-se do presidente do Senado Renam Calheiros

Barbosa acordou na quinta feira decidido e, de manhã, foi dar a notícia à presidente Dilma Rousseff, que ficou surpresa. Depois se despediu oficialmente dos presidentes do Senado, Renam Calheiros (PMDB AL) e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Após esses encontros, o ministro Joaquim Barbosa anunciou sua aposentadoria precoce no início da sessão do Supremo “Tenho uma informação de ordem pessoal a trazer”:

“decidi me afastar do STF no final de Junho: afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei o meu afastamento do serviço público após quase 41 anos. Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte no que é, talvez, o meu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e de ter convivido com diversas composições e, evidentemente, com a atual composição do Supremo. Agradeço a todos. Meu muito obrigado.”

O ministro Joaquim Barbosa ficou popular por sua postura austera na condução do processo do mensalão, primeiro como relator e depois acumulando esta função com a de presidente da Suprema Corte do país. O seu desempenho, a sua intransigência em relação ao cumprimento da constituição brasileira fez com que fosse bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. No entanto, os eleitores não poderão ver seu nome nas urnas em outubro. Além de sua disposição de não concorrer, o prazo de desincompatibilização de magistrados com os cargos que ocupam venceu em 4 de abril.

Com a retirada do relator do mensalão, o processo será conduzido por outro ministro a ser sorteado para a função. O ministro escolhido ficará responsável pela execução das penas dos 24 condenados. Será também o escolhido que tomará as decisões referentes ao direito ao trabalho externo de presos no regime semiaberto – benefício que Joaquim Barbosa negou a oito condenados, incluindo o ex-ministro José Dirceu. Pelo visto as coisas agora tendem a melhorar para os presos.

Como disse um cidadão que lia num jornal, uma matéria similar na poltrona ao lado, no voo de São Paulo para Salvador: Eles conseguiram. O sistema é bruto!

Fonte: jornal O Sul de Porto Alegre, revista Veja e O Globo do Rio de Janeiro.

EX PRESIDENTE DO PT DA BAHIA SOFRE ACIDENTE

acidente jonas paulo.jpg

Fotos: Portal Oeste da Bahia

Fotos: Portal Oeste da Bahia

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia (PT-BA) e pré-candidato a deputado estadual, Jonas Paulo, sofreu um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (29), em uma estrada do município de Catolândia, a 843 km de Salvador. Jonas Paulo e o motorista do veículo, conhecido como Siderlon, sobreviveram ao ocorrido com leves escoriações. Ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzidos a uma unidade médica no município de São Desidério. A notícia do ocorrido foi comunicada pelo próprio Jonas Paulo em seu perfil de uma rede social, na internet.

“Um pequeno acidente na estrada de Catolândia comigo e Siderlon, mas está tudo sobre controle, só escoriações, e prontamente o SAMU nos socorreu, graças à Deus.”, comentou.

O acidente ocorreu após o motorista ter perdido o controle da direção, causando o capotamento da caminhonete. Fonte: G1

IBOPE PUBLICA RESULTADOS DA PESQUISA PARA O SENADO E GOVERNO DA BAHIA

Resultado IbopeConforme foi anunciado no domingo por este Blog, o IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisas sob encomenda do Correio da Bahia, publicou hoje, terça (27), o resultado da pesquisa que aponta o pré-candidato do DEM Paulo Souto na liderança, com possibilidade de vitória já no primeiro turno, na corrida pelo governo do Estado.

Conforme o levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes ao eleitor, o democrata está com 42%, bem à frente dos dois principais concorrentes: Lídice da Mata (PSB) aparece com 11% e Rui Costa (PT) com 9%. Da Luz (PRTB) tem 2% das intenções de voto e Marcos Mendes (PSOL), 1%. Brancos e nulos somam 19%, enquanto 16% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.

Na disputa pelo Senado, o cenário também é favorável à oposição: Geddel Vieira Lima (PMDB) surge com 34%, contra 14% de Otto Alencar (PSD) e 5% de Eliana Calmon (PSB). Hamilton Assis (PSOL) tem 2%. Brancos e nulos correspondem a 19% dos entrevistados. Já 26% não souberam apontar uma preferência ou não responderam. O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 15 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 22 sob o número BA-00004/2014.

IBOPE PUBLICARÁ RESULTADO DE PESQUISA NA BAHIA NESTA TERÇA (27)

IBOPEFoi registrada às 16h30 de ontem, no Tribunal Regional Eleitoral, pesquisa Ibope sobre as intenções de voto para governador e senador na Bahia, a ser divulgada na próxima terça-feira, dia 27. A pesquisa foi encomendada pela Empresa Baiana de Jornalismo S.A., que edita o jornal Correio, integrante da Rede Bahia de Comunicação (TV Bahia), e custou R$ 67 mil, tendo sido entrevistados 1.008 eleitores e indica as intenções de votos para senador e governador da Bahia.

SAUDADE DÓI

Crônica de domingo, 25 de maio de 2014: 

Por Paloma Amado*

Jorge e Zelia

Sinto muitas saudades de meus pais. Tantas. Aperta o coração, dá vontade de chorar. Não se enganem pensando que falo dos escritores Zélia e Jorge Amado, falo de pai e mãe, gente de carne e osso e, sobretudo, muito coração.
Já se passaram quase 14 anos sem meu pai. Na verdade mais, pois os últimos 3 anos de vida dele foram de uma presença estranha, muito doente e triste. Era o meu pai ao oposto. Dele apenas sobrava um beijo na mão e um pedido:
— Coça a minha cabeça.
Ele sempre gostou de uma coceirinha na sua juba de leão, no seu corpo peludo de urso. Ainda lembro quando João levou Dorinha pela primeira vez na casa do Rio Vermelho. Juca queria apresentar sua mulher a papai, a definitiva! Mamãe abraçou papai e disse:
— Jó, essa é Dôra, mulher de João Jorge. Veja que encanto de pessoa!
Papai a olhou com aqueles olhinhos de quem não entende bem as coisas. Fixou o olhar, entendeu tudo, e disse:
— Coça aqui minha cabeça, minha filha!
Ela estava aceita e abençoada.
Um dia, quando ele, muito mal, já não dizia palavra há ano e meio, passei a tarde atrás de meias, pois seus pés estavam gelados. Trouxe, mamãe colocou, ele deixou. Papai, como eu, tinha horror de pés cobertos, meias e cobertores. Ao vê-lo assim calçado, mais uma vez desconheci meu pai naquele homem na minha frente. Fiquei muito triste e nervosa. Então resolvi ir a minha casa tomar um banho, me acalmar e voltar mais tarde para jantar. Vou ali e volto já.
Descendo o jardim no rumo da garagem, para pegar meu carro, tropecei numas raízes de árvore e tomei um tombo fenomenal. Estava escuro, mas no breu aconteceu a magia. Carybé, que fora embora da vida antes de papai, me apareceu, muito severo, e disse:
— Volta já para casa, sinhå burra. Vai atender seu pai que está precisando de você.
Levantei, meu joelho sangrava muito. Peguei o rumo de volta à casa. Encontrei mamãe desesperada, papai estava ficando arroxeado, sem forças. Um vizinho veio ajudar a tirá-lo pela porta. Fui buscar meu carro e corri para o Hospital Aliança, bem ali na vizinhança. Eu ia dizendo a papai, a meu lado, que aguentasse, que já estávamos chegando. Não deu tempo. Só soube que ele entrou morto no hospital tempos depois.
Tive milhões de coisas a resolver em seguida, a ausência dele foi sendo ocupada pela presença muito constante de mamãe. A verdade é que ele só se despediu sete anos depois, quando ela se foi.
Mamãe queria viver, mesmo sem a presença viva do seu amor. Ela chamou João Jorge e eu para dizer isso, e por anos nos deu provas de amor a vida. Era uma retada … Já disse isso antes, não foi?
Quando teve o primeiro edema pulmonar, fomos chamados pelos médicos que a desenganaram. Não conheciam dona Zélia… Uma semana depois, fora da UTI, é claro, ela estava no altar da Igreja da Vitória casando o neto Jonga com sua linda Dayseane. Alegre, feliz, elegante, uma lindeza.
Foram três edemas pulmonares, cadeira de rodas, oxigênio 24 horas por dia. Ela inteira, escrevendo, indo votar na eleições, fazendo a domingueira com a família e os amigos. Até que meu irmão Luiz Carlos, seu primogênito, foi levado por um câncer devastador.
— Não é direito filho morrer antes da mãe, ela dizia todo o tempo.
Daí foi rápido, poucos meses de um triste calvário. Quando foi embora, levou com ela meu pai. De repente me olhei sozinha em casa e tive o triste sentimento da orfandade. Total solidão.
O tempo é o melhor remédio, todos dizem, e é uma verdade, relativa, mas é. A gente volta à vida, readapta seu dia-dia, sonha, chora, ri, escreve sobre eles para matar as saudades. Mas tem sempre um dia em que o peito aperta de uma maneira tão sem jeito, que a gente se sente vazio, sem graça, precisando desabafar.
Quis escreve coisa alegres, não consegui. Compartilho minha saudade, meu amor, meu vazio.
Semana que vem estarei bem, contando mais coisas lindas da nossa história.
Bom domingo, obrigada pelo ombro amigo.

*Postado em sua página no facebook. Não resisti e repercuti.

INFORMAÇÕES EXTRAOFICIAIS DÃO CONTA QUE LÍDICE JÁ ULTRAPASSOU RUI COSTA NAS INTENÇÕES DE VOTOS

Paulo, Lídice e RuiSegundo informações extraoficiais obtidas por este Blog, o resultado das duas pesquisas que deverão estar circulando pelos órgãos de imprensa na próxima semana, Lídice da Matta ultrapassou Rui Costa e aparece em 2º lugar com 11% das intenções de voto.

Paulo Souto prossegue na liderança absoluta na casa dos quarenta por cento. Já o candidato do PT e do governador Jaques Wagner, deputado federal Rui Costa, com 9%, cai para a 3ª posição.

As más línguas dizem que se não fossem certos correligionários e as más companhias, a senadora Lídice, do PSB, cuja companheira de chapa é uma boa candidata ao senado, estaria, na final, disputando o segundo turno com Souto. Se assim for, ainda está em tempo de rever todas as estratégias.

Por falar em pré-candidatos ao senado federal, Geddel Vieira Lima lidera aparece nas duas  consultas com 34% e 44%, respectivamente. Os percentuais obtidos pelos demais candidatos não nos foram fornecidos. Como a publicação dos resultados implica em registro em órgão próprio, vamos aguardar a publicação oficial.

WAGNER TEME REVIRAVOLTA EM INDICAÇÕES A TCE E TCM

mario-e-wagnerA proximidade da campanha eleitoral está deixando a oposição na Assembleia em estado de graça. Por causa de sua movimentação contra a indicação do deputado federal Zezéu Ribeiro, do PT, a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governador Jaques Wagner (PT) anunciou ontem, por meio de sua liderança na Casa, que irà à sede do poder na próxima segunda-feira, conversar sobre o assunto.

O feito é inédito – Wagner nunca foi à Assembleia antes por conta de motivo semelhante. O momento é que não é. O governador teme, em pleno início de campanha, arranhões em sua autoridade e o destrato de acordos políticos envolvendo a campanha majoritária que resultaram nas três indicações que está fazendo agora para as Cortes de Contas – duas para o TCE e uma para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A oposição, o líder Elmar Nascimento (DEM) à frente, alega que a vaga que está sendo oferecida a Zezéu caberia, pela tradição, à Assembleia, de preferência a um deputado ou ex estadual. Ocorre que a ida do petista para o TCE ajuda na engenharia interna que o PT está fazendo para eleger sua bancada à Câmara Federal, fortalecendo, de quebra, a chapa liderada por Rui Costa.

Mas não é só a situação de Zezéu que preocupa. Conforme antecipado ontem por este Política Livre com exclusividade, tudo concorre para acabar na Justiça a indicação de outro deputado, o federal Mário Negromonte (PP), para o TCM. Alegando que a vaga aberta no órgão caberia ao Ministério Público de Contas, a Associação Nacional do MPC (Ampcon) já ingressou com um mandado de segurança na Justiça contra a indicação de Negromonte.

Neste caso, Wagner teme que ganhe corpo no Legislativo a tese de que, como a indicação de Negromonte foi para a seara judicial, os deputados não devem se empenhar em aprovar seu nome para o TCM. Não há óbices à indicação do deputado João Bonfim (PDT) para a outra vaga disponível no TCE. O governador receia principalmente o impacto de uma reviravolta nas indicações na campanha de Rui.

Mas lutar pelas indicações segue também outro interesse. Wagner deve ser o governador que mais nomes indicou ao TCE e ao TCM no curso de seus dois mandatos. Não deixa de ser um bom anteparo para quem vai deixar o governo daqui a alguns meses e terá sua administração vasculhada por auditorias, principalmente no TCE, caso que fica ainda mais delicado no caso de a oposição vencer a eleição.

Informações: Política Livre

IPIAÚ: OPERAÇÃO PARA TROCA DE GLOBO NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE RIO NOVO RELEMBRA O SIMBOLISMO DAQUELA PEÇA

Chamou a atenção de todos que passavam na Praça Alberto Pinto, na tarde dessa terça-feira (20), a operação para a troca do globo que decora a extremidade da torre do templo da Primeira Igreja Batista de Rio Novo. O serviço faz parte da obra de reforma do prédio que teve inicio em outubro do ano passado e deverá ser concluída num prazo de 45 dias. O globo recém-instalado é uma representação do planeta Terra e foi confeccionado, em polietileno, pelo artista plástico ipiauense Lula Martins, uma das expressões da vanguarda cultural brasileira que resultou na eclosão do movimento tropicalista. Também foi da sua autoria o antigo globo, construído em alumínio revestido de vidro, que permaneceu no local durante 45 anos.

O trabalho então desenvolvido por Lula Martins criou condições para que ele participasse e saísse vitorioso na Bienal Internacional de São Paulo em 1965.Globo Lula

A instalação do antigo globo ocorreu durante a conclusão da obra de construção do templo, iniciada na década de 1950, sob a administração do pastor Paulo Júnior. Toda esta movimentação atual faz parte dos preparativos para a comemoração do centenário da PIB que acontece no dia 31 de outubro do próximo ano.Globo Lula2

Originada de um trabalho desenvolvido pelo pastor Marcelino José de Lima, na zona rural do município, a Primeira Igreja Batista de Rio Novo, vem sendo liderada pelo pastor Carlos César Januário, ao qual coube a nobre missão de suceder Paulo Júnior e organizar a grande festa dos 100 anos dessa instituição religiosa.Globo Lula3

Um pouco de Lula Martins

FOTO-LULA-PBCom o dinheiro ganho na confecção do globo da Igreja Batista de Ipiaú, Lula Martins pode se transferir para Salvador, frequentar a galeria Bazarte e integrar-se ao grupo que fundou o decantado estúdio Malström da Rua Barão de Loreto, onde desenvolveu o projeto da escultura “Quero conversar com você”. A escultura acabou sendo a vencedora da IX Bienal de São Paulo, cujo curador era o  célebre Ciccillo Matarazzo.

Depois desse importante evento, durante algum tempo voltando-se para outras linguagens culturais, o design gráfico rendeu louros para Martins. A capa do disco Acabou chorare (1972), dos Novos Baianos, sempre citado em listas dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, foi a eleita por especialistas a melhor criação daquele ano. Aproveitou os contatos nos círculos musicais para produzir discos experimentais. Nos anos 80, uma canção de sua autoria, Rock Mary, ganhou popularidade na voz de Paulinho Boca de Cantor.

– Ator, poeta, escultor, diretor, cantor, cineasta, artista plástico e compositor, Lula Martins é uma das figuras mais lendárias da contracultura no Brasil. Sua obra é vasta e profunda. As belas capas de LPs que fez para tantos artistas são verdadeiros documentos visuais da cultura de vanguarda produzida no país. Sua obra e sua vida, como um todo, são parte da própria história do Brasil recente – elogia Narlan Matos, doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que está produzindo um documentário sobre os tropicalistas de Jequié com destaque para outra lenda da tropicália, o artista plástico e designer Rogério Duarte.

O antigo e o atual globo da Igreja Batista de Ipiaú se revestem de simbolismo marcante para as artes plásticas brasileiras, e, por que não dizer, para o próprio tropicalismo, já que os irmãos Diogo e Dircinho outras importantes peças neste cenário, quando se destacaram nas artes plásticas, moraram um tempo com Lula Martins no Rio de Janeiro.

Wilson Midlej

Fonte: arquivo pessoal e Giro/José Américo Castro

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JEQUIÉ DECIDEM PERMANECER EM GREVE

aplb1naplbn

Em Assembleia realizada nesta quinta-feira (15), na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, a categoria de Professores rejeitou mais uma vez a proposta do Governo Municipal. A proposta foi apresentada na última audiência (13) pela Comissão Permanente de Negociação e prevê um percentual de 8,32% para o nível I, que é o do piso nacional, e 6,78% para os demais níveis de II a IV, aplicado de forma linear e sem respeitar a data base de janeiro de 2014.

Segundo a diretora da APLB/Apromuje, Caroline Moraes, o Governo ofereceu um percentual para os professores, a partir do nível II, muito abaixo do que é previsto pelo Plano de Carreira do Magistério. “Não queremos o reajuste linear, queremos que seja respeitado o nosso Plano de Carreira e que seja retroativo a Janeiro. Nós estamos buscando apenas o que é legítimo” reafirmou a diretora. Caroline ainda informou que a categoria esta sendo flexível em relação às negociações e propôs o parcelamento do percentual do nível II, dentro do ano de 2014.

A categoria aprovou o acréscimo de atividade na agenda da Greve e pela continuidade do movimento. Logo após a Assembleia, os professores saíram em caminhada pelas ruas da cidade, com faixas, apitos e músicas de protesto, em direção a Praça Rui Barbosa para a realização de mais um Ato Público em prol do cumprimento do Plano de Carreira. O grupo de teatro ARTFaces, fez uma breve apresentação sobre a valorização do professor, momento em que somou-se protesto com Arte, sendo bastante aplaudido pelos manifestantes e outros que estavam presentes.

Outra audiência já está agendada para a próxima segunda-feira (19) com os representantes do Governo, a CPN e os Representantes da APLB Sindicato para continuarem com as discussões. Enquanto isso, a greve continua.

Informações da Ascom APLB/Apromuje

JUSTIÇA FEDERAL DEFINE QUE CULTOS AFRO-BRASILEIROS, COMO A UMBANDA E CANDOMBLÉ, NÃO SÃO RELIGIÃO

Símbolos da Umbanda e do Candomblé

Símbolos da Umbanda e do Candomblé

A Justiça Federal no Rio de Janeiro emitiu uma sentença na qual considera que os “cultos afro-brasileiros não constituem religião” e que “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”.

A definição aconteceu em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a retirada de vídeos de cultos evangélicos que foram considerados intolerantes e discriminatórios contra as práticas religiosas de matriz africana do YouTube. O juiz responsável entendeu que, para uma crença ser considerada religião, é preciso seguir um texto base – como a Bíblia Sagrada, Torá, ou o Alcorão, por exemplo – e ter uma estrutura hierárquica, além de um deus a ser venerado.

A ação do MPF visava a retirada dos vídeos por considerar que o material continha apologia, incitação, disseminação de discursos de ódio, preconceito, intolerância e discriminação contra os praticantes de umbanda, candomblé e outras religiões afro-brasileiras. “Para se ter uma ideia dos conteúdos, em um dos vídeos, um pastor diz aos presentes que eles podem fechar os terreiros de macumba do bairro”, disse o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos.

De acordo com o site Justiça em Foco, o MPF vai recorrer da decisão em primeira instância da Justiça Federal para continuar tentando remover os vídeos da plataforma de streaming do Google.

“A decisão causa perplexidade, pois ao invés de conceder a tutela jurisdicional pretendida, optou-se pela definição do que seria religião, negando os diversos diplomas internacionais que tratam da matéria (Pacto Internacional Sobre os Direitos Civis e Políticos, Pacto de São José da Costa Rica, etc.), a Constituição Federal, bem como a Lei 12.288/10. Além disso, o ato nega a história e os fatos sociais acerca da existência das religiões e das perseguições que elas sofreram ao longo da história, desconsiderando por completo a noção de que as religiões de matizes africanas estão ancoradas nos princípios da oralidade, temporalidade, senioridade, na ancestralidade, não necessitando de um texto básico para defini-las”, argumentou Mitropoulos.

A inferência do site Revista Bahia em Foco: A palavra religião é originária do termo latino Re- ligare, Re-ligação, ou seja, a promoção de uma união interrompida com a divindade. Há varias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não têm apoio na definição do termo. Seita, derivado da palavra latina “Secta”, nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.

É bastante superficial e reducionista a definição do juiz federal que lavrou a sentença, até porque não é fundamental a existência de textos base a serem seguidos, assim como aprendemos na História do Direito, não havia regras escritas nas sociedades dos povos sem escrita. Estas eram transmitidas oralmente de pessoa para pessoa,  sendo justamente a religião a base das regras de conduta do indivíduo na sociedade.

Portanto, o Candomblé a Umbanda e outras manifestações do gênero são sagrados para quem é adepto e tem a característica de re-ligação. É religião, sim. E tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana.

Muito provavelmente continuará sendo.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/www.justiçaemfoco.com.br e www.revistabahiaemfoco.com.br