Archive for dezembro, 2013

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF FALA À NAÇÃO COM OTIMISMO

No último pronunciamento em rede nacional do ano, a presidente Dilma Rousseff afirmou na noite do domingo que a área econômicapresidenta - foto oficial de seu governo é vítima de “guerra psicológica” por parte de setores do empresariado, ainda que admita haver o que “retocar” e “corrigir” na economia.

A fala, de 12 minutos, ignorou o principal fato político do ano, as manifestações de rua de junho que derrubaram abruptamente a popularidade do governo. Citou superficialmente que “ouviu reclamos” da sociedade e que está “implantando pactos para acelerar o cumprimento de nossos compromissos”.

Dilma enalteceu programas federais e pediu aos telespectadores que pensassem “no que aconteceu de positivo nos últimos anos na vida do Brasil”.

Mas boa parte do discurso, o 17º do seu mandato, foi dedicada a promover uma visão otimista da economia, principal área a sofrer críticas em sua gestão.

Apesar de ter deixado claro que o pessimismo não pode contaminar a economia e que está atuando “nos gastos” e no combate inflacionário, Dilma ponderou que “não existe um sistema econômico perfeito” nem um “país com uma economia perfeita”.

“Em toda economia haverá algo por fazer, algo a retocar, algo a corrigir”, disse ela, que previu um 2014 melhor para o bolso dos brasileiros.

Citando “redução de impostos” e “diminuição da conta de luz”, a presidente disse que tem recebido “duras críticas daqueles que não se preocupam com o bolso da população”. “Se mergulharmos em pessimismo e ficarmos presos a disputas e interesses mesquinhos, teremos um país menor”, afirmou, em outro momento.

Também sem citar o mensalão, cujos protagonistas da antiga cúpula do PT no governo Lula foram presos em 2013, Dilma afirmou que não abriu mão em apoiar o combate à corrupção.

Como de praxe neste tipo de balanço, Dilma listou o que considera sucesso em sua gestão, e que estará em sua propaganda na campanha à reeleição em 2014: Mais Médicos, Ciência sem Fronteiras, Pronatec (programa de formação profissional), Minha Casa, Minha Vida e o Brasil sem Miséria.

“Nos últimos anos somos um dos raros países do mundo em que o nível de vida da população não recuou ou se espatifou em meio a uma grave crise. Chegamos até aqui melhorando de vida, pouco a pouco, mas sempre de maneira firme e segura”, disse.

Aécio Neves critica tom do discurso de Dilma

O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, criticou o pronunciamento de fim de ano da aecio-neves-critica-pronunciamento-da-presidente-dilma-na-tvpresidente Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e TV. Para Aécio, Dilma omitiu problemas e fez “autoelogio”. Segundo o senador, que também é presidente do PSDB, Dilma apresentou “uma ilha da fantasia” na TV. Sobre o assuntoO Senador distribuiu nota à Imprensa:

“Sob o pretexto das festas de fim de ano, a presidente volta à TV para fazer autoelogio e campanha eleitoral. Lamentavelmente, a oposição não pode pedir direito de resposta. Nenhuma palavra sobre as famílias vítimas das chuvas e as obras prometidas e não realizadas. Nenhuma menção à situação das empresas públicas, à inflação acima do centro da meta, ao pífio crescimento da economia. Nenhuma menção à situação das estradas, à crise da segurança e à epidemia do crack que estraçalha vidas. Apenas como exemplo, na ilha da fantasia a que a presidente nos levou mais uma vez, a qualidade do ensino tem melhorado e a criação de creches é comemorada.

Enquanto isso, no Brasil real, os resultados dos testes internacionais demonstram o contrário: o analfabetismo parou de cair e, das 6 mil creches prometidas por ela em 2010, apenas 120 haviam sido entregues até outubro. Essa nova e abusiva convocação de rede de rádio e televisão é mais uma demonstração da falta de limites de um governo que acredita que a propaganda e o ilusionismo podem demonstrar força, enquanto, na verdade, só acentuam a sua fraqueza”, escreveu o Senador Aécio Neves

Para o tucano, os números do “Brasil real” são outros: “o analfabetismo parou de cair e, das 6 mil creches prometidas por ela em 2010, apenas 120 haviam sido entregues até outubro”.

O presidente do PSDB conclui a nota afirmando que Dilma aposta no “ilusionismo”. “Essa nova e abusiva convocação de rede de rádio e televisão é mais uma demonstração da falta de limites de um governo que acredita que a propaganda e o ilusionismo podem demonstrar força, enquanto, na verdade, só acentuam a sua fraqueza”, disse.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), criticou o tom do pronunciamento de fim de ano da presidente Dilma Roussef. Para ele, Dilma “dourou a pílula”.  “O Brasil passa por um momento de descrédito interno e externo enquanto a presidente Dilma Rousseff doura a pílula com um discurso para lá de ufanista de seus feitos nos últimos anos, omitindo dos brasileiros a verdade sobre a situação da economia, que se arrasta em seu governo com um crescimento pífio”, afirmou Bueno.

LITORAL NORTE BAIANO SEM ENERGIA E SEM ÁGUA. HOTÉIS DE SAUÍPE ESTÃO NA ÁREA MAIS AFETADA

mapa_litoral_norte_bahiaEstá faltando energia elétrica em parte do litoral norte desde as 21 horas de segunda-feira (30/12), incluindo a área de Sauípe, onde ocorre a captação de água por parte da Embasa.

O abastecimento foi reduzido em 35% na região, comprometendo o fornecimento de água em localidades situadas entre Barra do Pojuca e Sauipe, a exemplo de Imbassaí. Para minimizar a situação, alguns sistemas da Embasa estão sendo operados com grupo gerador. A previsão informada pela Coelba para retorno da energia é às 12 horas desta terça-feira (31).

Se não bastasse ficarem no escuro, moradores e turistas de algumas regiões do Litoral Norte do estado também não têm acesso a água desde a noite desta segunda-feira (30). Em nota, a Embasa afirma que o problema na linha de transmissão da Coelba

As localidades atingidas são: Campinas, Malhadas, Açu da Torre, Açuzinho, Tereré, Retiro de Açu, Imbassaí, Barro Branco, Mar Belo, Curralinho, Canoas, Estivas, Vila, Porto e Costa do Sauípe.

NO CASO DE VITÓRIA DE DILMA, WAGNER ADMITE QUE PODERÁ VIRAR MINISTRO

O governador Jaques Wagner concedeu entrevista ao site Bahia Noticia do jornalista Samuel Celestino e negou a condição específica de coordenador da candidatura de Dilma Rousseff no Nordeste, admitiu a possibilidade de assumir um ministério no caso da eleição de Dilma e de ser um dos nomes cotados para substituir Dilma na hipótese de ela ficar mais quatro anos no Planalto, confirmou a substituição de 15 auxiliares até 15 de janeiro, assumiu que cultiva a relação harmoniosa com ACM Neto pelo bem de Salvador e “escorregou na maionese” em relação a PP ou PDT quanto à escolha do candidato a vice.

Governador Jaques Wagner

Governador Jaques Wagner

A entrevista concedida ao BN através do repórter Evilásio Júnior, com fotos de Manu Dias, segue publicada na íntegra:

Esse ano foi marcado por uma relação muito amistosa entre o prefeito e o governador. ACM Neto já disse que o prefeito não vai entrar na campanha, mas que o cidadão e militante político, vai. Como o senhor pensa que vai ser essa relação em 2014? Harmoniosa como foi em 2013?

Jaques Wagner – Repare, nós temos uma relação administrativa boa, de respeito. Eu sei que surpreendeu muita gente ele ao meu lado e eu ao lado dele. A mim não surpreendeu, porque eu acredito nisso. Eu acho que, encerrado o palanque eleitoral, vamos cuidar da vida porque o povo quer que a gente trabalhe, e não dá para ficar gastando tempo com briguinhas. O que for bom para Salvador é bom para mim e é bom para ele. Então, vamos trabalhar. Eu não posso dizer para ele que ele venha apoiar o meu, porque ele quer ser candidato a reeleição e eu não tenho condição de oferecer, pelo menos por enquanto, apoio a ele em 2016. Então, vamos continuar trabalhando. O que for bom para a cidade eu vou continuar fazendo. Evidentemente que a gente espera reciprocidade nesse tratamento respeitoso, e até agora tem tido. Agora, eu não posso pedir que ele não faça a campanha dele. Mas vamos ver também qual é a decisão que eles [oposição] vão tomar, quem vai ser o candidato.

Wagner Entrevista2O senhor aposta em alguém? Geddel Vieira Lima (PMDB) jogou a bola da escolha no peito de ACM Neto. O senhor acredita em uma eleição plebiscitária entre o prefeito e o governador?

Eu não tenho como apostar em quem será o candidato das oposições. Aí eu prefiro esperar os acontecimentos. É claro que campanha é sempre campanha: as torcidas sempre se excitam e cabe a quem é coordenador de processo ter a tranquilidade para apaziguar. Não posso funcionar com a mesma emoção que o meu povo funciona, porque é diferente. Eu tenho a responsabilidade de condução, ele tem a capacidade de condução. Quem vai para a minha torcida, evidentemente, é a parte mais apaixonada. Qualquer coisa que bula comigo o cara fica mais retado e eu tenho que estar com a responsabilidade de conduzir e acho que ele tem que estar também. Vamos ver, porque ainda não está jogado o jogo das oposições.

Na reforma do secretariado que o senhor vai fazer até o dia 15 de janeiro, quantas pessoas, em média, devem deixar a equipe?

Entre secretários e outros postos ocupados, deve chegar a uns 15, 16, incluindo Otto e Rui, mas, repare, não dá para chamar de reforma. Nós não vamos montar um novo secretariado no último ano de governo, até porque teremos Copa do Mundo e a própria eleição. Então, o ano útil é de seis meses. A tendência é de saírem os ocupantes que vão cuidar das suas campanhas, senão contamina demais a gestão. Haverá uma certa continuidade. Não dá para quebrar tudo senão, daqui que alguém arrume alguma coisa, acabou o ano. Então, não é uma reforma. É uma saída de quem vai ser candidato e acomodação.

Quem são os candidatos de Wagner na proporcional, para estadual e federal?

Read the rest of this entry »

ELETRICISTA MORRE ELETROCUTADO ENQUANTO FAZIA SERVIÇO PARA FESTA EM DISTRITO DE ITAGIBÁ

itaçuçÊO eletricista Itaçuçê Índio do Brasil, de 66 anos, conhecido como “Taçu” morreu eletrocutado, na noite deste sábado (28), por volta das 22h30min no circuito da Festa da Cavalgada da Virada, organizada pelos vereadores “Inho Baiano” e “Val de Beto”. Segundo testemunhas, Itaçuçê tentou fazer uma ligação de energia para uma barraca em um poste de alta tensão, quando sofreu a descarga elétrica. Ele morreu no local. O evento, que teria a participação do cantor Netinho do Forró, foi cancelado.

De acordo com uma das filhas da vítima, o seu pai estava em casa deitado quando foi solicitado para fazer uma instalação elétrica na festa. “Minha mãe ainda falou pra ele ir com o equipamento de segurança (botas e luvas), mas ele disse que era um serviço simples”, contou a jovem Lugení à reportagem do Giro.

“Segundo o pessoal que estava lá, foi um acidente. Ele foi verificar uma rede de alta de tensão em um poste, aí uma das mãos dele tocou em um fio, ele recebeu a carga elétrica e ficou preso nos fios. Os populares subiram lá e tiraram ele dos fios já sem vida”, relatou Ítalo Rodrigues, filho de Taçu. “Itaçuçê era bastante experiente, principalmente com alta tensão, e mesmo aposentado ele continuava a fazer alguns serviços, principalmente na zona rural”, afirmou Tam, irmão da vítima.

O corpo do aposentado foi encaminhado para o IML de Jequié, no entanto, como aquela unidade do Instituto Médico Legal está funcionando precariamente, e, segundo informações, não funciona aos finais de semana, teve que ser conduzido para Vitória da Conquista.

O sepultamento deve acontecer por volta das 09h da manhã desta segunda-feira (30) em Itagibá. Informações:Giro em Ipiaú

SCHUMACHER SOFRE HEMORRAGIA CEREBRAL E ESTÁ EM COMA

shumakerO estado de saúde de Michael Schumacher, heptacampeão mundial da Fórmula 1, piorou no começo da noite deste domingo e é considerado grave. De acordo com boletim médico divulgado em instantes pelo Hospital de Genoble, na França, o ex-piloto de 44 anos sofreu um traumatismo craniano com coma e precisou de uma intervenção neurocirúrgica. O heptacampeão acidentou-se enquanto esquiava, em Meribel, nos alpes franceses.

Schumacher, que bateu a cabeça em uma rocha, foi levado para um hospital de Moutiers. Depois, o ex-piloto de 44 anos foi transferido para o Hospital Universitário de Grenoble às 12h40 (horário local). O médico Gérard Saillant, diretor do instituto do cérebro e da medula espinhal, que é financiado pelo alemão, está no local.

O diretor da estação de esqui, Christophe Gernignon-Lecomte, afirmou que Schumacher foi resgatado oito minutos após sofrer o acidente. O heptacampeão, de acordo com ele, estava de capacete no momento do impacto e ficou consciente nos primeiros momentos. Informações: Estadão

EM VÍDEO, MÉDICA KÁTIA VARGAS SE ISENTA DE CULPA POR TRAGÉDIA EM ONDINA


O depoimento esperado por dois meses e 17 dias foi dito em apenas 2 minutos e 50 segundos. A médica Kátia Vargas, acusada de provocar o acidente que causou a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, no bairro de Ondina, em outubro deste ano, enfim quebrou o silêncio.

Em uma carta e um vídeo editado, distribuídos ontem pela assessoria da acusada para sites, TVs e jornais, Kátia Vargas se defende e nega ter cometido o crime.

Visivelmente abatida e aparentemente sob efeito de medicamentos, a médica diz acreditar na Justiça e garante que seu carro sequer tocou na moto em que os irmãos estavam. Eles morreram após a motocicleta se chocar contra um poste em frente ao Ondina Apart Hotel.

“Eu não posso assumir algo que não fiz. A verdade existe, a verdade tem que ser provada, tem que aparecer”, afirmou Kátia. No vídeo, que dá a impressão de ter sido gravado com duas câmeras, a médica diz ter certeza que não matou Emanuel e Emanuelle. “Porque, em momento algum, eu toquei naquela moto. Eu sei que não matei aqueles meninos, que não fui responsável pela morte deles”, enfatiza.

Mãe

No momento mais marcante da gravação, Kátia se dirige à mãe de Emanuel e Emanuelle, Marinúbia Gomes. Disse que gostaria de falar com ela olho no olho. “Se eu pudesse falar para a mãe desses meninos, olho no olho, eu queria que ela soubesse que eu não matei esses meninos, que eu não tive culpa neste acidente”, afirmou, garantindo se solidarizar com a família das vítimas.

“Foi um acidente trágico, mais para ela do que para mim. Apesar do sofrimento, eu tô viva. Mas sei que essa dor não tem preço, não tem tamanho, não tem tempo para passar, não sei nem se passa. Mas eu queria que ela soubesse que eu me solidarizo com ela, que eu rezo pela família dela”, afirma Kátia Vargas, demonstrando dificuldade na fala.

A médica ainda repudia o fato de seus filhos e seu marido terem sido expostos na mídia e as ameaças de morte que sofreram, de acordo com ela. “Meus filhos foram expostos à mídia, apareceu fotos deles, inclusive na televisão, apesar de serem menores de idade. Meu marido foi exposto, minha clínica foi ameaçada de depredação, recebemos ameaças de morte”.

“Eu acredito que a Justiça há de ser feita. E se eu perder a fé na Justiça, tanto na Justiça dos homens quanto na Justiça divina, eu acho que você perde a fé na vida. Eu tenho muita fé que a verdade vai aparecer. Deus está me fazendo passar por isso por algum motivo, mas eu sei que no fim a verdade vai aparecer”, declara a acusada.

Por fim, a médica diz ter “morrido” depois do acidente. “A Kátia antes daquele acidente era uma. Morreu. Morreu junto com aqueles meninos”, define.

“MEU PROPÓSITO, DONA KÁTIA, É LEVAR A SENHORA A JÚRI POPULAR”, DIZ MÃE DE IRMÃOS MORTOS EM ONDINA

Marinúbia Gomes, mãe dos irmãos mortos durante acidente em Ondina

Marinúbia Gomes, mãe dos irmãos mortos durante acidente em Ondina

A enfermeira Marinúbia Gomes, mãe de Emanuel e Emanuelle, respondeu neste sábado (28) ao vídeo publicado por Kátia Vargas, acusada de ter matado os irmãos em um acidente no bairro de Ondina, no último mês de outubro. “Tem uma parte que ela fala assim, que não sabe porque que Deus fez isso com ela, eu também não sei porque é que Deus permitiu que meus filhos fossem tirados dessa forma”, diz Marinúbia, em fala à TV Bahia.

“O meu propósito hoje, dona Kátia, se a senhora estiver me vendo, é de levar a senhora a júri popular, para que a verdade seja apurada. Eu não tenho interesse nenhum em condenar a senhora, se a senhora for inocente, mas tenho interesse de levar a todas as instâncias da verdade e que Deus esteja acima de tudo. Eu peço a Deus que Ele assuma essa história e se a senhora for inocente, que não seja condenada por isso. Mas se a senhora fez alguma coisa, com intenção ou sem intenção, que seja condenada por isso”, diz ainda a enfermeira.

Marinúbia assistiu ontem à noite ao vídeo divulgado pela assessoria da médica Kátia Vargas. Foi a primeira fala pública da médica desde o acidente – ela ainda não havia comentado o caso. A médica diz ser inocente e reconhece o sofrimento dos familiares dos jovens. “O acidente é trágico mais para ela (mãe de Emanuel e Emanuelle) do que para mim. Apesar do sofrimento, eu estou viva, mas sei que esta dor não tem preço, não tem tamanho, não tem tempo pra passar. Não sei nem se passa”.

Informações: Correio da Bahia e Site Política Livre

HOJE É ANIVERSÁRIO DE UM POETA JEQUIEENSE

baquetas3

 

Feliz aniversário, Bené Sena.

Pensei em homenageá-lo mais uma vez. É importante sermos homenageados enquanto estamos vivos e capazes de nos emocionar com a manifestação dos amigos. Como não sei direito homenagear adequadamente os meus amigos, resolvi fazê-lo por aqui.

De que adianta eu dizer que Assis Chateaubriand fazia excelentes crônicas e artigos, todos escritos com um toquinho de lápis que ele mantinha no bolso interno dos seus paletós, se hoje ele não pode mais se divertir com isso? De que vale lembrar que o grande Mozart compunha suas pérolas musicais escrevendo as partituras molhando a pena num tinteiro a cada duas notas apostas na clave de Sol ou mesmo na clave de Fa? Supostamente ele nunca saberá que as pessoas estariam atentas a isso.

É importante homenagear o talento vivo. O artista que pulsa na sociedade a sua manifesta sensibilidade.

O texto de David Nasser redigido numa velha Remington. A poesia de Drummond escrita numa moderna Olivetti, Jorge Amado levava sempre consigo uma minúscula Facit. Cabia na mala…

baquetas2Você não. Você é o único poeta que utiliza as baquetas para escrever seus poemas. E que poemas…  A poesia concreta da suave porrada sobre as caixas e o tilintar dos pratos. Sua bateria quando utilizada, Bené, principalmente quando retrata Ernesto Nazaré ou Tom Jobim, recarrega com pranas, energiza o coração de todos os seus admiradores.

Feliz Anivérsário.

DIRIGENTE DA FIEB REBATE CRÍTICAS E NEGA ÂNIMOS ACIRRADOS NA ELEIÇÃO DE JANEIRO PRÓXIMO

Reinaldo Sampaio, vice presidente da FIEB

Reinaldo Sampaio, vice presidente da FIEB

A respeito do processo sucessório pelo comando da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o vice-presidente da entidade, Reinaldo Sampaio, tratou de rebater as informações veiculadas ontem na Tribuna, sobre o acirramento de ânimos entre os concorrentes. De um lado, o atual presidente da entidade, José de Freitas Mascarenhas, tenta a reeleição. Do outro, o empresário Carlos Gilberto Farias almeja o posto. Segundo Reinaldo Sampaio, o momento político vivido pela Federação “não pode servir de pretexto para acusações que ferem o bom senso, como as contidas em matéria publicada na edição (da Tribuna) de ontem”.

Segundo o dirigente da Fieb, consta o questionamento apresentado pelo empresário Mário Pithon, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Salvador, que cita “apontamento de número 2015”, na verdade o Parecer nº 215/2013, o qual criaria “restrições de voto aos sindicatos que não se adaptassem a recomendações casuísticas.” O parecer, no caso, apenas chama a atenção para a necessidade de os sindicatos associados à Fieb terem os respectivos Estatutos adequados ao Código Civil, de 2002, e à obrigatoriedade de registro do sindicato em cartório, para aquisição de personalidade jurídica.

Reinaldo Sampaio diz ainda que o que é tratado como novidade “casuística é mera exigência legal”. “Em seu Art. 54, o Código Civil estabelece que o Estatuto poderá ser considerado nulo, se não atender às suas exigências, impondo-se a adaptação. Já o registro do sindicato em cartório é entendido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), desde 30.08.11, como obrigatório para a existência da entidade”, diz.

No texto, no que se refere à necessidade de adaptação do Estatuto ao Código Civil, o vice-presidente da Fieb cita a necessidade de se acrescentar que, já em 23.07.2004, a Superintendência de Relações Institucionais da Fieb recomendava expressamente, por Circular RS nº 02/04, que os sindicatos filiados verificassem os termos de seus estatutos e promovessem a devida e imediata adequação às disposições da época, ainda hoje em vigor. Na ocasião, tal circular foi recebida, sob protocolo, pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Salvador, assim como pelos demais sindicatos associados.

Além disso, ele completa que em 08.11.11 a Fieb encaminhou aos sindicatos exemplar da publicação “Sindicato Legal – Passo a Passo para a Regularização de Sindicatos Empresariais”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Na reunião de Diretoria, a que a matéria em questão alude, as insinuações do Sr. Mário Pithon causaram surpresa, por serem totalmente contrárias à verdade dos fatos. Mas, ainda assim, foram de pronto rebatidas por dirigentes de dois dos sindicatos presentes, os quais lembraram um princípio básico de toda sociedade democrática: “ninguém pode desconhecer a Lei”’, finalizou o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio. Informações: Tribuna

A VIDA EXIGE MOVIMENTO. PARA SER FELIZ NESSE NOVO ANO, MESMO SEM PRECISAR SER RADICAL, MEXA-SE

FELIZ NATAL

violinos