Arquivo para ‘Prefeituras’ Categoria

SOLENIDADE DE ABERTURA DA 39ª EXPO JEQUIÉ

Foto Júnior Mascote

Produtores rurais, representantes da sociedade civil, políticos e militares estiveram ontem na abertura da 39ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié. O evento, cujas  atividade se extenderão até o dia 27 de maio, contou com expressivo público oriundo dos diversos segmentos da sociedade regional, convidados para a cerimônia de abertura no Parque de Exposições Luiz Braga.

Diante da mesa diretora dos trabalhos, composta pelo prefeito e vice-prefeito de Jequié, respectivamente Sergio Suzart Almeida e Hassam Yoursef, este representando também o deputado Antônio Brito, Comandantes do 19º BPM, do 8º GBM, Colégio Militar e da CIPE Central, respectivamente Ten Cel Itamar Gondim, Ten. Cel. Carlos Miguel de Almeida Filho, representado pelo Major Alex Ricardo, Ten Cel José Silvério e o Major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, gerentes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, além de outras autoridades representadas, o presidente do Sindicato Rural de Jequié, Ivo Silva Santos, Coronel da Reserva Remunerada da Policia Militar do Estado da Bahia, conclamou a todos, indistintamente, “(…) a seu unirem em favor do fortalecimento de eventos como este, que não se caracteriza como um acontecimento ou realização do Sindicato Rural de Jequié, mas, um patrimônio da cidade, da população de Jequié”.

No decorrer da solenidade, vários oradores usaram discorreram sobre a importância da Exposição Agropecuária de Jequié, sua contribuição para os atuais valores do Produto Interno Bruto do estado. O prefeito Sérgio da Gameleira, falou da parceria com o SRJ, além do esforço envidado para cuidar, junto com o Governo do Estado, da infraestrutura do parque, da implantação do espaço que contempla produtos do agronegócio e da agricultura familiar; o deputado estadual Euclides Fernandes; o vice-prefeito Hassan Yoursef, o diretor da ACIJ, Evandro Lopes, o presidente do CDL Antônio Trifino Júnior, estiveram presentes.

O presidente do Sindicato Rural de Jequié Coronel Ivo Silva Santos, considerado um baluarte na realização deste importante evento, que impulsiona a economia jequieense convidou a todos a compartilharem o sonho de transformar o aprazível local em atrativo de lazer, entretenimento e atividades físicas, Consolidando o espaço do Parque de Exposições Luiz Carlos Braga como o ansiado Parque da Cidade de Jequié, principalmente por se tratar de uma área privilegiada dentro da cidade de Jequié, com segurança para as crianças, amplo espaço de estacionamento, possibilidade de implantação de um pesque-pague, quem sabe uma churrascaria, ou várias outras atividades voltadas para o bem estar da população.

Na oportunidade o presidente do Sindicato Rural de Jequié homenageou postumamente o ex-presidente Luiz Braga,  o comerciante Ibrahim Iossef proprietário da Loja Amazonas, o empresário e produtor rural Renato Clicio Maia, além do locutor conquistense Moacir Siqueira, falecido recentemente e que há 51 anos foi a voz dos parques de exposição da maioria dos eventos afins em todo o Nordeste e alguns países do cone sul. Emocionado, o presidente Ivo Silva Santos lembrou das palavras de Moacir na 38ª Expo de Jequié, no ano passado, asseverando que, provavelmente, ele não estaria presente nesta data, na abertura que ora se realiza.

Concomitantemente com a 39ª Expo-Jequié, em 2018 se realiza, também, a 16ª Expo-Nacional que permite aos expositores negociar com produtores de outras regiões do Brasil. Além das negociações comerciais e industriais os participantes terão acesso a comercialização de ovinos, caprinos, equinos, suínos, asininos e muares.

Ex-presidentes

Ex-presidentes do Sindicato Rural de Jequié, Helio Ribeiro e Ewerton Almeida

Dois dos ex-presidentes estiveram presentes à abertura da 39ª Exposição Agropecuária de Jequié, Hélio Ribeiro e Ewerton Almeida. Ambos desempenharam suas funções com destaque e resultados favoráveis, considerando as condições de cada época. O ex-bancário e agropecuarista Helio Ribeiro, por exemplo, foi o responsável pela inclusão da Expo Jequié no calendário nacional. Já Ewerton Almeida, odontólogo, cacauicultor, ex-vereador, ex-deputado estadual, entre outras tantas atividades públicas, que neste evento representou o deputado estadual Sandro Régis, foi presidente do SRJ no final da década de setenta, e, em seguida presidente do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau. Foi responsável, juntamente com operosa equipe, pelas mais movimentadas e concorridas Expo Jequié, considerando, inclusive, os fatores econômicos e políticos favoráveis à época, quando o agronegócio era financiado pelo sistema financeiro brasileiro com juros de 7% ao ano e três anos de carência para começar a pagar cada contrato. Claro que tais condições não diminuem o seu enorme senso de organização e empreendedorismo ao tornar inesquecíveis os encontros da comunidade rural de então.  

CÂMARA APROVA PROJETO QUE CONCEDE TITULO DE CIDADANIA À VICE-PREFEITA DE IPIAÚ

A vice-prefeita de Ipiaú, Margarete Chaves  dos Santos Oliveira-PP- entrou na lista das personalidades que serão agraciadas com as honrarias oficiais da Câmara Municipal de Vereadores. O Projeto de Resolução nº 002/2018 da autoria do vereador Jean Kleber da Silva Cunha (PTdoB) garante a ela  o titulo de Cidadã Ipiauense.

Margarete Chaves dos Santos Oliveira, atual vice-prefeita de Ipiaú e a mais nova cidadã do município.

A matéria foi aprovada pela unanimidade do plenário em todas as votações a que foi submetida. Natural do município de Milagres, filha de Raimundo Borges dos Santos e Francisca Batista Chaves de Andrade, a  homenageada  reside em Ipiaú desde o ano de  1978, é casada com  Erivaldo Carlos Oliveira Santos (Pery) e tem uma filha: Erica Chaves Oliveira.  Margarete é uma das lideranças políticas mais atuantes de Ipiaú. Esteve como vereadora na legislatura passada, compondo a bancada de oposição ao então prefeito Deraldino Araujo. Em seu mandato parlamentar mostrou-se combativa e atuante, sempre norteada pelos princípios elementares da democracia.

Paralelo às atividades políticas, Margarete Chaves  realiza um importante trabalho social. Sob a sua direção encontra-se a Fundação Casa de Deraldina de Amparo à Velhice, também conhecida como “Abrigo dos Velhos”, que acolhe dezenas de idosos e teve como fundadora dona Zizinha Nogueira, esposa do ex-prefeito Antonio Lisboa Nogueira.

Este casal  lhe  adotou afetivamente como filha,  dando-lhe  boa educação e todas as condições de desenvolvimento. Margarete Chaves tem uma bela historia de vida e superação. Foi trabalhadora rural, começou a frequentar a escola, e ser alfabetizada, aos 11 anos de idade.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual de Ipiaú onde concluiu o magistério. Do seu currículo também constam as condições de Presidente do Conselho Municipal de Ação Social (por três mandatos consecutivos), Presidente do Diretório Municipal do  Partido  Progressista e coordenadora de bem sucedidas campanhas eleitorais. Em 2016 foi eleita vice-prefeita de Ipiaú.

Na conclusão da justificativa do Projeto de Resolução nº 002/2018 o vereador Jean Kleber da Silva Cunha destaca: “Margarete Chaves dos Santos Oliveira , chegou a Ipiaú com sua simplicidade e generosidade, cativando a admiração e carisma da comunidade ipiaúense , prestando relevantes  serviços na área social  e atendendo as famílias carentes deste município. Este projeto da minha iniciativa visa outorgar o título de cidadania ipiauense  a uma ilustre munícipe que reconhecidamente  prestou sua contribuição  colaborando para o pleno desenvolvimento de nosso município”. (Informações: José Américo Castro).

INSTALADO EM JEQUIÉ, NEOJIBÁ DISPONIBILIZA VAGAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Maestro Gustavo Laporte com Bené Sena, diretor de Promoções Culturais  da Secretaria da Cultura de Jequié em entrevista concedida hoje aos jornalistas Wilson Novaes e Éder Ramos, na Rádio Povo de Jequié.

O velho sonho do músico e ex-secretário municipal de Cultura de Jequié, e atual diretor de Promoções Culturais, Bené Sena, parece que vai concretizar-se. Já se encontra em Jequié, oriundo de Belo Horizonte, o maestro mineiro Gustavo Laporte, designado pelo Núcleo de Prática Musical como coordenador dos trabalhos na região.

Desde algum tempo Bené Sena vem se empenhando para a implantação de atividades culturais, em especial a intimidade com instrumentos musicais, que envolvam a juventude com o objetivo de formar músicos qualificados e socializar os resultados entre os alunos da rede municipal de Educação, de Jequié. Suas aspirações eram a de um dia montar uma orquestra musical que despertasse a sensibilidade dos ouvintes. Já se constata o início daquele projeto, aparentemente utópico.

O NEOJIBA – Núcleos Estaduais Juvenis e Infantis da Bahia) estará com inscrições gratuitas no Museu Histórico João Carlos Borges, em Jequié, nos dias 14 e 15 de maio, para crianças entre 8 e 18 anos. Ao todo são 50 vagas para violino, viola, violoncelo e canto coral. O atendimento aos interessados de ambos os sexos, por ordem de chegada será das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os responsáveis precisam levar os seguintes documentos: Cópias de RG e CPF da criança ou adolescente e também do responsável, comprovante de endereço, comprovante de matrícula ou boletim escolar, número do NIS/CadÚnico, Cartão SUS e foto 3×4.

O NEOJIBA promoveu o encontro de 40 jovens de projetos musicais e filarmônicas membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia durante o I Seminário Pedagógico, em Salvador. entre os dias 23 e 27 de abril de 2018 Foto: Taylla de Paula

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental inspirado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e sua gestão de atividades em Jequié fazem parte do Núcleo de Prática Musical do programa que já está em funcionamento em parceria com a Prefeitura Municipal de Jequié, funcionando provisoriamente nas dependências do Museu e, posteriormente, irá funcionar no bairro Mandacaru. O diretor fundador do NEOJIBA é o maestro e pianista conquistense Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em seus Núcleos de Prática Orquestral e Coral e através de ações de extensão,

Os Núcleos de Prática Musical são ambientes de formação musical e convivência coletiva do NEOJIBA. Através dos desafios pedagógicos e artísticos propostos, crianças, adolescentes e jovens se desenvolvem num ambiente de aprendizagem coletiva. Os Núcleos funcionam diariamente de segunda a sexta e oferecem aulas de prática orquestral, instrumental, canto coral e linguagem musical. Também promovem atividades para formação de jovens líderes e de intercâmbio com artistas, outros Núcleos do NEOJIBA, instituições e projetos sociais parceiros. Uma equipe especializada realiza acompanhamento social, escolar e de saúde para os integrantes e suas famílias.

Os interessados devem ter a seguinte disponibilidade para as atividades: Violino, viola e violoncelo: De segunda a quinta das 14h às 17h (Não é necessário possuir o instrumento)

Coral Infantil: Quartas e sextas de 14h às 15h15

Coral Juvenil: Quartas e sextas de 16h às 17h30

50 vagas para o Núcleo de Prática Musical em Jequié

15 vagas para cordas friccionadas (violino, viola e violoncelo)

Faixa etária: 12 aos 16 anos

10 vagas para Canto Coral Infantil

Faixa etária: 8 aos 12 anos

25 vagas para Canto Coral Juvenil

Faixa etária: 13 aos 18 anos

IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DA AGRICULTURA, VALNEI PESTANA, PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO

Dr. Valnei Pestana

O médico Valnei Luciano Pestana pediu exoneração do cargo de Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em decorrência e ter vinculo de aposentadoria com INSS. O pedido, em caráter irrevogável, foi acatado pela prefeita Maria das Graças que lamentou o afastamento de um dos seus mais atuantes colaboradores, entretanto entendeu a opção do secretário. Se continuasse no cargo Dr. Valnei teria que abdicar da aposentadoria, o que não seria conveniente, pois a função na Prefeitura é temporária.

Tudo indica que o substituto de Valnei, na pasta municipal, seja o engenheiro ambiental Elvidio Antonio, o popular Bino, que é defensor do desenvolvimento sustentável e das praticas agroecológicas.

O Dr. Valnei Pestana revelou que antes de assumir o cargo consultou o INSS sobre tal possibilidade já que tinha outro vinculo publico. Na ocasião lhe disseram que poderia exercer a função na Prefeitura, sem qualquer problema, entretanto agora alegaram a incompatibilidade o obrigando à renuncia de uma função que vinha exercendo com muita competência e poderia resultar em grandes benefícios para o município, sobretudo no que se refere à agricultura familiar e ao projeto de tornar Ipiaú sede de um forte polo chocolateiro regional.

Muito emocionado, o médico-secretário-produtor rural, lamentou a súbita interrupção, mas disse que continuará colaborando no quer for possível para que a gestão municipal continue no rumo certo, fazendo Ipiaú voltar a crescer.

A respeito da prefeita Maria das Graças ele disse tratar-se de uma pessoa extremamente honesta com o uso dos recursos públicos e que tem um grande amor pela comunidade local. “Não conheço nada que desabone a conduta de Maria e asseguro ela vem realizando um trabalho muito importante em favor de Ipiaú”, ressaltou o ex-secretário.

Cogitava-se nos bastidores da política ipiaúense que Valnei Pestana poderia ser um virtual substituto de Maria na administração municipal, entretanto ele descarta tal possibilidade e disse que nunca pensou nisso e que não tem mais pretensões por cargos públicos. “Daqui pra frente voltarei a me dedicar com mais intensidade ao exercício da medicina e dos meus empreendimentos particulares”, concluiu.

(Com informações do Giro em Ipiaú/José Américo Castro).

IPIAÚ REALIZOU 3º FESTIVAL DO CHOCOLATE E 5º AGROCACAU

A Prefeitura Municipal de Ipiaú em parceria com o Território Médio Rio das Contas (TMRC) e a Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate (APROC), realizaram, com sucesso, a terceira edição do Festival do Chocolate e o 5º Agrocacau de Ipiaú. O evento aconteceu no último final de semana com atividades no auditório do Centro Paroquial da Igreja Matriz de São Roque e em plena praça pública. As principais atrações artísticas, culturais, assim como os vários stands de degustação e comercialização dos produtos de cacau atraíram milhares de pessoas para a Praça Rui Barbosa, onde aconteceram as principais atividades envolvendo o grande público. Já os produtores, técnicos e interessados no trato e na produção dos chocolates finos e doces caseiros, participaram das inúmeras atividades nos locais previstos na programação.

Além dos shows musicais de bom nível, degustações de chocolates, concursos de tortas de bolos foram o ponto alto da Festa do Chocolate em Ipiaú. No final da noite de sábado (28), o público vibrou com a finalíssima do concurso regional para a escolha da Garota Chocolate 2018.

Palestras

Significativo número de interessados acorreram ao auditório do Centro Paroquial onde participaram dos trabalhos e ouviram as palestras que se seguiram: “Mercado do Cacau e Chocolate” com Antonio Zugaib, pesquisador da Ceplac; “Certificação do Cacau”, com Adriana Reis, gestora de qualidade do Centro de Inovação do Cacau; “Beneficiamento do Cacau”, com o cacauicultor Pedro Magalhães que narrou sua experiência como chocolateiro;

A palestra final aconteceu às 16 horas quando o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, também produtor de cacau, médico e chocolateiro, Valnei Pestana discorreu sobre o tema “Cacau Alimento para o Mundo”, interagindo com a plateia ao abordar alguns aspectos dos mitos do chocolate-alimento, o equívoco do chocolate-guloseima, esclarecendo numa didática eficaz, que “não podemos mais avaliar o cacau pelo seu peso, se sim pela importância dos seus derivados como alimento nobre e essencial. O dr. Valnei abriu o debate sobre o empolgante tema, que contou com a participação especial do médico cardiologista Dr. Roberto Vieira Nascimento, que deu uma aula sobre a ação e os benefícios do cacau e do chocolate na saúde humana.

 

Shows musicais

O conhecido e talentoso vocalista Álvaro Sikiling e banda Soda Pop levaram o público ao delírio com o repertório escolhido, variando os ritmos da jovem guarda com o rock pesado, animando a praça e induzindo a imensa plateia a dançar sob a cadência e padrão ritmo do excelente intérprete sikiling, acompanhado pelo baterista Zé Tenaz, Brizola na guitarra base, Sussa Bass, no baixo e Rogério na guitarra solo.

 

Garota Chocolate

Embora o regulamento do concurso Garota Chocolate 2018, tenha adotado como critério principal a estética, charme e elegância das meninas concorrentes, o real objetivo do concurso foi o envolvimento da juventude na valorização do chocolate como produto regional, além da associação da beleza feminina, a desenvoltura e alegria da menina-mulher da região do cacau às características do chocolate do sul baiano, que está em pleno preparativo para aprimorar o seu manejo e dar o esperado salto de qualidade para alcançar o mundo. Valeu a experiência e a expressiva vitória da morena cor de chocolate, representante de Ubatã, Laís Pereira Alves, 24 anos, modelo fotográfica, como a Garota Chocolate 2018.

As outras duas finalistas, Fernanda Cardin, 20 anos, estudante, representante de Ibirataia e Lorrana Louzado, estudante, representante de Ipiaú, receberam faixas e prêmios pela classificação.

Laís Alves, 24 anos, representante de Ubatã, é a Garota Chocolate 2018

A programação prosseguiu no domingo, (29), com atividades de campo, na Fazenda Pedra Branca, de Carlos    Baiardi, o concurso de Tortas e Bolos, na Praça Rui Barbosa e a solenidade oficial de encerramento do evento e shows com a cantora Delma (voz e violão) e o cantor Seu Agreste e banda, além da grande festa, também em praça pública, com a Banda Cacau com Leite.

EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ, ROBERTO GONDIM PASSA A INTEGRAR O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.

Atendendo convite do governador Rui Costa, o Professor Doutor Roberto Gondim, assumiu mais um importante desafio em sua carreira. Aconteceu na segunda-feira (23), em Salvador, a sua posse como integrante do Conselho Estadual de Educação.

O Evento, presidido pelo Secretário de Educação da Bahia Walter Pinheiro, que também representava o Governador Rui Costa, contou com a presença de personagens ilustres na educação da Bahia.

Membro do Departamento de Saúde (DS1) da UESB, campus de Jequié, o professor Gondim tem mestrado pela PUC – Pontífica Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela UFBA – Universidade Federal da Bahia em educação, gestão e política. Além de intensa atividade política nos meios acadêmicos, Roberto Gondim tem uma vasta experiência como gestor em educação e se revelado um hábil e preparado articulador na implantação de importantes políticas públicas.

Ainda repercute sua atuação à frente da Secretaria Municipal de Educação de Jequié, quando desenvolveu profícuo trabalho de recuperação física e programática, cargo que deixou recentemente para desincompatibilizar-se com vistas ao pleito eleitoral deste ano. Gondim visa a uma candidatura a deputado estadual pelo PSB. Assim, em decreto assinado pelo governador Rui Costa e publicado Diário Oficial do Estado do dia 7 de abril passado,  o professor Roberto Gondim Pires, foi indicado para compor o quadro de membros titulares do Conselho Estadual de Educação da Bahia, com período de mandato de quatro anos.

O Conselho Estadual de Educação da Bahia, tem contado com importantes nomes de jequieenses ilustres como Milton Rabelo, Emerson Pinto de Araújo, Eduardo Boeri, entre outros, Jequié continua contribuindo com valiosos quadros em sua composição. A posse do professor Gondim em tão importante colegiado foi comemorada em diversos segmentos da sociedade e da comunidade acadêmica da Universidade do Sudoeste da Bahia.

PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS BISPO É A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ

Graça Bispo discursa na solenidade de posse

Tomou posse como secretária municipal de Educação de Jequié, a professora Maria das Graças Silva Bispo, em substituição ao professor Roberto Gondim, que se desincompatibiliza do cargo para disputar eleição como candidato a deputado estadual. A solenidade de posse teve lugar no Centro Educacional Professor Brito, na sexta feira (6).

Professora Ma. Graça Bispo

Reconhecida por sua seriedade, conhecimento e competência, a professora Graça representa a continuidade de um trabalho profícuo na Educação do município, já que é integrante de uma equipe de profissionais educadores, rigorosamente selecionada por Roberto Gondim, desde a sua indicação como secretário da Educação do governo Sergio da Gameleira.

Professora Mestre aposentada da UESB, onde atuou no DCHL durante longo tempo, Graça Bispo tem uma bonita trajetória de vida. Educada na zona rural, autodidata e sedenta pelo próprio aculturamento e sonhando em socializar o seu conhecimento, Graça transferiu-se para um centro maior, concluiu os cursos da fase intermediária e ingressou na universidade Santa Cruz. Daí, sempre voltada para a educação, além da docência atuou junto aos órgãos oficiais de Educação em Itabuna. Admitida por concurso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, Graça se destacou pela qualidade do seu trabalho em sala de aula, mas, contribuiu e muito com seus conhecimentos técnicos na elaboração de projetos de captação de recursos junto a fontes privadas e governamentais, atividade exercida como consultora de prefeituras da região, logo após a sua aposentadoria.

Firme, determinada, humilde, bem-humorada, hábil negociadora, fazendo sempre valer a “filosofia de Max” nos momentos de conflito, Graça tem a capacidade de, com sua suave liderança, agregar, reunir e motivar grupos enormes de trabalhadores que, invariavelmente, se encantam com os seus projetos.

Presidente do Instituto Pensar Jequié, entidade democrática e apartidária que hiberna temporariamente, mas que conta com meia centena integrantes de visão e pensamento privilegiado, quando precisa discutir temas relevantes da cidade e região.

Diretora de Educação na gestão de Roberto Brito, implementadora, junto ao então secretário Reinaldo Pinheiro, das Velas Culturais, Graça Bispo foi secretária de Educação no governo do prefeito, também professor Reinaldo Pinheiro, quando desenvolveu importante trabalho estrutural, dotando a educação de Jequié das condições necessárias para a construção das bases em que hoje se encontra, em função da competência, coragem e determinação do professor Roberto Gondim.

Durante a solenidade de posse da nova secretária, o prefeito Sérgio da Gameleira destacou que “(…) hoje Jequié tem um projeto educacional arrojado, que foi construído em bases sólidas, desde a valorização dos profissionais da Educação ao cuidado do debate participativo junto à comunidade escolar, até a estruturação das unidades de ensino. Agora, o trabalho segue em frente por meio da professora Graça Bispo, que desfruta do reconhecimento do seu trabalho por todos da educação de Jequié e que dará continuidade ao legado deixado pelo professor Gondim”.

Graça Bispo em reunião de trabalho na atual gestão da Educação de Jequié.

Além das realizações de Gondim como secretário de Educação de Jequié, deve ser ressaltado, com relevância, os seus méritos em agregar valores, montar uma equipe, coesa e valorosa, cujos membros, entre os vários ex-secretários em gestões anteriores, bem como os técnicos atuais poderia ser indicados como secretários de municípios de qualquer porte.

Empenhado em conquistar um novo espaço de luta e implementação dos seus conhecimentos em educação, o professor doutor Roberto Gondim é pré-candidato a deputado estadual. Deste espaço desejamos ao professor Gondim, sucesso em sua nova caminhada.

 

SECRETÁRIO DA AGRICULTURA DE IPIAÚ PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DO CACAU, EM BRASÍLIA

Valnei Pestana debate o tema Cacau e Chocolate no Senado Federal

Na última quarta-feira (21), a delegação baiana, composta do vice-governador da Bahia, João Leão, da senadora Lídice da Matta, do secretário do Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além do secretário municipal da Agricultura de Ipiaú, marcou presença em Brasília, por ocasião de debate sobre a produção brasileira de cacau e chocolate no Brasil. Foi relevante a participação o secretário municipal de agricultura, Valnei Pestana, um dos debatedores do tema, objeto de debate em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), para discutir discutir o Projeto de Lei da autoria da senadora Lídice da Mata (PSB/BA) que prevê um percentual mínimo de 35% de cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil.

Pestana, que além de cacauicultor é médico, utilizou os seus amplos conhecimentos de para defender o valor nutritivo do cacau e a sua importância na saúde humana. Na oportunidade, ele reforçou o argumento de que com um maior percentual de cacau o chocolate tornará o produto fabricado no Brasil bem mais saudável e competitivo. Para Valnei, os resultados dessa tomada de consciência e de atitude, não se prende apenas a resultados econômicos e de qualidade de produto, “É uma questão de saúde pública”, repete o secretário em suas palestras e entrevistas sobre o tema.

A senadora Lídice da Mata está confiante na aprovação do Projeto de Lei 93/2015, de sua autoria que prevê um percentual mínimo de 35% de cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil.

Atualmente, a taxa exigida é de 25% enquanto que em países da Europa, o menor percentual está na casa de 32%. O projeto da senadora baiana deve ser apreciado e, se aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, segue para a Comissão do Meio Ambiente, onde será votado em caráter terminativo.

Para a senadora Lídice da Mata, o sul da Bahia e outras regiões brasileiras podem viver um novo ciclo do cacau, com a venda não só do fruto como commoditie, mas como produto de valor agregado, gerando mais riquezas e beneficiando um número maior de pessoas. Outros participantes da audiência sustentaram que a produção brasileira de cacau fino requer a concessão de crédito rural para os produtores do setor. Os debatedores apontaram que o aumento da produtividade brasileira passa por uma qualificação do cacau, que implica em mais despesas na produção.

GOVERNO LIBERA VERBA PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, com lideranças em encontro com o deputado José Rocha

O Governo federal liberou R$ 4 milhões para a continuidade das obras do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, Glauber Rocha. O líder do bloco parlamentar PR, PRB e SD na Câmara dos Deputados, José Rocha, esteve com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, que anunciou a liberação de R$ 4 milhões para a continuidade da construção do aeroporto.

Em recente visita a Vitória da Conquista, o deputado federal Antonio Imabasshy (PSDB) frisou que “graças a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão no Planalto, o prestígio que ele tem, que o aeroporto está saindo. Foi uma iniciativa de Herzem com lideranças que representam também Vitória da Conquista”.

Já o prefeito destacou ainda que não há dúvidas de que o novo aeroporto é uma obra do Governo Federal, que tem realizado em dia os repasses de recursos, respeitando a legislação e as adequações exigidas pelo Tribunal de Contas da União ao Governo do Estado. Ele esteve em Brasília em reunião sobre o aeroporto com o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Dario Lopes. A inauguração do aeroporto está prevista para este ano. As obras seguem aceleradas.

3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO CHOCOLATE DE IPIAÚ SERÁ DE 27 A 29 DE ABRIL

fotos arquivo Giro em Ipiaú

A associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio de Contas (APEROC), Prefeitura Municipal de Ipiaú, Ceplac e o TMRC – Território Médio Rio das Contas, através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), estarão realizando mais uma edição do Festival de Chocolate. O já esperado evento do calendário regional acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, na Praça Rui Barbosa, em Ipiaú, com muitas atrações, a exemplo de shows musicais, gastronomia e palestras com temas focados na verticalização como estratégia de fortalecimento da economia, tendo como base, a cacauicultura de forma sustentável e agroecológica.

Mais de 25 empresas já confirmaram participação no festival. Os organizadores estão se movimentando para garantir uma grande atração musical, com apoio da Bahiatursa e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e Ciência e Tecnologia. Como nos outros anos, paralelamente ao Festival do Chocolate acontecerá o 5º Agrocacau. (Fonte: Zé Américo Castro)