Arquivo para ‘Prefeituras’ Categoria

IBIRATAIA: MORRE EM SALVADOR JULIO LEAL, ESPOSO DA PREFEITA DE IBIRATAIA E EX-GESTOR DO MUNICÍPIO

Júlio ao lado da esposa e prefeita de Ibirataia, Ana Cléia Leal.

Faleceu por volta das 22h no Hospital do Subúrbio em Salvador, o ibirataense Julio Cesar Santos Leal, ex-prefeito de Ibirataia e esposo da prefeita atual Ana Cleia Leal. A morte foi confirmada à imprensa por familiares e amigos. Julio Leal estava internado no Hospital Geral Prado Valadares e foi transferido na tarde desta quinta-feira (12) por uma UTI aérea para o Hospital do Subúrbio em Salvador.

Julio sofreu um grave acidente na tarde desta quarta-feira (11), na rodovia BA-120, entre o distrito de Algodão e Ibirataia. Atualmente Júlio exercia o cargo de secretário de administração do município. Foi prefeito de Ibirataia entre os anos 2001 e 2004, e nas eleições de 2016 conseguiu eleger sua esposa, Ana Cléia, prefeita.  No acidente, que ocorreu em local próximo a antiga Serraria Sempre Viva, o ibirataense sofreu corte e pancada na cabeça, fratura do fêmur, costelas, perna e escoriações pelo corpo. Julio Leal foi transferido e segundo informações o estado de Saúde dele era considerado instável, gravíssimo e não resistiu.

A comunidade ibirataiense lamenta a perda de um dos líderes políticos de maior influência na história do município. Nesta sexta-feira a família deve informar detalhes sobre o velório e sepultamento de Júlio Leal. 

Informações: Giro em Ipiaú

IPIAÚ: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPARÁ DO SALÃO DO CHOCOLATE DE PARIS

Dr. Valnei Pestana

O secretário de agricultura de Ipiaú, Valnei Pestana, foi convidado para compor a caravana do governador Rui Costa, participando no próximo dia 26 do Salon du Chocolat, maior exposição da cultura chocolateira do mundo, em Paris, França.

O conhecimento do médico urologista a respeito do processo de fabricação do chocolate, bem como seu empenho em tornar realidade a fabricação do produto na região de Ipiaú, foram vitais para que o governador o convidasse para integrar o grupo.

Produtor de cacau e pesquisador do segmento, Valnei Pestana construiu significativo acervo de informações e experiências nas constantes visitas a pequenos e médios produtores de chocolates especiais na Itália, mantendo contatos, examinando a técnica de produção, o processo de distribuição e, principalmente, a qualidade obtida a partir dos frutos  considerados inferiores em relação ao cacau brasileiro, cujo potencial de produtividade e valores nutritivos, superam em muito o que foi observado em alguns lugares do mundo.

Ao assistir algumas de suas palestras pode-se depreender a existência de real possibilidade de transformar a região que já teve expressiva produção de cacau, num polo de produção de chocolate, em regime de cooperativa, a ser exportado para o mercado interno e, sobretudo, para o mercado internacional. Isto significa agregar valores a menores quantidades do produto, antes vendido sob o regime de comodities, com resultados vinculados ao volume entregue aos armazéns dos compradores.

Com a técnica, o fazendeiro de cacau passa a produzir não apenas cacau-moeda, mas um dos mais nutritivos alimentos do planeta, comercializando sua produção de chocolates de qualidade, o que permite a obtenção de resultados semelhantes às vendas dos grandes volumes do passado, podendo representar o retorno aos tempos áureos desta região. Daí a grande importância do trabalho de pesquisas desenvolvido por Dr. Valnei, resgatando uma fonte de divisas onde o cacauicultor regional detém efetivo expertise, com conhecimento experienciado, ao longo de mais de cem anos, absorvidos dos ancestrais.

Nasce na região, a esperança de retornar aos bons tempos de grande produção de cacau, agora pulverizada entre inúmeros proprietários de pequenas áreas rurais, aplicando o aprendizado, imposto pela natureza, da divisão absoluta das riquezas do solo e da aplicação da logística em cooperativa, rateando, inteligentemente, os custos decorrentes.

 

NETO SE RECUSA A DIALOGAR SOBRE CORTES: ‘SE NÃO ESTÁ SATISFEITO, SAIA’

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, na manhã desta sexta-feira (29), que não haverá qualquer diálogo sobre a decisão de cortar, em até 15%, os salários de indicados dos vereadores.

“Aí não tem o que dialogar. Corte em gratificação, em cargo de confiança, depende apenas do prefeito. Quem não estiver satisfeito, peça demissão e pode sair da prefeitura. Não tem problema nenhum. Isso faz parte de todo um trabalho que a gente está fazendo de contenção de despesas, de organização das contas da prefeitura. Não estou fazendo porque quero. Estou fazendo porque não tenho alternativa. Tínhamos que escolher um caminho para garantir mais economicidade. Quem não estiver satisfeito, pode pedir para sair. O Diário Oficial está pronto para ser rodado”, afirmou ao ser provocado pelo repórter do blog bahia.ba, durante o evento de assinatura de um termo de compromisso entre o Ministério da Educação e a administração soteropolitana, nesta sexta-feira (29), no Sheraton da Bahia Hotel, para a reconstrução de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O corte nos salários de indicados provocou uma “insatisfação” na base do prefeito. O decreto assinado por ACM Neto há dois meses atinge todas as pastas do governo municipal.

Processo – O prefeito afirmou ainda que ajuizará ação contra o vereador oposicionista, José Trindade (PSL), que o acusou, na tribuna da Câmara de Salvador, de “chefiar uma organização criminosa”, na última quarta-feira (27).

“Mais um processo contra ele. Meu advogado já foi acionado ontem. Mais um processo contra esse senhor”, prometeu.

Fonte: bahia.ba

JEQUIÉ: LEUR LOMANTO JR É O NOVO PRESIDENTE DA ADJ

Eleito por aclamação, em chapa única,  pelo Conselho Deliberativo do Clube, o deputado Leur Lomanto Júnior assumiu o comando da Associação Desportiva Jequié – ADJ, pelos próximos quatro anos.

À reunião do conselho na noite desta sexta feira (25) no auditório do Sindicato Rural de Jequié, onde foram eleitos o novo presidente, Leur Lomanto Jr e o seu vice, Camilo Barbosa, compareceram os ex-presidentes Jorge Amado, Juarez Almeida, Gilson Fonseca, Zé Biu e Badica; o prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, o presidente da Câmara Municipal, Emanuel Campos, o deputado Sandro Régis, a imprensa jequieense e inúmeros torcedores do auri-azul, que demonstraram esperança em ver o time da Cidade Sol voltar a brilhar.

Leur Lomanto e Sergio da Gameleira

Leur se revelou, juntamente com o prefeito Sergio da Gameleira, na campanha de acesso à série A do campeonato baiano como um dos líderes mais entusiastas na superação dos obstáculos e na união de todos em torno do objetivo comum da população jequieense em fazer retornar os tempos áureos das cores jequieenses nos estádios baianos.

Em seu pronunciamento, Leur destacou a criação do conselho de ex-presidentes, a construção do centro de treinamento do clube, o investimento nas divisões de base e, na busca de parcerias para captação de recursos “[…] Vou buscar o apoio de todas as lideranças políticas municipais e estaduais visando um Jequié forte. Para isso, preciso do apoio desta torcida apaixonada”, afirmou.

Leur adiantou ainda que Paulo Sales deve comandar o time e o diretor de futebol deve ser o pastor Marcio Cerqueira, ambos responsáveis pela conquista do campeonato da Segunda Divisão do campeonato baiano e acesso à série A, que será iniciada em janeiro próximo.

Com a auto estima em alta, a maioria dos jequieenses acompanham, satisfeitos, a condução do deputado Leur

Leur acolhe torcedora no abraço da vitória

Lomanto Júnior à presidência do time do coração, ele que foi um dos grandes lutadores na conquista da atual posição.

É preciso que se registre a atuação de outros entusiastas como Sergio da Gameleira, Juarez Almeida, Valdemir Vidal, Gilson Fonseca, Charles Meira, Camilo Barbosa, Adilson Miranda e, muitos outros que acreditaram ser possível a realização do sonho de ver o Jequié retornar ao cenário do futebol baiano.

JEQUIÉ: RUI COSTA ACOMPANHARÁ PRESIDENTE DA FBF EM INSPEÇÃO AO WALDOMIRÃO

Rui Costa e Ednaldo Rodrigues farão inspeção no estádio Waldomiro Borges

O governador Rui Costa incluiu, na agenda da sua visita a Jequié neste sábado (22), uma visita de inspeção ao estádio municipal Waldomiro Borges, acompanhado do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes.

Segundo informações do blog do radialista Waldemir Vidal, o propósito da visita de inspeção é a intenção do governador celebrar um convênio entre o governo do Estado, através da Sudesb e a Prefeitura de Jequié, visando a execução de obras e melhoramentos do estádio Waldomiro Borges, adequando-o às exigências da FBF para a disputa, pela ADJ – Associação Desportiva Jequié, na série A do campeonato baiano de 2018.

Na oportunidade, o governador será recepcionado pelo prefeito de jequié, Sérgio da Gameleira, deputados, bem como a imprensa jequieense e outras autoridades locais.

Para a execução de reestruturação do estádio de futebol, o deputado federal Antonio Brito fez a destinação de uma emenda no orçamento da União, para a Prefeitura de Jequié, na ordem de R$ 500 mil. O governador começa a agenda assinando ordem de serviço para execução da obra de conclusão da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em seguida, inaugura a segunda etapa do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Prado Valadares, com os equipamentos para realização de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Assina também, autorização através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio do Programa Bahia Produtiva com Associações do Assentamento Flor da Terra, no cultivo do cacau e visita as instalações do frigorífico Vale do Sol que foi recentemente reaberto cumprindo exigências da fiscalização sanitária federal e estadual.

Rui Costa encerra a visita a Jequié, participando de uma entrevista coletiva no estúdio da Rádio 93 FM.

Fonte: Blog de Waldemir Vidal

ALGUÉM PRECISA CHAMAR A EMPRESA NOVO HORIZONTE À RESPONSABILIDADE

A empresa de ônibus Novo Horizonte volta a ser alvo de críticas pelo péssimo serviço prestado à população. É recorrente a falta de cumprimento dos horários, os ônibus com manutenção precária, atendimento de má qualidade e constantes interrupções das viagens, compõem o cenário que acaba por explicar os frequentes acidentes desta empresa, que tem sede em Conquista. Não por acaso, a reincidência dos acidentes envolvendo transportes de passageiros, aparentemente por falta de manutenção adequada, recai, justamente, sobre a Novo Horizonte.                   

Há muito que a imprensa vem registrando as imperfeições na qualidade do serviço prestado pela referida empresa. Tais comportamentos já culminaram numa grita geral por parte dos passageiros, tendo como consequência a suspensão da concessão da venda de passagens, talvez pela supressão da linha Jequié-Salvador, o mesmo estando para acontecer entre os usuários de Brumado, que, recentemente precisaram dormir na estrada, nas imediações de Simões Filho, porque o ônibus em que viajavam, da Novo Horizonte, quebrou e o socorro só viria no dia seguinte. Segmentos da população do Sudoeste da Bahia, usuários dos ônibus da empresa, já a adotaram um codinome: Horrorizonte! 

É incompreensível os sinais aparentes de complacência ou, ainda, de conivência por parte dos fiscais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – AGERBA, permitindo, por exemplo, que em trecho longo, como o de Vitória da Conquista a Barreiras, não conte com ônibus leito, ou sequer, semileito, para viagens noturnas. Isso sem falar que alguns carros, como o que saiu de Conquista para Barreiras, neste sábado, não possui o equipamento “Cinto de Segurança” nas poltronas, obrigando a todos ao risco de, em caso de acidente, ser arremessado para fora do assento. A Agência do Governo da Bahia, ao que parece não conhece os níveis de reclamação que tem como alvo a famigerada Novo Horizonte. No caso de dificuldade de identificar tais erros, a imprensa volta a colaborar:

Neste sábado, dia 8/7, o ônibus convencional, já que a linha não possui carro leito ou semi-leito, que deveria sair às 21:30h de Vitória da Conquista com chegada prevista à Barreiras, pelas 8 horas da manhã, só partiu da Estação Rodoviária às 00:30h pelo fato de, segundo informações de um preposto que não quis se identificar, “por motivo de defeito mecânico no carro do horário”.

Passageiros sob intenso frio, entre estes, idosos e crianças, tiveram que esperar das 21h30m até mais de meia noite, pela necessidade de consertar o referido veículo, pasmem, a própria Estação Rodoviária, numa atitude de extremo desrespeito e humilhação aos usuários dessa empresa, cuja  administração caótica é um atentado à vida dos seus empregados e dos seus passageiros. A viagem, que teve início já na madrugada do dia 9, domingo, transcorreu em clima de expectativa, já que o ônibus, precariamente recuperado, parecia mais uma lata velha, e só chegou ao destino, às 12h15min, isso em poltronas que não reclinam, ônibus barulhento, tornando a viagem um verdadeiro inferno para os que precisam viajar no trecho e não têm alternativas.

A auto Viação Novo Horizonte, pelo menos no que se refere à linha Vitória da Conquista/Barreiras, transformou-se no fatídico expresso da meia noite, dos filmes de espionagem europeus. É incompreensível que as autoridades competentes não cobrem responsabilidade desta empresa, exigindo carros novos, cumprimento de horários, gentileza dos funcionários e, finalmente, segurança para os passageiros.

Esperamos que a AGERBA tome providências. Vamos continuar cobrando eficácia da Horrorizonte. As fontes que se manifestaram serão preservadas.

JEQUIÉ: ADJ É CAMPEÃO DA SÉRIE B E CONQUISTA O TÍTULO DO ACESSO À ELITE DO FUTEBOL BAIANO

Depois de uma campanha irretocável, a Associação Desportiva Jequié, ADJ, conquista o título do campeonato baiano da série B, vencendo a equipe do PFC-Cajazeiras, de Salvador, pelo placar de 3×1. Anteriormente, no dia 2, venceu a primeira partida, no estádio Pituassú, pelo confortável score de 4×1, o que lhe confere o acesso à série A, disputando o título de 2018 entre os clubes de elite da Bahia.

A emoção tomou conta da torcida, que lotou as arquibancadas do estádio Waldomiro Borges, na tarde deste domingo histórico de 9 de julho de 2017. Foram 21 anos de espera, de expectativa de inclusão de Jequié entre os competidores mais importantes do estado.

O resultado obtido demonstra que através da união de todos, pode-se conquistar até mesmo os objetivos considerados impossíveis. Estão, portanto, de parabéns, os atletas, a Paulo Salles e a toda a comissão técnica da ADJ, os integrantes da imprensa, em especial o radialista Waldemir Vidal, aqueles que acreditaram no projeto, estimulando o jequieense a comparecer aos jogos, não apenas as partidas no Waldomirão, mas, principalmente, nos jogos fora do município que, invariavelmente, atraía uma multidão de torcedores até mesmo em cidades distantes, como Teixeira de Freitas, por exemplo. Parabéns ao deputado Leur Lomanto Júnior, sempre presente, sempre otimista quanto ao sucesso da maratona. Parabéns ao prefeito Sergio da Gameleira, que não poupou esforços para resgatar a auto estima do povo de Jequié, depois de tantas e tão desastrosas administrações.

Segundo o jornalista Wilson Novaes, […] a empolgante comemoração na manhã deste domingo, 09, nas dependências do Waldomirão, não foram suficientes para o torcedor extrapolar a sua satisfação com o seu time de futebol. Com o trio elétrico Parajós, saindo das imediações da Praça do Viveiro, por volta das 15h30 e as participações da Banda Marajás, Rosy Banda e outros artistas da terra, a “micareta improvisada” teve continuidade na Praça da Bandeira[…].

Momentos de emoção também viveram os craques e dirigentes do passado que acompanharam todas as fases da trajetória vitoriosa da nova versão da ADJ. Besouro, Maíca, Edmilson, estiveram presentes. Dilermando, aquele que fez o gol da inauguração do estádio Waldomiro Borges, no passado, um dos componentes da célebre dupla Dilermando e Tanajura. A presença do famoso atacante da ADJ dos anos 1980, estimularam os jogadores, mexeu com os brios dos filhos da Cidade Sol. Felizes, também os ex-presidentes, dr. Gilson Manoel Fonseca e Jonas Almeida. Não foi esquecida a participação do saudoso Maneca Sampaio, baluarte da ADJ de tantas campanhas. Parabéns, a todos,

Foi realmente bonito de se ver: a Avenida Rio Branco absolutamente tomada pela onda azul e amarela. Camisas, bandeiras, bonés, era a indumentária comum aos torcedores que viraram foliões atrás do Trio Elétrico Parajós. Atrás do hit dim, dim, dom, dom, executado pelo entusiasmado Rosy e sua Banda.  Todos se sentiam um pouco responsáveis pela conquista, sob o olhar complacente e generoso dos verdadeiros autores da façanha. É assim que o líder se impõe, proporcionando, os que podem,  as ferramentas para a luta, e, uma vez ganha a batalha, dando à massa, a oportunidade de se sentir autor, e os momentos de intensa felicidade à população.

O Jequié voltou! Jequié, voltou!!

IPIAÚ: DECORAÇÃO DO SÃO PEDRO DEMONSTROU QUE HERBERT CAMPOS CONTINUA TALENTOSO

A prefeita Maria das Graças confiou a ornamentação da Festa de São Pedro ao artista plástico Herbeth Campos. E ele mostrou que entende muito do assunto, deu uma resposta aos governos anteriores que desprezaram o seu extraordinário talento.

Trabalhou dia e noite, cobriu a Praça Salvador da Matta com motivos essencialmente juninos, multicoloridos, encantadores. Instalou replicas de vilas em corredores que conduziam ao centro da folia.

Os elogios foram inevitáveis.

Filho do sapateiro Manoel Ferreira Campos e da costureira Maria Pereira Campos, o artista plástico e político Herbeth Emanoel Campos é uma grande referencia sócio-cultural do município de Ipiaú.

Seu nome já está definitivamente inserido na historia local, mas a cidade ainda lhe deve homenagens.

Casado, seis filhos, natural de Santa Inês, no Vale do Jequiriçá, residindo em Ipiaú desde o primeiro ano de vida, Herbeth é de fato um artista nato. Desde cedo mostrou sua inteligência e tendência para o campo das artes, além de um grande dom de oratória.

Encontrou na pintura comercial um meio de sobrevivência e tornou-se requisitado profissional.

Ao tempo em que pintava faixas, cartazes e letreiros, traçava desenhos, derramava sua criatividade em belas telas, aquarelas, retratos, resultados de genialidade que também se expressaram no artesanato.

A política borbulhava na sua alma e não tardou em participar de campanhas eleitorais, engajando em grupos e tornando-se grande articulador, exímio estrategista.

Lançou-se candidato a prefeito, desafiou gigantes, mostrou toda a sua criatividade num marketing político que tornou-se inesquecível.A carrocinha e o pé de chinelo tornaram-se símbolos dessa jornada. Seus discursos sempre foram empolgantes.

Elegeu-se vereador em dois mandatos consecutivos (de 1992 a 1999) e trouxe a sua capacidade inovadora até a Câmara.Criou a Comissão de Direitos Humanos, a Assessoria de Imprensa, o circuito interno de televisão (TV Câmara), combateu cartéis, lutou contra injustiças, sofreu perseguições, foi injustiçado, sobreviveu.

Continua requisitado, consultado, respeitado pelas lideranças políticas inteligentes. Suas consultorias invariavelmente chegam a bons resultados como os que se apresentam em sua arte.

Herbeth Emanoel Campos é um ser humano do bem. Desfraldou a bandeira da simplicidade e por isso adquiriu grandiosidade. Humildemente grandioso, genial em simplicidades.