Arquivo para ‘Jequié’ Categoria

PROSSEGUE NO AUDITÓRIO DO CEEP REGIS PACHECO, ANTIGO IERP, A 13ª SEMANA ESPÍRITA DE JEQUIÉ

Adenauer Marcos Ferraz Novaes

Sob o tema Espiritismo e Educação: uma nova percepção de mundo, a 13ª Semana Espírita prossegue no CEEP Regis Pacheco, sempre ás 20 horas, com a conferência, na noite desta sexta feira (18), refletindo sobre o tema “A vivência do cristianismo na contemporaneidade” a ser abordado pelo psicólogo e filósofo Adenauer Novaes.

Adenauer é um estudioso da doutrina espírita, diretor-fundador da Fundação Lar Harmonia, em Salvador, instituição filantrópica que acolhe, também o Centro Espírita Harmonia e a Casa de Redenção Joanna de Ângelis. Graduado em Engenharia Civil, Filosofia, Psicologia e pós-graduado em Psicologia Junguiana, trabalha como psicólogo clínico e é autor de vários livros sobre Psicologia e sobre Espiritismo.

Um dos mais esperados conferencistas da 13ª Semana Espírita de Jequié, Adenauer Novaes cultiva fortes laços afetivos com a Cidade Sol.

EUCLIDES FERNANDES PROPÕE COMENDA DOIS DE JULHO PARA O SECRETÁRIO JERÔNIMO RODRIGUES

Jerônimo Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento Rural

A Assembleia Legislativa da Bahia está analisando o projeto de Resolução do deputado Euclides Fernandes (PDT) que concede a Comenda Dois de Julho ao secretário Jerônimo Rodrigues, do Desenvolvimento Rural, em reconhecimento ao intenso trabalho desenvolvido nos últimos três anos, principalmente em benefícios das famílias menos favorecidas, particularmente as que habitam o semiárido.

Nas justificativas o deputado ressaltou o Projeto Pró-Semiárido que na sua primeira etapa previu o atendimento de 40 comunidades quilombolas, 62 comunidades de fundo de pasto, 57 assentamentos rurais além de cerca de 300 comunidades de agricultura familiar, todos distribuídos em 32 municípios do semiárido. Essa etapa envolveu mais de 70 mil famílias. Os resultados favoráveis levaram a expansão do projeto para outros municípios.

Através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional vem se empenhando no combate à pobreza em comunidades rurais e priorizando o fortalecimento da agricultura familiar desenvolvendo programas que promovam a segurança hídrica para as comunidades e que possam conviver com a seca em condições de habitabilidade compatível com suas necessidades.

Nessa proposta a CAR tem apostado nas potencialidades regionais, incentivado associações e cooperativas que investem em atividades e produtos capazes de gerar efetivamente emprego e renda, e estimula o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas, tais como a apicultura, caprinocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, a produção de chocolate e o beneficiamento de leite.

Para levar a termo os vários projetos e programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues trouxe a experiência da sua atuação no Movimento de Organização Comunitária (MOC) de 1995 a 2006; foi membro curador da FAPESPB e do Fundo de Combate à Pobreza e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano. Além de professor-assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana, traz ainda em seu currículo as funções de assessor especial do Ministro do MDA e Coordenador do Programa de Governo Participativo da candidatura do atual governador Rui Costa.

 Informações: jornalista Renato Ferreira – Assessoria de Comunicação

RÁDIOS BAIANAS ASSINAM ACORDO DE MIGRAÇÃO DA AM PARA FM.

RADIO POVO AGORA TEM A FREQUÊNCIA FM 91.5

Com a recepção em frequência modulada o som da Povo chegará mais limpo aos receptores, ressaltando, ainda mais, a competência da sua equipe, comandada por Fábio Silva.

Depois de longo tempo de espera, as emissoras AM de todo o país conquistam a autorização do Ministério das Comunicações para recepção da Frequência Modulada, as chamadas FM.

A mudança vem corrigir uma distorção prejudicial às emissoras AM, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento e foi agilizada e anunciada pelo ministro Gilberto Kassab, que foi recebido em Salvador por seus correligionários do PSD, o senador Otto Alencar e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel. 

As faixas AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência modulada) são as responsáveis por modular os sinais de radiofreqüência.  A diferença entre elas se caracteriza basicamente pela técnica de produção e estética de programação. … Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior.

Nove emissoras de rádio da Bahia que funcionam na frequência AM assinaram um termo de migração para FM em evento realizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações na última sexta feira (11), no Auditório da Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

Em Jequié, a Rádio Povo, antiga Radio Bahiana de Jequié, foi contemplada com essa transferência, significando uma melhor qualidade na produção e estética da programação que já conta com técnicos, operadores e comunicadores de excelente nível profissional.

Deste espaço, enviamos os cumprimentos aos profissionais da Povo, ao seu diretor Roberto Pazzi e, em especial, aos competentes integrantes da equipe de jornalismo Fabio Silva, Jussiara Oliveira e  Sergio Monteiro.

TENDO A EDUCAÇÃO COMO TEMA CENTRAL, JEQUIÉ PROMOVE A SUA 13ª SEMANA ESPÍRITA

Com o tema “Espiritismo e Educação: Uma nova percepção de mundo” começou na noite desta segunda feira (14), a 13ª Semana Espírita de Jequié, uma iniciativa da Coordenação Regional da 8ª Região, órgão representativo da Federação Espírita da Bahia, em conjunto com os trabalhadores das três casas espíritas, Centro Espírita Alan Kardec, Centro Espírita Bezerra de Menezes e Confraternização Espírita Jequieense.

A solenidade de abertura, que aconteceu no auditório do CEEP Regis Pacheco, antigo IERP, culminou com a conferência do professor Emilson Piau (Salvador-BA) abordando o tema “Existirmos, a que será que se destina” que propõe uma reflexão filosófica do poema que o baiano Caetano Veloso compôs em homenagem ao seu amigo, também compositor, desaparecido aos 28 anos, ao cometer suicídio.

Na mesa diretora dos trabalhos, a presença do prefeito Sergio da Gameleira, do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro, das presidentes dos três Centros Espíritas de Jequié, da Coordenadora do CR-8 e do palestrante, professor Emilson Piau.

Flash de um momento de descontração, com convidados e dirigentes espíritas

Nos momentos antecedentes à palestra, ao ser anunciado o orador da noite e o respectivo tema, o professor Reinaldo Pinheiro, convidado especial, surgiu do fundo da plateia cantando a música de Caetano, “Cajuína”, composição que inspirou os programadores do evento, trazendo surpresa, emoção e beleza ao início da solenidade.

Habilmente e demonstrando domínio sobre o assunto, o palestrante abordou os vários aspectos da obra de Torquato Neto, sempre revelando o caráter depressivo das principais composições. Demonstrou que a vida é feita de escolhas, que determinam, inexoravelmente, o grau de felicidade e de sucesso que obteremos ao longo da nossa trajetória. Revelou ainda, numa inferência sobre as mais recentes notícias internacionais, avaliações de especialistas sobre as possibilidades de reviver Hiroshima, caso não haja investimentos nos sentimentos amoráveis e de solidariedade entre os homens e as consequentes mudanças no campo vibratório do planeta.

No final, o professor Reinaldo Pinheiro, ex-prefeito de Jequié, acompanhou ao violão, a professora Jussara Midlej, interpretando a música de Vinicius de Morais, “A Rosa de Hiroshima”.

JEQUIÉ: EM DEBATE O FUNDO DE CAMPANHA FOI ITEM MAIS CONTESTADO NA REFORMA POLÍTICA

Deputado Euclides Fernandes, debate reforma política com o jornalista Wilson Midlej e o advogado Henrique Malta

A criação do Fundo Especial de Financiamento da Democracia, para substituir as doações empresariais, no financiamento de campanhas eleitorais, foi o ponto mais criticado, no debate realizado na manhã deste sábado, 12, no programa A Semana em Revista (93 FM), apresentado pelo deputado estadual e jornalista Euclides Fernandes, tendo como convidados o jornalista e escritor Wilson Midlej e o advogado Henrique Malta. As críticas direcionadas à criação desse fundo de campanha, — que será composto por recursos da União e corresponderá a 0,5% da receita corrente líquida dos últimos 12 meses, em valores atuais, no montante de R$ 3,2 bilhões de reais—são de que não tem justificativa retirar valores que poderiam ser investidos em outras áreas, como saúde e educação, para pagamento de campanhas eleitorais, “cerca de R$ 800 milhões anuais aos cofres públicos. Chega a ser indecente”, esbravejou o apresentador do programa. O texto da reforma foi aprovado na sessão da última quinta-feira, 10 da Câmara dos Deputados, mas a votação será retomada na próxima terça, 15. As medidas que foram aprovadas do texto-base, para vigorarem nas eleições de 2018, terão de passar até outubro, por votações em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado. No programa A Semana em Revista, também foram debatidos as demais alterações previstas nas regras eleitorais do país, a exemplo do chamado “Distritão”, no qual serão eleitos os deputados federais e estaduais mais votados, o mesmo que ocorrerá em relação aos vereadores.

Transcrito do Jequié Repórter  www.jequiereporter.com.br  

ABERTURA DA SEMANA ESPÍRITA DE JEQUIÉ SERÁ NO DIA 14 DE AGOSTO NO CEEP REGIS PACHECO

CANTOR E COMPOSITOR LUIZ MELODIA MORRE AOS 66 ANOS NO RIO DE JANEIRO

O cantor e compositor carioca Luiz Melodia morreu na manhã desta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, por complicações decorrentes de um câncer na medula. A informação é do colunista musical do G1, Renato Piau, guitarrista que já tocou com o músico. Há pouco mais de um mês, Melodia havia celebrado uma melhora e sua alta médica, após três meses internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, onde se tratava e chegou a fazer um transplante de medula óssea. Segundo o G1, o artista não respondeu bem à quimioterapia e seu estado de saúde agravou na última quinta-feira (3). Durante o tratamento contra o câncer, a casa de Luiz Melodia foi invadida por assaltantes encapuzados, que levaram parte de acervo do músico e amarraram seu filho. Nomeado cidadão soteropolitano, em 2011, o artista chegou a dizer ao Bahia Notícias que o título veio tarde. “Meu primeiro acesso a Salvador foi quando eu conheci o Wally Salomão, uma pessoa muito bacana, um baiano, e depois quando conheci a minha esposa, Jane [Reis]. Eu sou um cara baiano, um ‘baioca’, por isso a brincadeira [risos]”, disse Melodia, cuja esposa tem raízes em Jequié, onde dividindo com Salvador, chegou a viver por um tempo nos anos 1980.

13ª SEMANA ESPÍRITA DE JEQUIE

“Espiritismo e Educação:uma nova percepção de mundo”

O Movimento Espírita de Jequié, convida a comunidade regional para participar da 13ª Semana Espírita de Jequié, que acontecerá de 14 a 20 de agosto de 2017, sempre às 20 horas, com abordagens sobre o tema “Espiritismo e Educação: uma nova percepção de mundo”, com conferências, debates com a participação de estudiosos espíritas da Bahia e de outros estados, culminando com o Seminário no sábado, a partir das 14:30h, em torno do tema “Trajetória Evolutiva: estar humano e ser espiritual, com Lisiane Bahia, de Salvador.

Na quarta feira 16/8, Ana Luiza Gusmão, Sheila Daniela Nascimento, sob a mediação de Jussara Midlej, estarão na “Mesa Temática” discutindo  o lar, como primeira escola do ser.

A abertura, no auditório do CEEP, antigo IERP será às 20 horas do dia 14 de agosto, quando o professor e palestrante espírita, Emilson Piau abordará o tema “Existirmos, a que será que se destina”?

Adenauer Marcos é um dos nossos convidados para falar sobre “A vivência do cristianismo na contemporaneidade”. Será no C.E. Bezerra de Menezes na sexta feira (18).

Imperdível.

Venha viver conosco momentos de aculturamento e emoção.

CONTABILISTA FERNANDO CAFEZEIRO MORRE EM JEQUIÉ. DECRETADO LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO

Foi sepultado na tarde desta quarta feira (2), o corpo do contabilista Fernando Cafezeiro. El Faleceu ontem, terça-feira (01) às 16h25, no Hospital Santa Helena em Jequié.

Profissional competente, homem correto, Fernando é pai de Marla Cafezeiro Suzarte, primeira dama do município de Jequié. Muito consternado, o prefeito de Jequié, Sergio Suzarte, decretou luto oficial e a Câmara Municipal suspendeu a sessão de abertura dos trabalhos legislativos nesta terça e a sessão ordinária da quarta-feira, 02, em sinal de luto pela morte deste jequieense comedido, gentil, de muitos amigos, Fernando Cafezeiro, membro de uma família numerosa e tradicional de Jequié, sempre participando da vida econômica, política, social e administrativa do município. Seu irmão, Raimundo, foi deputado estadual e combativo homem público. Seus sobrinhos, Tadeu Cafezeiro e Sérgio Cafezeiro, respectivamente, presidente do Conselho Comunitário de Jequié e Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, são alguns dos exemplos.  O corpo de Fernando Cafezeiro, foi velado no Centro de Evangelização e Unidade-CEU, de onde saiu o féretro para o Cemitério São João Batista.

JEQUIEENSE ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DE OPERAÇÕES DOS CORREIOS

Miguel Martins Jr. passa a ocupar um dos postos mais importante de direção dos Correios

O jequieense Miguel Martinho Junior assumiu na quarta-feira, 26, em Brasília, o cargo de  Vice-Presidência de Operações dos Correios-VIOPE, um dos cargos mais importantes na hierarquia de comando dos Correios. Nos últimos anos, Martinho estava exercendo a chefia de gabinete da presidência da empresa, onde obteve reconhecimento pela sua competência, dedicação e profissionalismo, destaque obtido desde o seu trabalho na gestão da ECT na Bahia.  O novo Vice-Presidente dos Correios, é filho do comerciante e ex-vereador em Jequié, Miguel Martinho e sua assunção ao cargo na direção nacional vem sendo merecedora de muitos aplausos por parte dos seus conterrâneos

Informações Wilson Novaes Jr.

Veja o vídeo